Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Sou novo por aqui e preciso da vossa ajuda. O forum tem tanta informação que fica dificil chegar a alguma conclusão. E como cada caso é um caso, lá estou eu a pedir a vossa opinião.
    Pretendo, como o título da discussão diz, reabilitar uma moradia antiga, em pedra, 170 m2, 2 pisos, na zona de Braga.
    As paredes existentes são apenas as exteriores, no RC têm 60 cm de espessura e no 1º andar 26 cm. Não tem telhado.

    Para uma 1ª ajuda, gostaria de soluções (tendo como pensamento a reabilitação low cost mas sem comprometer o isolamento termico, se é que isto é possível de se conseguir) para isolar/forrar as paredes exteriores, lage de piso e telhado. Pretendo fazer uma reabilitação moderna, paredes intriores branquinhas sem pedra à vista.
    Deixo algumas fotos para compreenderem melhor. Não sou da área, mas sou interessado em aprender.
    Bem hajam!
      WP_20160222_16_36_57_Pro.jpg
  2.  # 2

    Bom dia, no seu caso se pretende uma reabilitação moderna mas sem a pedra À vista, sugiro mesmo a demolição total das paredes pois caso pretenda reutilizar as mesmas terá no final espessuras de parede brutais ao nível do R/C, para não falar de possíveis paredes fora de esquadria. Caso opte mesmo por manter as paredes de granito e revestir as mesmas, o aconselhável é o revestimento exterior em ETICS (vulgarmente conhecido por cappotto) para conseguir obter vantagem térmica, e no interior revestimento das paredes com placas de gesso cartonado devidamente isoladas. Contudo nada como falar com um Eng.º Projectista da especialidade Térmica e acústica para chegar a espessuras e materiais por forma a cumprir com a regulamentação em vigor.
  3.  # 3

    Se as restantes paredes tiverem a qualidade do aparelho que mostra na foto é um crime não aproveitar nem que seja como ruina...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1, CMartin, treker666, Castela
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, arquitecturagaia
    •  
      CMartin
    • 23 fevereiro 2016 editado

     # 4

    costafil, para além de absolutamente de acordo com Rafael Fortes, acho que deve ter também em conta uma possível opinião de Pedro Barradas, também ele arquitecto do forum e com conhecimentos sobre reabilitação.
    Eu não acredito nisso de deitar as casas velhas abaixo por razões de isolamento térmico, ou as paredes fora de esquadria. Eu tenho uma casa do tempo dos árabes, e olhe que ainda cá está, reabilitada, querendo tudo se consegue. Em princípio.
    Ainda por cima se quer uma casa toda branquinha e sóbria, com uma arquitectura desse tipo consegue-se resultados estonteantes!
    Espero que o Pedro Barradas não me vá contrariar na opinião. Tenho para mim que é mais céptico do que eu. Vamos ver.
    Concordam com este comentário: arquitecturagaia
  4.  # 5

    Continuando a linha de pensamento do Rafael Fortes, sim é possível aproveitar as ruinas, como casca exterior e/ou incorporando na nova estrutura da casa.
    As questões de isolamento térmico , resolvem-se com uma solução adequada pelo interior. Mantém as alvenarias originais pelo exterior a conviver com o ambiente alvo e contemporâneo interior.. Quiça também extrapolado pontualmente nos volumes resultantes exteriores.

    Só com uma análise mais cuidada se pode dizer o que pode ser feito e como,,, Quanto a orçamento.. Este será decorrente do estado de conservação, das intervenções necessárias e do programa exigido.

    Boas obras e rodei-se de técnicos competentes e informados.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: costafil
  5.  # 6

    Pedra, ferro, pladur, la de rocha, algum betão, vidro, madeira. é só conjugar. Pedra da boa já tem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos, Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: costafil, Dos Santos
  6.  # 7

  7.  # 8

    Obrigado a todos pela vossa opinião.
    Acreditem que serão todas tidas em conta. O meu objectivo é tentar perceber quais as soluções possiveis e informar-me melhor para debater ideias e questionar na altura de avançar (que espero ser ainda este ano!) o arquitecto e/ou projectista.

    Posso ter-me explicado mal inicialmente, a ideia é que por fora fique com a pedra à vista pois parece-me estar em boas condições e por dentro sim, ambiente sóbrio.

    Deixo outra foto, do exterior.

    Bem hajam.
      WP_20160222_16_37_57_Pro.jpg
    • m.arq
    • 23 fevereiro 2016

     # 9

    Colocado por: costafilObrigado a todos pela vossa opinião.
    Acreditem que serão todas tidas em conta. O meu objectivo é tentar perceber quais as soluções possiveis e informar-me melhor para debater ideias e questionar na altura de avançar (que espero ser ainda este ano!) o arquitecto e/ou projectista.

    Posso ter-me explicado mal inicialmente, a ideia é que por fora fique com a pedra à vista pois parece-me estar em boas condições e por dentro sim, ambiente sóbrio.

    Deixo outra foto, do exterior.

    Bem hajam.
      WP_20160222_16_37_57_Pro.jpg


    Nesta ultima imagem é perceptível a estereometria dos materiais, sobretudo ao nível do 1º andar:
    ""As camadas de regularização e protecção eram constituídas por argamassas de cal e areia,
    eventualmente com adições minerais e aditivos orgânicos. ... ""
    http://conservarcal.lnec.pt/pdfs/RVMT_APTETI.pdf
    Hoje em dia poderá contemporizar a aplicação de reboco e respectiva pintura. Não descarne exteriormente as paredes do piso superior para "mostrar" que a casa é de pedra e forte, uma epidemia que aconteceu e ainda acontece com frequência infelizmente, pelo norte.

    Cmps!
  8.  # 10

    Colocado por: costafilPosso ter-me explicado mal inicialmente, a ideia é que por fora fique com a pedra à vista pois parece-me estar em boas condições e por dentro sim, ambiente sóbrio.


    Eu percebi bem.. O seu comentário está em linha com o que eu escrevi.
  9.  # 11

    Bom dia Caro Costafil, eu pessoalmente concordo com alguns dos comentários do colegas do forum.

    É um crime tapar essa pedra, essa pedrinha bem lavada e impermeabilizada é 5 estrelas.
    Já para não falar que não há pinturas de conservação, quando necessário uma lavagem de pressão de agua e manutenção está feita.

    Eu apostava num bom isolamento pelo interior, acho que deve ser feito.
    Concordam com este comentário: N.M.
  10.  # 12

    Colocado por: marco1Pedra, ferro, pladur, la de rocha, algum betão, vidro, madeira. é só conjugar. Pedra da boa já tem.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:costafil,Dos Santos


    Concordo Grande Marco.
    Agora é você dar umas orientações ao homem para ele não se perder mas penso que madeira nesta casa é 5*
  11.  # 13

    Boa dia Costafil,

    Estando as paredes em bom estado estrutural o que não dá para perceber, mas acredito que sim, necessita de um técnico que lhe de uma solução construtiva. Eu adoraria ver essa casa com pé direito duplo, cobertura á vista com estilo rustico em madeira ou asnas metálicas, reforço interior das paredes com betão projetado, isolamento mais gesso cartonado ou madeira.
  12.  # 14

    Colocado por: riscos
    reforço interior das paredes com betão projetado, isolamento mais gesso cartonado ou madeira.


    qual o custo desta solução para revestimento interior das paredes?
  13.  # 15

    Boa noite...
    Possolhe fazer o pladur. .

    Marco Faria
    • m.arq
    • 26 fevereiro 2016

     # 16

    Colocado por: Dos SantosBom dia Caro Costafil, eu pessoalmente concordo com alguns dos comentários do colegas do forum.

    É um crime tapar essa pedra, essa pedrinha bem lavada e impermeabilizada é 5 estrelas.
    Já para não falar que não há pinturas de conservação, quando necessário uma lavagem de pressão de agua e manutenção está feita.

    Eu apostava num bom isolamento pelo interior, acho que deve ser feito.


    Pronto. Não me fiz perceber. Infelizmente.
    Reafirmo: Essa pedrinha tão bonita poderá/deverá ficar assim expressiva ao nível do r/chão.
    Cmps!
    • m.arq
    • 26 fevereiro 2016

     # 17

    Colocado por: Dos Santos

    Concordo Grande Marco.
    Agora é você dar umas orientações ao homem para ele não se perder mas penso que madeira nesta casa é 5*


    Ok! E a cal? (agora reboco pintado de branco).
    Vamos até uma vila alentejana e descarnar para mostrar pedra. Lá se vai o BRANCO, AZUL e AMARELO.
    Cmps!
  14.  # 18

    Do preço ninguém aqui lhe vai responder sem ver o caso em concreto, reabilitação é um tema sensível e estimar um preço é complicado. Pode já ficar com a noção que poderá sair mais caro do que fazer de raiz.

    Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    • m.arq
    • 26 fevereiro 2016 editado

     # 19

    Colocado por: doisarquitectosDo preço ninguém aqui lhe vai responder sem ver o caso em concreto, reabilitação é um tema sensível e estimar um preço é complicado. Pode já ficar com a noção que poderá sair mais caro do que fazer de raiz.

    Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com


    Q programa informático + estúpido. ... deve estar em TILT.
  15.  # 20

    Nao e por acaso que as reabilitacoes, aparentemente, serao mais caras do que construir de raiz.

    A razao e simples: a Historia tem valor.

    O antigo, o classico, os materiais antigos, tem muito valor. E quanto mais tempo passar, mais valor tem.

    Ao contrario dessa arquitetura contemporanea que, prevejo eu, daqui a 50 anos, nao tenha qualquer valor.
    Concordam com este comentário: costafil
 
0.0236 seg. NEW