Iniciar sessão ou registar-se
    • Oigres
    • 26 abril 2009 editado

     # 1

    Bom dia a todos!

    Esta é a minha primeira participação. Vou iniciar a construção de uma moradia e vou colocar energia solar CF (300L) para aquecimeno de águas sanitárias. Ainda não optei por marcas, mas acredito que existem umas melhores, que outras.
    A dúvida que levanto é a seguinte: Não quero meter gás, será que o reforço a electricidade sairá muito mais caro nos dias em que não haja sol!? Já me falaram em sistemas de reforço por aquecimento a lenha, será que isto é bom? Não tenho pinhal, teria que a comprar.
    Agradeço que me possa ajudar.
    • eu
    • 26 abril 2009

     # 2

    Se tem que comprar a lenha, esqueça essa solução.

    O sistema de backup eléctrico é adequado, desde que não pretenda gastar muita água. Quantas pessoas vão viver na moradia?
  1.  # 3

    Neste momento somos 3, mas pretendemos no futuro ser 4. A casa de área vai ter perto de 300 m2, a dividir por dois pisos.
    • eu
    • 26 abril 2009

     # 4

    Em princípio 300 litros de água quente chegam para 4 pessoas, a menos que todos tomem banhos de imersão, por isso, o backup eléctrico deve ser suficiente...

    Penso eu...
  2.  # 5

    Colocado por: euEm princípio 300 litros de água quente chegam para 4 pessoas, a menos que todos tomem banhos de imersão, por isso, o backup eléctrico deve ser suficiente...

    Penso eu...



    Já agora se não for muito incomodo sabe de alguma empresa que tenha produtos de qualidade, a preço baixo ( a crise é para todos!) Se souber agradeço que me envie um mail para: [email protected]
  3.  # 6

    Nem é preciso mandar email.
    Tem o apoio do Programa Solar 2009 com descontos de 1641€.
    No entanto já ouvi falar que não é possível usar esse apoio para moradias em construção.
    Se assim, for tem uma promoção da BAxi-Roca que assume esse mesmo desconto e tem produtos de altíssima qualidade.
  4.  # 7

    ora aí está um tema que me interessa e que gostava de esclarecer. Vou adquirir um apartamento que está equipado com sistema de paineis solares para aquecimento de aguas. e tem como apoio uma caldeira a gás. a minha pergunta é a seguinte, é possivel que o que faz o apoio ao sistema dos paineis solares seja em vez de a gás seja electrico?Isto porquê, porque trabalho na EDP e tenho a electricidade com uma tarifa muito favoravel, e assim, evitava de ter de fazer um contrato de gás, pois trocaria tb a placa de fogao de gás para vitroceramica. mas nao sei se essa hipotese existe, vou propor essa solução ao construtor, pois é nova e em caso de troca ele tem a possibilidade de passar a caldeira a gás para outros apartamentos pois apenas os vai equipando conforme vai vendendo, mas quando lhe fosse propor essa solução gostaria de saber contrapor caso ele me diga que tecnicamente nao é possivel. ou se por exemplo me disser que dá para fazer mas que é mais xxxEur gostaria de ver se alguem me elucidava de caso seja possivel qual podera ser a diferenca de preço da solucao electrica para a solucao gás. Obrigado. Luis Nogueira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Barba Negra
  5.  # 8

    Colocado por: luisnogora aí está um tema que me interessa e que gostava de esclarecer. Vou adquirir um apartamento que está equipado com sistema de paineis solares para aquecimento de aguas. e tem como apoio uma caldeira a gás. a minha pergunta é a seguinte, é possivel que o que faz o apoio ao sistema dos paineis solares seja em vez de a gás seja electrico?Isto porquê, porque trabalho na EDP e tenho a electricidade com uma tarifa muito favoravel, e assim, evitava de ter de fazer um contrato de gás, pois trocaria tb a placa de fogao de gás para vitroceramica. mas nao sei se essa hipotese existe, vou propor essa solução ao construtor, pois é nova e em caso de troca ele tem a possibilidade de passar a caldeira a gás para outros apartamentos pois apenas os vai equipando conforme vai vendendo, mas quando lhe fosse propor essa solução gostaria de saber contrapor caso ele me diga que tecnicamente nao é possivel. ou se por exemplo me disser que dá para fazer mas que é mais xxxEur gostaria de ver se alguem me elucidava de caso seja possivel qual podera ser a diferenca de preço da solucao electrica para a solucao gás. Obrigado. Luis Nogueira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Barba Negra


    Possível é, resta saber se aquilo que o construtor escolheu oferece essa possibilidade de apoio eléctrico em detrimento do gás.
    Como falou de caldeira, deduzo que terá aquecimento central, e se tem, nesse caso esse não irá funcionar ou teria de haver alterações que não sei se valeriam a pena, tais como mais um depósito para a água do aquecimento central, aquecida por meio de resistências, e bombas de circulação, sondas etc, em suma tudo á vista.
    Para isso seria mais fácil optar por AC (é eléctrico) e como é funcionário da EDP e tem uma tarifa muito favorável (ao contrário dos consumidores), então de facto a melhor opção é mesmo a eléctrica.
    A placa eu optaria por uma mista de indução e vitrocerâmica, não descartando nunca uma eventual hipótese de poder utilizar uma garrafita de gás, no caso de falha eléctrica, para assim poder cozinhar utilizando para o efeito uma placa tipo dominó de 2 queimadores a gás.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisnog
  6.  # 9

    Colocado por: Barba Negra
    Colocado por: luisnogora aí está um tema que me interessa e que gostava de esclarecer. Vou adquirir um apartamento que está equipado com sistema de paineis solares para aquecimento de aguas. e tem como apoio uma caldeira a gás. a minha pergunta é a seguinte, é possivel que o que faz o apoio ao sistema dos paineis solares seja em vez de a gás seja electrico?Isto porquê, porque trabalho na EDP e tenho a electricidade com uma tarifa muito favoravel, e assim, evitava de ter de fazer um contrato de gás, pois trocaria tb a placa de fogao de gás para vitroceramica. mas nao sei se essa hipotese existe, vou propor essa solução ao construtor, pois é nova e em caso de troca ele tem a possibilidade de passar a caldeira a gás para outros apartamentos pois apenas os vai equipando conforme vai vendendo, mas quando lhe fosse propor essa solução gostaria de saber contrapor caso ele me diga que tecnicamente nao é possivel. ou se por exemplo me disser que dá para fazer mas que é mais xxxEur gostaria de ver se alguem me elucidava de caso seja possivel qual podera ser a diferenca de preço da solucao electrica para a solucao gás. Obrigado. Luis Nogueira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Barba Negra


    Possível é, resta saber se aquilo que o construtor escolheu oferece essa possibilidade de apoio eléctrico em detrimento do gás.
    Como falou de caldeira, deduzo que terá aquecimento central, e se tem, nesse caso esse não irá funcionar ou teria de haver alterações que não sei se valeriam a pena, tais como mais um depósito para a água do aquecimento central, aquecida por meio de resistências, e bombas de circulação, sondas etc, em suma tudo á vista.
    Para isso seria mais fácil optar por AC (é eléctrico) e como é funcionário da EDP e tem uma tarifa muito favorável (ao contrário dos consumidores), então de facto a melhor opção é mesmo a eléctrica.
    A placa eu optaria por uma mista de indução e vitrocerâmica, não descartando nunca uma eventual hipótese de poder utilizar uma garrafita de gás, no caso de falha eléctrica, para assim poder cozinhar utilizando para o efeito uma placa tipo dominó de 2 queimadores a gás.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário:luisnog


    Pois, era exactamente esse o meu "medo". Precisamente o apartamento tem o aquecimento central que é suportado em parte pelo deposito do solar e que depois recorre a caldeira a gás quando necessario(isto foi a informação que o vendedor me forneceu que nao sei se esta totalmente correcto) e aí lembrei-me que sendo electrico nao bastaria provavelmente retirar a caldeira a gás e colocar algo electrico, mas que teria de sofrer outras alterações e que aí provavelmente a resposta do construtor seria, pois isso dá, mas envolve mais custos. e depois é como dizes, provavelmente esses custos extra depois nao compensara tanto assim. a minha alternativa realmente era optar por Ar Condicionado. Mesmo assim, talvez lhe peça para trocar a placa e depois de passar um inverno por exemplo vejo quais sao as despesas de gás, se vir que começam a ser elevadas, desisto do aquecimento central e passo para o ar condicionado pois ja tem a pre instalacao feita, é so comprar os aparelhos. vou estudar bem as várias soluções

    de qualquer forma obrigado pela ajuda.
  7.  # 10

    Se já tem pré-instalação de AC, não olhe para o lado então.
    A alteração deverá resumir-se ao depósito instalado que em vez de ser com uma serpentina interna para circulação da água do circuito da caldeira, para aquecer a outra, terá um depósito que terá uma flange onde irão ser aplicadas as resistências. Só terá de ser colocado no local um ponto de alimentação para essas resistências, julgo que não seja uma despesa assim tão grande como isso, a não ser que ele se queira aproveitar para ganhar mais algum.

    Nada como solicitar a uma empresa (e como trabalha na EDP deverá por certo conhecer algumas ou ter amigos que conhecem), que dê apenas uma vista de olhos na coisa e lhe diga quanto será mais ao menos o valor que poderá gastar nessa troca.

    Se o constutor aplica á medida que vende, então o que ele tirar daí, vai para outro apartamento não vendido, como tal não perde nada e deixa o cliente contente.

    Cumps
  8.  # 11

    Vou estudar bem isso entao. O ponto de alimentação nao seria problema, porque electricista sou eu ;) e o que pretendia era mesmo isso, ficar a saber as alternativas para que ao solicitar-lhe essa alteração possa ter como contrapor o que ele me possa dizer caso ele se queira aproveitar da situação

    Obrigado
 
0.0157 seg. NEW