Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Encontro-me com um dilema numa situação que necessita de resposta urgente.
    Procuro moradia para comprar faz tempo e surgiu uma que andei a namorar. Acontece que tenho até hoje ou amanha para decidir pois surgiram outros interessados.
    O que pretendo é uma casa com materiais e isolamentos actuais e que, ao investir, valha o investimento.
    A grande dúvida são as obras. A casa custa 100mil. Se com uns 60mil eu conseguir realizar as obras necessárias, óptimo. Mas se me dizem que preciso de uns 100mil ou mais então aí talvez deva desistir pois seriam já um total de 200mil e com esse valor constroi-se uma nova de raíz, creio.
    Aqui as hipóteses são:
    A) Conseguir a reforma profunda como exemplifico na imagem
    B) Não conseguir A devido ao orçamento elevado e optar por modernizar mas não fazer a ampliação exterior pois provocaria aumento brutal no orçamento.
    C) Não justifica fazer obras. É para esquecer a casa, não vale apena comprar. Ou então só se for mesmo pelo terreno pois é para mandar tudo abaixo e fazer de raiz. Hipótese que para mim está fora de questão por todo o tempo e processos que isso implica.

Envio imagens para que possam avaliar a casa em pormenor. Envio também planta que fiz e com os ajustes que quero fazer. Portanto para além da reforma, queria ampliar conforme vêm na planta "do pretendido". A parede de cima do anexo iria abaixo para unir à parede da "Sala". Isso envolve mandar abaixo parede exterior e fazer outra consoante o tracejado. Acontece que o chão é terra e com um grande desnível, o chão do anexo esta 3 degraus abaixo do da "sala" e para além disso, só uns metros é que é cimento, depois afunda o desnível para terra. Teria que se considerar isso. Assim como o telhado.
    Podem observar que nas paredes interiores, várias vão abaixo e são construídas uns metros ao lado para ampliar divisões.

A casa será talvez de 1940's... ao longo dos tempos sofreu reformas. É possível observar na imagem que já foram feitos acrescentos à casa original.

O meu receio é que depois de tanto tempo e investimento, não consiga ficar com algo bom. Até poderá ser uma boa casa mas no fundo, no osso é uma moradia antiga com remendos, com obras por cima e isso a desvalorize pois se o proprietário está com dificuldade para a vender por 100mil(embora n negoceie + pra baixo), imagino eu um dia a ter que a vender por 200mil se gastar 100mil em obras.

Digam-me por favor se com uns 50mil consigo ou não modernizar esta casa com bons materiais e isolamento.

A casa tem uns 132m2. O terreno tem uns 500m2

Devo referir que 100mil é um preço já elevado porque se encontra a 15min. a pé da praia em Gaia. Daí este valor. Ao mesmo tempo, se com obras ficar por 200mil total ou mais, leva-me a ponderar se não deverei desistir e optar por moradias modernas embora com menos terreno.

Imagens abaixo. Interpretar a planta: "Original" é a parte mais antiga, "Após" são acrescentos feitos posteriormente, "Separado" é um anexo unido por uma parede que irá abaixo para fundir e proporcionar área.

Agradeço as vossas opiniões. Claro que não conseguirão opinar um orçamento muito rigoroso mas creio que com a vossa experiencia me conseguem dizer "com 50mil é possível" ou "isso nem com 100 mil..".

Aproveito também para pedir contactos de confiança a quem eu possa apresentar esta matéria para começar a pedir orçamentos.

LINK para IMAGENS de pormenores e divisões da casa para avaliar (ver no nome do ficheiro a descricao da imagem): https://www.dropbox.com/sh/f9xj8tlwegbbzgv/AAB1GztB8DTdfGT05ZYcMQjZa?dl=0

Imagem com os planos (verificar as principais alterações - ampliação da casa e paredes internas que vão abaixo e são novamente construídas para ampliar e organizar divisões)
  2.  # 2

gosto mais da planta alternativa do que da planta pretendidada, a menos que vá receber clientes em casa não vejo necessidade de um escritório tão grande.

realmente a casa está cara, mas temos que ver a localização, provavelmente nessa zona qualquer empreiteiro poderia comprar a casa, manda-la abaixo e construir um prédio com 10 apartamentos.

por outro lado uma casa a 15 minutos a pé da praia é um "luxo" que o pessoal como eu do interior acha bastante piada. Pegar na bicicleta, ir à praia dar um mergulho e voltar no fim de um dia de trabalho deve ser agradável.

os 60.000 que pretende gastar podem chegar ou podem não chegar, dependendo do nível da intervenção que quiser fazer. sendo a casa de 1940, provavelmente terá o telhado com barrotes de madeira. Se estiver a a pensar colocar placa e um telhado em vigas de cimento, esqueça, o dinheiro já não vai chegar. Se estiver a pensar em colocar etics, tb diria para fazer melhor as contas.

agora se for para mudar as janelas e portas exteriores, colocar wc e cozinhas novas, mandar umas paredes abaixo e fazer outras, colcoar chão novo, etc, acho que o dinheiro chega. se for para materiais médios
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  3.  # 3

O valor de aquisição está um pouco elevado. Também temos toda a envolvente a área e a localização que valoriza o espaço. Mas pelo apreciação penso que 90 mil seria o valor mais justo. Pois se quer fazer uma boa intervenção a nível térmico e acústico tem que investir num bom isolamento de paredes, bons aluminios e vidro, e isolar o telhado com possível remoção de telha. E depois nos acabamentos usar preços médios para o material... mas.gasta sempre.na ordem dos 70 a 80 mil. Se conseguir poupar na aquisição tem ai um negócio interessante.
  4.  # 4

Colocado por: pauloagsantosgosto mais da planta alternativa do que da planta pretendidada, a menos que vá receber clientes em casa não vejo necessidade de um escritório tão grande.

realmente a casa está cara, mas temos que ver a localização, provavelmente nessa zona qualquer empreiteiro poderia comprar a casa, manda-la abaixo e construir um prédio com 10 apartamentos.

por outro lado uma casa a 15 minutos a pé da praia é um "luxo" que o pessoal como eu do interior acha bastante piada. Pegar na bicicleta, ir à praia dar um mergulho e voltar no fim de um dia de trabalho deve ser agradável.

os 60.000 que pretende gastar podem chegar ou podem não chegar, dependendo do nível da intervenção que quiser fazer. sendo a casa de 1940, provavelmente terá o telhado com barrotes de madeira. Se estiver a a pensar colocar placa e um telhado em vigas de cimento, esqueça, o dinheiro já não vai chegar. Se estiver a pensar em colocar etics, tb diria para fazer melhor as contas.

agora se for para mudar as janelas e portas exteriores, colocar wc e cozinhas novas, mandar umas paredes abaixo e fazer outras, colcoar chão novo, etc, acho que o dinheiro chega. se for para materiais médios
    Concordam com este comentário:C. Lobo

Portanto para a "planta do pretendido" que implicava mandar abaixo parede exterior, nivelar chão de cimento e + entulho para o chão de terra, ampliar telhado e tudo o resto que referir, 60mil então é para esquecer?

Não fazendo essa obra e indo pelo plano alternativo que j n precisa ampliar a casa no exterior e onde preciso de:
    No interior:
    - Criar 1 parede/divisão
    - mandar abaixo 4 paredes de divisão
    - mandar abaixo 1 parede para a afastar 50cm e criar um roupeiro
    - criar outros 2 roupeiros
    - criar um WC em zona sem canalização
    - de resto: acabamentos: tirar portas e meter janelas, tirar outras janela e fazer janela grande quase tamanho da parede (umas 2 ou 3), canalização tudo novo, revestimentos de capoto e outros materiais bons. Piso, pintura de paredes, electricidade.... cerca de 130m2

Considerando isso, já será possível com 60mil?

Não tenho experiência com orçamentos, é a minha primeira vez. Como devo pedir orçamentos e negociar? Como conseguir os melhores preços? Agradeço dicas de quem é experiente e pode partilhar. zon

Obrigado!
  5.  # 5

Colocado por: David_SantosTambém temos toda a envolvente a área e a localização que valoriza o espaço. Mas pelo apreciação penso que 90 mil seria o valor mais justo. Pois se quer fazer uma boa intervenção a nível térmico e acústico tem que investir num bom isolamento de paredes, bons aluminios e vidro, e isolar o telhado com possível remoção de telha. E depois nos acabamentos usar preços médios para o material... mas.gasta sempre.na ordem dos 70 a 80 mil. Se conseguir poupar na aquisição tem ai um negócio interessante.

Obrigado pela resposta. Para o valor que refere refere-se à obra do plano "planta do pretendido" onde a casa amplia com chão telhado etc. ou esse valor é só para o 2º plano alternativo sem ampliação de casa?
  6.  # 6

Neste momento está numa corrida contra o tempo e existe aí uma certa pressão para fechar negócio, por isso haja com calma não se precepite; o que aqui para alguns pode corresponder a 60mil a outros pode corresponder para 80, há sempre algo extra que aparece e tem de ser feito e aí o orçamento aumenta.

Será que você não consegue ninguém que perceba da poda, que vá aí ao local para realizar uma análise mais fiável e dar-lhe valores aproximados das intervenções que pretende fazer?
  7.  # 7

Será para o segundo plano. Mas se tem ideia de avançar com o negócio podemos agendar uma visita à obra e já consigo lhe dar preços mais aproximados da realidade. Elaborar um orçamento para ter mais certezas porquê assim é muito vago e podemos estar a induzir em erro. Com o orçamento pode sempre poupar num lado aumentar noutro a gestão é diferente...
  8.  # 8

E sr vai avançar com o investimento tem que ter algo real onde sr basear e fazer as suas contas....
  9.  # 9

Colocado por: C. LoboSerá que você não consegue ninguém que perceba da poda, que vá aí ao local para realizar uma análise mais fiável e dar-lhe valores aproximados das intervenções que pretende fazer?

Sim, um empreiteiro foi comigo e disse-me para contar com 100mil ou mais para a intervenção de maior dimensão. Mas eu vim aqui buscar outras opções.
    Eu acho 100mil muito dinheiro... na minha perspectiva o terreno valo consoante a localização mas fazer casa o preço deve ser igual em todo o lado e na minha terra + para interior eu vejo casas novas à venda por 100mi acabadinhas de fazer. Meter 100mil numa casa antiga parece-me um exagero. Leva-me até a pensar se não ficava mais barato mandar tudo abaixo e fazer de raiz esses 132m2 térreos. Pelo menos assim era toda ela nova e não remendos numa estrutura antiga...
    Mas eu pouco percebo do assunto, daí ter vindo aqui buscar opiniões.
    Também era importante eu perceber se pelos 100mil preço de venda da casa e terreno, se vale isso. Mas não encontro nenhum outro imóvel À venda nessa zona para poder comparar. É arcozelo, praia da aguda. 1,2km numa rua sempre em frente até praia. A zona é super tranquilo, só casas e campos, sem apartamentos. A casa tem uns 120m2 e o terreno na totalidade tem uns 850m2. Mas se vale os 100mil... não sei...!
  10.  # 10

Hmm...não consigo ver o ficheiro...

Mas por acaso conheço a Aguda. O meu pai é de lá.
    Sinceramente, naquela zona, casa por 100mil...sem ver as fotos, não me parece grande negócio...

O que lhe disseram de gastar cerca de 100mil para restaurar/acabar a casa, não seja tão rápido a desconfiar.
    Sendo uma casa antiga, a probabilidade de encontrar com coisas que não estava à espera no orçamento inicial é grande. Sem contar que onde se estoura mais €€€ numa casa é exatamente nos acabamentos.
    Se consegue fazer com 60mil? Provavelmente. Mas o resultado final provavelmente não será aquilo que estará a idealizar para a sua casa.

Não é a resposta que quer ouvir, mas não se fie que com "meia dúzia de tostões" faz a festa. Irá descobrir em breve que na construção civil, é tudo caríssimo.
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  11.  # 11

Colocado por: TyrandeHmm...não consigo ver o ficheiro...

Mas por acaso conheço a Aguda. O meu pai é de lá.
    Sinceramente, naquela zona, casa por 100mil...sem ver as fotos, não me parece grande negócio...

O que lhe disseram de gastar cerca de 100mil para restaurar/acabar a casa, não seja tão rápido a desconfiar.
    Sendo uma casa antiga, a probabilidade de encontrar com coisas que não estava à espera no orçamento inicial é grande. Sem contar que onde se estoura mais €€€ numa casa é exatamente nos acabamentos.
    Se consegue fazer com 60mil? Provavelmente. Mas o resultado final provavelmente não será aquilo que estará a idealizar para a sua casa.

Não é a resposta que quer ouvir, mas não se fie que com "meia dúzia de tostões" faz a festa. Irá descobrir em breve que na construção civil, é tudo caríssimo.

O terreno tem 850m2 (medi entretanto), a casa uns 132m2. 15min a pé da praia ou 1,2km

O link para as fotos: https://www.dropbox.com/sh/f9xj8tlwegbbzgv/AAB1GztB8DTdfGT05ZYcMQjZa?dl=0

E o link para a planta: https://dl.dropboxusercontent.com/u/7165731/Planta---Casa-aguda.jpg

Então acha que 100mil pela casa e terreno não é bom negócio? Já tentei baixar mas não baixam...
  12.  # 12

Colocado por: mysterium

O terreno tem 850m2 (medi entretanto), a casa uns 132m2. 15min a pé da praia ou 1,2km

O link para as fotos:https://www.dropbox.com/sh/f9xj8tlwegbbzgv/AAB1GztB8DTdfGT05ZYcMQjZa?dl=0

E o link para a planta:https://dl.dropboxusercontent.com/u/7165731/Planta---Casa-aguda.jpg

Então acha que 100mil pela casa e terreno não é bom negócio? Já tentei baixar mas não baixam...

Não consigo mesmo ver links do dropbox neste pc...só mesmo depois no portátil :/

Eu sinceramente não me fiava muito no preço da casa, só por causa da localização (junto ao mar). Aliás, sendo a zona que é, sinceramente seria motivo para o preço abaixar! (isto conhecendo eu a zona).

A Aguda é extremamente fria. Mesmo no Verão mal se faz lá praia, pois é muito ventoso, o mar é traiçoeiro, a praia cheia de pedras...mais depressa ia lá para apanhar mexilhão e lapa do que propriamente banhos de sol...
    Também é uma zona praticamente morta em termos de comércio e afins. Está no Porto ou em Espinho em 15min, é verdade, mas vai ter de estar sempre a fazer viagens para conseguir alguma coisa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
  13.  # 13

Colocado por: Tyrande

Não consigo mesmo ver links do dropbox neste pc...só mesmo depois no portátil :/

Eu sinceramente não me fiava muito no preço da casa, só por causa da localização (junto ao mar). Aliás, sendo a zona que é, sinceramente seria motivo para o preço abaixar! (isto conhecendo eu a zona).

A Aguda é extremamente fria. Mesmo no Verão mal se faz lá praia, pois é muito ventoso, o mar é traiçoeiro, a praia cheia de pedras...mais depressa ia lá para apanhar mexilhão e lapa do que propriamente banhos de sol...
    Também é uma zona praticamente morta em termos de comércio e afins. Está no Porto ou em Espinho em 15min, é verdade, mas vai ter de estar sempre a fazer viagens para conseguir alguma coisa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mysterium

Chegou a conseguir ver os links?
    Tenho tentado pesquisar pelo preço médio do m2 na área mas não tenho encontrado referências. Tendo em conta os seus 850m2 o preço estará na ordem dos 117Eur o M2. Embora a casa só tenha 132M2. Embora esteja habitada e habitável, com obras feitas com bons acabamentos irá possivelmente para uns 180mil. Quase o dobro....
  14.  # 14

Colocado por: mysterium

Chegou a conseguir ver os links?

Consegui ver agora.
    Pelo estado da moradia que se observa pelas fotos e pelas modificações que quer lá fazer...eu sinceramente não acho que consiga fazer com 60k.
    Já estou como o seu empreiteiro. Vai gastar uns 100k e ficar com uma casa remodelada...

Para mim mais valia construir nova :/
  15.  # 15

Colocado por: Tyrande

então lá e foi a justificação do preço caro.

0.0227 seg. NEW