Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Naquela zona específica disseram-me na câmara que tinha de ficar a cave toda enterrada!! :(
  2.  # 2

    Colocado por: FlavitaNaquela zona específica disseram-me na câmara que tinha de ficar a cave toda enterrada!! :(


    Onde é que se pode consultar isso? está essa condição no alvará de loteamento? por exemplo no meu caso o alvará de loteamento não diz nada
  3.  # 3

    Colocado por: FlavitaNaquela zona específica disseram-me na câmara que tinha de ficar a cave toda enterrada!! :(

    Então e ainda não há um esboçob um desenho em que dê para ter uma ideia daquilo que pretende?
    • becas
    • 26 fevereiro 2016

     # 4

    Colocado por: jorgferr

    Onde é que se pode consultar isso? está essa condição no alvará de loteamento? por exemplo no meu caso o alvará de loteamento não diz nada


    No meu loteamento mencionava que podia construir dois pisos acima do solo e tenho (eu e a maioria dos vizinhos) cave semi-enterrada, 1º e 2º andar. Alguns ainda construíram uma espécie de 3º andar (não sei descrever corretamente, é como se fosse um sótão...)
  4.  # 5

    Colocado por: becas

    No meu loteamento mencionava que podia construir dois pisos acima do solo e tenho (eu e a maioria dos vizinhos) cave semi-enterrada, 1º e 2º andar. Alguns ainda construíram uma espécie de 3º andar (não sei descrever corretamente, é como se fosse um sótão...)


    Mas o seu terreno tem declive ou é plano? quanto à tal espécie de sotão aqui também se vê e não está nos alvarás de loteamento. No meu caso diz 2 pisos com 175 m2 de construção+cave. Não faz sequer nenhuma alusão á cota de soleira.
  5.  # 6

    Pessoalmente teria analisado/alterado ao pormenor o caderno de encargos e projectado para evitar os "já agora" que aumenta em muito o custo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
  6.  # 7

    Colocado por: Flavita
    Já há coisas que certamente não vou abdicar:
    Um bom isolamento pelo exterior
    Telhado (não sou fã do estilo moderno)
    Cozinha/Sala de Jantar e Estar em Open Space


    Os meus conselhos:

    Não se esqueça de mandar colocar subtelha.
    Não faça cave, são um poço de problemas.
    Faça uma caixa de ar com 70 cm por baixo da laje do R/C para evitar problemas de humidades
    Sapatas muito bem impermeabilizadas
    Isolamento com pelo menos 80 mm
    Coloque estores térmicos pelo exterior
    Vidros duplos com espessuras distintas, por exemplo 4-18-6, por questões acústicas.
    Projecte palas de sombreamento (pode utilizar o Beirado do telhado).
    Crie um sótão não habitável para reter o calor no verão.
    A eletricidade não para de aumentar. Coloque como fonte de calor dos radiadores ou do PRH um recuperador de calor a lenha ou pellets.
    Concordam com este comentário: arquitecturagaia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita, jamesponde
  7.  # 8

    Jorgferr, quanto à informação da cave, também não estava no alvará, aí estava só uma frase a dizer que deveria respeitar os requisitos da zona X. Marquei uma reunião com a arquiteta da câmara, que tirou cópia desses tais requisitos - ums folha A4, na qual menciona os afastamentos, o facto de a cave ter de estar enterrada (máx. 50cm acima do solo), o m2 máximos do anexo, cotas de implantação e de zona verde, etc..
    Concordam com este comentário: kintas
  8.  # 9

    Colocado por: becas

    No meu loteamento mencionava que podia construir dois pisos acima do solo e tenho (eu e a maioria dos vizinhos) cave semi-enterrada, 1º e 2º andar. Alguns ainda construíram uma espécie de 3º andar (não sei descrever corretamente, é como se fosse um sótão...)


    Não consegui fazer um esboço... Andei às voltas e não me surge nada. Logo que possa vou passar as informações ao arquiteto para ele fazer o estudo. :)
  9.  # 10

    Colocado por: semmaisPessoalmente teria analisado/alterado ao pormenor o caderno de encargos e projectado para evitar os "já agora" que aumenta em muito o custo.


    Ui o que eu tenho medo desses "já agora..."!!
  10.  # 11

    Colocado por: marcoaraujo

    Os meus conselhos:

    Não se esqueça de mandar colocar subtelha.
    Não faça cave, são um poço de problemas.
    Faça uma caixa de ar com 70 cm por baixo da laje do R/C para evitar problemas de humidades
    Sapatas muito bem impermeabilizadas
    Isolamento com pelo menos 80 mm
    Coloque estores térmicos pelo exterior
    Vidros duplos com espessuras distintas, por exemplo 4-18-6, por questões acústicas.
    Projecte palas de sombreamento (pode utilizar o Beirado do telhado).
    Crie um sótão não habitável para reter o calor no verão.
    A eletricidade não para de aumentar. Coloque como fonte de calor dos radiadores ou do PRH um recuperador de calor a lenha ou pellets.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Flavita


    Obrigada, marcoaraujo. Parece-me tudo muito bem, no entanto a cave parece-me que vai ter mesmo de ser no meu caso, e o recuperador de calor a pellets não é contraindicada para PRH? Bomba de calor será assim tão caro (refiro-me às contas mensais de luz, não à máquina, essa sei que é caríssima!)
  11.  # 12

    Por 3000 euros já compra um bom recuperador a pellets e por 2000 compra um a lenha.

    Neste momento o custo com eletricidade é ligeiramente superior à lenha. O problema é que a eletricidade todos os anos aumenta uns 3%. A lenha e os pellets estão ao mesmo preço que estavam à 10 anos atrás.

    E pode ligar um recuperador ao piso radiante. Penso que o Jorgealves (penso que será ele) tem prai umas fotos duma instalação dessas num tópico qualquer.
    • becas
    • 26 fevereiro 2016

     # 13

    Colocado por: jorgferr

    Mas o seu terreno tem declive ou é plano? quanto à tal espécie de sotão aqui também se vê e não está nos alvarás de loteamento. No meu caso diz 2 pisos com 175 m2 de construção+cave. Não faz sequer nenhuma alusão á cota de soleira.


    Tem declive. A única chatice que houve foi alguns vizinhos (dois, precisamente) terem querido exceder os 120m2 de implantação. Um conseguiu que aquilo passasse. O outro teve a obra embargada e neste momento está aquele mono parado, à venda, a estragar-me a vista.
  12.  # 14

    Este tópico já não tem ação há muito tempo, mas sendo que estou com o projeto de arquitetura quase aprovado na Câmara de Cascais, já tenho alguns arrependimentos... infelizmente!

    Um deles foi ter-me ficado pelos esclarecimentos de um só técnico da câmara quando lá fomos para nos informar sobre o terreno, antes mesmo de o comprar. Tendo em conta que a informação prestada na altura, de que não teria de pagar qualquer taxa pelas infraestruturas nem havia dívidas do terreno, está, em princípio, incorreta, terei de desembolsar cerca de 10 mil euros a mais para levantar a licença! Hoje, teria perguntado não 1 vez, mas sim 2 ou 3, e a pessoas diferentes (departamento financeiro da câmara, etc...)!

    A Câmara de Cascais tem estado péssima em muitos aspetos, e parece que brincam com a vida/futuro das pessoas... Para eles é um jogo de Monopólio, para mim este tipo de decisões podem ser cruciais para o futuro das minhas filhas...

    À medida que for tendo mais arrependimentos, e vou tê-los aos montes de certeza, venho aqui postar! :)
    Concordam com este comentário: jorgferr
  13.  # 15

    Bem, isso realmente é bastante triste e desencorajador.

    Colocado por: FlavitaÀ medida que for tendo mais arrependimentos, e vou tê-los aos montes de certeza, venho aqui postar! :)


    No entanto, não poste apenas os arrependimentos, mas sim realce todos os aspectos positivos, pois será nestes que se terá que focar e dar maior importância para conseguir concluir a "odisseia" que agora está a começar.
    Força nisso, cumps
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  14.  # 16

    Colocado por: FlavitaHoje, teria perguntado não 1 vez, mas sim 2 ou 3, e a pessoas diferentes (departamento financeiro da câmara, etc...)!


    muitas vezes a falha tb é nossa, que perguntamos de boca e ouvimos a resposta de boca, depois quando a resposta é errada não temos meios de comprovar que fomos mal informados.

    provavelmente o resultado para si era o mesmo, mas se tivesse uma resposta escrita, pelo menos para o funcionário que a deu, o resultado podia ser outro.

    à já muito tempo que todas as questões com organismos públicos (câmaras, finanças, seg. social) coloco-as por e-mail. Sempre fico com uma resposta escrita, para confrontar o organismo, caso esteja errada.
  15.  # 17

    Colocado por: agosto07Bem, isso realmente é bastante triste e desencorajador.



    No entanto, não poste apenas os arrependimentos, mas sim realce todos os aspectos positivos, pois será nestes que se terá que focar e dar maior importância para conseguir concluir a "odisseia" que agora está a começar.
    Força nisso, cumps


    Sim, agosto07, de facto espero ter coisas positivas para relatar... No entanto, neste tópico irei realçar principalmente a parte "má", para que ninguém caia nas asneiras que eu cair! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JErso
  16.  # 18

    Colocado por: pauloagsantos

    muitas vezes a falha tb é nossa, que perguntamos de boca e ouvimos a resposta de boca, depois quando a resposta é errada não temos meios de comprovar que fomos mal informados.

    provavelmente o resultado para si era o mesmo, mas se tivesse uma resposta escrita, pelo menos para o funcionário que a deu, o resultado podia ser outro.

    à já muito tempo que todas as questões com organismos públicos (câmaras, finanças, seg. social) coloco-as por e-mail. Sempre fico com uma resposta escrita, para confrontar o organismo, caso esteja errada.


    Pois é pauloagsantos, de facto por escrito seria diferente, contudo, segundo sei, os procedimentos da Câmara de Cascais não são esses... Marcam-se sempre reuniões com os técnicos e todas as informações prestadas são por boca, infelizmente...
  17.  # 19

    Colocado por: Flavita

    Pois é pauloagsantos, de facto por escrito seria diferente, contudo, segundo sei, os procedimentos da Câmara de Cascais não são esses... Marcam-se sempre reuniões com os técnicos e todas as informações prestadas são por boca, infelizmente...

    Boa tarde Flavita,

    Estou a ponderar fortemente meter-me numa aventura semelhante, creio que para a mesma zona.
    Seria possível contatar para perceber as diversas questões que terei de ter em conta, tratando-se de uma zona augi (ex-augi?)? Ou se preferir, indicar aqui, em forma de resumo, os diversos passos, momentos, taxas, etc.

    Obrigado
  18.  # 20

    Boa tarde,
    também tenho um terreno no concelho de Cascais, com projeto de arquitetura e especialidades concluído, tendo intenção de submeter comunicação prévia. Pode indicar como correu tudo na CMC e, se possível, se já tem a obra feita e recomenda o seu construtor?
    Obrigado,
    PM
 
0.0301 seg. NEW