Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Sou frequentador do fórum há cerca de um ano mas apenas como leitor visto que pouco percebo da área. Desde já obrigado pela partilha de conhecimento e experiências. Tem sido uma excelente ajuda na preparação do projecto para a minha casa. Em breve espero também eu poderei partilhar a minha experiência.

Qual o meu actual dilema?
    A minha casa será construida num local onde já existe actualmente uma outra casa (entre outras duas) O objectivo será manter a fachada (é obrigatório visto ser numa zona histórica) e demolir tudo o resto. Nota: Actualmente a casa apenas tem RC mas passará a ter RC + 2 pisos.

Tenho portanto várias condicionantes e opções a tomar em relação às paredes e isolamentos da casa:

1. Fachada (R/C) em pedra com 60cm de espessura (virada a nascente mas com pouca incidência de sol directo)

O isolamento pelo exterior com EPS está praticamente posto de parte porque não parece existir espaço. Iría sobrepor os remates em pedra das janelas e portas. A não ser que removendo os azulejos existentes se ganhe alguns mm. Mesmo assim, existe ainda o problema de ter de continuar alinhada com as casas vizinhas.

O isolamento pelo interior vai comprometer a nível estético (porque se nota a espessura das paredes na zona da porta e janelas) mas esse não queria dispensar. A ideia seria colocar gesso cartonado (1,5cm?) e pelo interior lã mineral 100kg/m3 (6cm?) mas já ficaria uma parede de ~67,5cm.

É possivel ter um isolamento igual ou melhor gastanto menos espaço?

2. As paredes laterais são também elas em pedra, partilhadas com os vizinhos (meeiras). Provavelmente com os mesmos 60cm.

Apesar da casa ser bastante comprida, de largura são apenas 6 metros úteis (excluíndo as paredes de pedra) portanto tenho de ter algum cuidado para não comprometer demasiado o espaço mas também não quero por de parte o isolamento e conforto associado.

A ideia aqui seria colocar XPS 3cm encostado ao muro de pedra (sei que é normalmente mais utilizado para pisos e telhados mas tendo em conta o problema na largura da casa, o comportamente seria semelhante a 6cm de EPS, não?) e de seguida novamente o gesso cartonado (1,5cm?) e pelo interior 6cm de lã mineral 100kg/m3.
    É normal colocar XPS ou EPS nestes casos?

Nos pontos 1 e 2 estou a por de parte as paredes em tijolo/bloco térmico, visto que já existem paredes de pedra. Faria sentido adicioná-las?

3. A parede traseira (virado a poente) e pisos superiores (virados a nascente e poente) serão totalmente construidos/reconstruídos. Existe nestes bastante incidência de sol directo.

Aqui visto que será tudo construído de raíz (não haverá muro de pedra nem há problemas de espaço), a solução sería, de dentro para fora: gesso cartonado (1,5cm?) + Lã mineral 100kg/m3 (6cm?) + bloco térmico (24cm?) + EPS 100 (6cm?) + um revestimento em pedra ou similar no RC e nos pisos superiores apenas pintado.

Será adequado?

4. Nos pisos superiores encostados às casas dos vizinhos não existem muros de pedra.

A ideia aqui sería colocar algo semelhante ao do ponto dois, mas visto que não existe muro de pedra, adicionar 24cm de bloco térmico, com os 3cm de XPS ou 6 cm de EPS encostados às casas dos vizinhos. Com sorte, os vizinhos só estão a ocupar a parte deles do muro e tenho 30cm de pedra ainda livre ficando com os pisos superiores um pouco mais largos. Se tiver azar e os vizinhos já tiverem ocupado (ilegamente, mas agora não há nada a fazer) todo o muro meeiro, ficarei com os pisos superiores mais estreitos. Isto só poderá ser confirmado após demolição.

Digam lá se isto tudo não dá dores de cabeça? Pelo menos 4 combinações em paredes/isolamentos diferentes numa só casa!

Sugestões? Obrigado!
    • riscos
    • 26 fevereiro 2016 editado

# 2

o que voce tem ai é mais ou menos isto....
      12.JPG
    • riscos
    • 26 fevereiro 2016 editado

# 3

Colocado por: pedromcpdpelo interior lã mineral 100kg/m3

lã de rocha, 70kg/m3´ja é uma boa solução com 5 cm

Colocado por: pedromcpdo comportamente seria semelhante a 6cm de EPS, não?)

Não....

Colocado por: pedromcpdFaria sentido adicioná-las

Não...

Colocado por: pedromcpdgesso cartonado (1,5cm?) + Lã mineral 100kg/m3 (6cm?) + bloco térmico (24cm?) + EPS 100 (6cm?)

É uma possível solução, apesar de necessitar de uns ajustes

Conclusão: esse trabalho tem de ser estudo em conjunto entre si, um arquiteto, e um engenheiro. ja tem??
  2.  # 4

Colocado por: riscos
    É uma possível solução, apesar de necessitar de uns ajustes

Conclusão: esse trabalho tem de ser estudo em conjunto entre si, um arquiteto, e um engenheiro. ja tem??

Este estudo já foi feito. Em resumo para que ninguém se perca (de dentro para fora):

1. Fachada (R/C): gesso cartonado 1,5cm + lã mineral 6cm + pedra
    2. Laterais (R/C): gesso cartonado 1,5cm + lã mineral 6cm + XPS 3cm + pedra
    3. Traseira (R/C e pisos superiores) e Fachada (pisos superiores): gesso cartonado 1,5cm + lã mineral 6cm + bloco térmico 24cm + EPS 6cm
    4. Laterais (pisos superiores): gesso cartonado 1,5cm + lã mineral 6cm + bloco térmico 24cm + XPS 3cm

A minha dúvida é se esta solução está bem pensada dada a especificidade de cada parede (incluindo espessuras).

Como faria em sua casa?
  3.  # 5

na minha faria assim....

Se as paredes existentes estiverem em boas condições, estruturais e a nível de infiltrações.

1-pladur, placa dupla, lã de rocha 6cm 70kg/m3+ parede de pedra.
    2-pladur placa dupla, lã de rocha 6cm 70kg/m3+ parede de pedra.( não precisa do xps para nada)
    3-pladur placa dupla, lã de rocha 3cm 70/m3+ bloco térmico 20 ou 25 + EPS 8cm
    4-Encostado aos vizinhos se percebi bem, pladur placa dupla+lã de rocha 3cm 70kg/m3+ bloco térmico 20 +xps 4 cm
  4.  # 6

Não tenho certeza se as paredes de pedra estão em boas condições porque estão ocultas por tabique e rebocadas com argamassa de cal.
    A ideia de usar os 3cm de XPS entre a pedra e a lã de rocha seria exactamente para evitar o contacto de possíveis infiltrações com a lã. Neste contexto, não concorda que fará sentido?

Qual a vantagem de usar placa dupla de gesso cartonado? Algum espaçamento entre elas?

No ponto 3 e 4, qual o objectivo de reduzir na espessura da lã de rocha e aumentar na do EPS/XPS?

Obrigado.
  5.  # 7

deixe-me fazer lhe uma pergunta, onde fica situada a futura casa? não tem um técnico que lhe avalie o existente para responder á primeira pergunta?

2- duas placas de pladur fixas sem espaçamento, provoca uma sensação de segurança e conforto diferente de uma única placa, tanto a nível de rigidez como de som ao toque. Como perguntou se fosse para mim e prefiro, e ja tive vários casos e todos eles fiquei muito satisfeito com o resultado.

No ponto 3 e 4, é mais importante ter uma maior espessura e qualidade no EPS ou XPS exterior do que optar peloisolamento interior que até poderia ser anulado.

Se verificar uma parede tipo ETICS, não necessita de isolamento pelo interior.
  6.  # 8

Colocado por: riscosdeixe-me fazer lhe uma pergunta, onde fica situada a futura casa? não tem um técnico que lhe avalie o existente para responder á primeira pergunta?

Isso só poderá ser avaliado quando as paredes forem limpas. De qualquer forma mesmo que estejam impecáves agora, não significa que não venham a dar problemas no futuro (nem que seja daqui a 20 anos) e portanto eu diria que não seria má prática prevenir com o isolamento em XPS.

Colocado por: riscos2- duas placas de pladur fixas sem espaçamento, provoca uma sensação de segurança e conforto diferente de uma única placa, tanto a nível de rigidez como de som ao toque. Como perguntou se fosse para mim e prefiro, e ja tive vários casos e todos eles fiquei muito satisfeito com o resultado.

Anotado. Parece-me uma boa solução a adoptar!

Colocado por: riscosNo ponto 3 e 4, é mais importante ter uma maior espessura e qualidade no EPS ou XPS exterior do que optar peloisolamento interior que até poderia ser anulado.

Se verificar uma parede tipo ETICS, não necessita de isolamento pelo interior.

Não concordo neste ponto. O isolamento interior também tem as suas funções, nomeadamente para evitar perdas de calor pelas paredes.
    Será que 3 ou 4 cm de densidade 100kg/m3 teria um desempenho semelhante aos 6cm de 70kg/m3? Assim não haveria necessidade de sacrificar o isolamento pelo interior. Vou procurar especificações...
    Alias, se valesse a pena até se usava o mesmo nas paredes dos pontos 1 e 2 para não comprometer tanto o espaço interior.
  7.  # 9

Mas caso as paredes tenham infiltrações não é com xps que vai resolver.
  8.  # 10

Colocado por: pc ferreiraMas caso as paredes tenham infiltrações não é com xps que vai resolver.

Então como se resolve?
    Note que não estamos a falar do tratamento da pedra e respectivas juntas (isso será feito antes de aplicar qualquer placa de isolamento). O objectivo é usar o XPS a proteger a lã de rocha e parede interior caso no futuro venha a existir infiltrações vindas das paredes de pedra.

Da mesma forma, é também meu objectivo colocar XPS em todos os pisos superiores, assim como abaixo do telhado para evitar as infiltrações para os tectos dos pisos abaixo (e que por sinal também eles levarão lã).
  9.  # 11

O xps é um isolamento térmico com "alguma" repito alguma impermeabilidade.

Se quer impermeabilizar terá de usar alguma impermeabilização.

No seu caso específico, procurava impregnar a pedra e as juntas com um hidro-repelente à base de siloxanas, repetindo está tarefa de dois em dois anos no maximo.

No telhado aplicaria sub-telha (independentemente) do isolamento termico.
  10.  # 12

Boa noite a todos.

Estou a reabilitar uma antiga casa de família, sendo que tenho um problema em tudo parecido com o do autor deste tópico. As paredes laterais são meeiras, comuns, e em pedra de aprox. 50cm. O problema é que de ambos os lados, as casas estão ambas em ruínas e sem telhado, sendo que a chuva e restantes intempéries batem nas tais paredes meeiras sem dó nem piedade.

As paredes no interior estão de forma geral secas, havendo dois pontos apenas em que se verificava infiltração. Estas paredes foram chapiscadas pelo interior, e a ideia seria agora a aplicação de XPS e gesso cartonado, estando eu a estudar duas possibilidades sobre as quais gostava de ouvir as vossas opiniões:

a) Pedra+XPS30+lã de vidro+placa gesso
    b) Pedra+XPS30+placa gesso

Entendo que é sempre melhor ter que não ter, ou seja, que neste caso a hipótese A será sempre mais favorável que a B. O que pretendo saber é se a opção A realmente compensa o custo e a perda de espaço, ou se a B me resolve o problema sem grandes ondas.

PS: não posso pedir opinião ao "empreiteiro", porque por parte desse já lá estava uma parede de tijolo com caixa de ar e XPS, sem pensar muito. Gosto de saber o mais possível e tomar as decisões o mais informado possível, pelo que o empreiteiro diz raramente se escreve. :)

Desde já agradeço o vosso tempo! :)

0.0184 seg. NEW