Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Sigo desde há uns anos o fórum (pois consultei e solicitei algumas ajudas na construção da casa onde actualmente habito) e desde então que dou sempre uma vista de olhos aos fórum e sigo com alguma frequência alguns tópicos.

Actualmente estou a começar um novo protejo profissional e gostaria de solicitar as vossas opiniões pois penso que as áreas aqui em debate ainda têm grande margem de progressão na área do meu novo protejo. O novo protejo está relacionado com o desenvolvimento de software de gestão e que vise optimizar e desburocratizar as rotinas diárias dos empresários ou empresas.

Este fórum é utilizado por fornecedores de serviços,clientes e alguns "curiosos". Neste sentido gostava de solicitar as vossas sugestões sobre áreas sensíveis em que seria útil ter ferramentas (entenda-se software) de forma a facilitar o vosso dia a dia e que de alguma forma permita uma maior aproximação entre empresas e clientes.

Como cliente fui verificando que os empresários da área da construção ainda se encontram muito desligados desta temática e que fazem uma gestão "manual ou em cima do joelho" dos seus projectos.

Será que estou enganado?

Nhenriques
  2.  # 2

Colocado por: nhenriquesSerá que estou enganado?

Não!
    A grande maioria das empresas que operam neste sector são micro ou pequenas empresas, os seus gestores são por norma pessoas com baixa formação académica e com alguma iliteracia em relação às ferramentas informáticas, por outro lado dispõem de muito pouco tempo para formação.
    Concordam com este comentário: nhenriques
  3.  # 3

Colocado por: zedasilva
    Não!
    A grande maioria das empresas que operam neste sector são micro ou pequenas empresas, os seus gestores são por norma pessoas com baixa formação académica e com alguma iliteracia em relação às ferramentas informáticas, por outro lado dispõem de muito pouco tempo para formação.
    Concordam com este comentário:nhenriques

Obrigado pela sua opinião...

A questão de serem micro ou PME`s não devia ser impeditivo da utilização de ferramentas e estas ajudarem no seu dia a dia.
    Compreendo que haja uma faixa de empresários com pouco tempo e pouca abertura para este tipo de formação, mas as gerações vão sendo renovadas e penso que este tipo de ferramenta deva ser cada vez mais adoptadas.

Pelo que reparo, o empresário faz "cair" sobre ele todo o tipo de pedidos...desde manutenções...a orçamentos...gestão de timings.... porque será?
  4.  # 4

Pelo que reparo, o empresário faz "cair" sobre ele todo o tipo de pedidos...desde manutenções...a orçamentos...gestão de timings.... porque será?

Ou porque:
    1- não tem meios para pagar uma secretária / funcionária para o fazer por ele
    2 - porque não confia em mais ninguém para o fazer. Fazer orçamentos e gestão de timings requer perceber do que está a falar. Pelo que ele não pode espetar lá com qualquer pessoa a fazer isso.
    3 - Porque meter uma pessoa qualificada a fazê-lo estará a perder um homem no terreno para tratar de papelada
    Conclusão: se eu fosse empresário, provavelmente também os faria...
  5.  # 5

Colocado por: nhenriquesporque será?

Porque a empresa não possui mais ninguém qualificado para tal.
    Uma micro empresa de construção (talvez 80% das empresas que neste momento operam no sector) é formada por:
    A mulher do patrão, que organiza os papeis para levar ao contabilista
    O patrão que orçamenta, consulta fornecedores, faz a gestão da obra e muitas vezes ainda "assenta tijolo"
    2 ou 3 oficiais que são "pau para toda a colher"
    1 ou 2 serventes
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
  6.  # 6

Compreendo...mas não será esta centralização/dependência de uma pessoa apenas um problema nos dias que correm?

Na vossa opinião, este ramo não está disponível para a introdução de ferramentas de gestão que visem diminuir alguns problemas actuais?
  7.  # 7

Colocado por: nhenriquesCompreendo...mas não será esta centralização/dependência de uma pessoa apenas um problema nos dias que correm?

Na vossa opinião, este ramo não está disponível para a introdução de ferramentas de gestão que visem diminuir alguns problemas actuais?

O ramo está a passar por uma grave crise.
    Acha que tem €€€ disponível para apostar em mais funcionários para estar a tratar de papelada, ou a investir em software para o fazer?

Tem de se lembrar que a generalidade dos trabalhadores deste ramo não tem literacia para tal, não acreditam no potencial que tal ferramentas poderá trazer, ou provavelmente não conseguiriam extrair das mesmas tudo o que estas poderiam dar, considerando o investimento perdido...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 8

Qualquer ferramenta de gestão para ser eficiente, necessita que os seus utilizadores possuam conceitos básicos de gestão.
    Creio que este é uma das grandes lacunas dos nossos “gestores” de micro empresas.
    Por exemplo:
    Raramente se contabiliza os custos com montagem e desmontagem de estaleiro, mesmo quando o fazem arbitram um valor sem ter muita consciência se está certo ou errado.
    Raramente se contabilizam custos indiretos de uma ou outra solução construtiva.
    Raramente se contabilizam custos com tempos de espera ou métodos de trabalho pouco eficientes.
  9.  # 9

Colocado por: zedasilvaPor exemplo:
    Raramente se contabiliza os custos com montagem e desmontagem de estaleiro, mesmo quando o fazem arbitram um valor sem ter muita consciência se está certo ou errado.
    Raramente se contabilizam custos indiretos de uma ou outra solução construtiva.
    Raramente se contabilizam custos com tempos de espera ou métodos de trabalho pouco eficientes.

Se contabilizassem, não ganhavam as obras .... já tinham fechado, por falta de trabalho.
  10.  # 10

Colocado por: PicaretaSe contabilizassem, não ganhavam as obras ....

Quando falo em contabilizar, é mesmo contabilizar não cobrar.
    Quantos empreiteiros tem a noção de quanto lhes custa montar um estaleiro?
    Quantos empreiteiros tem a noção de quantos lhes custa um homem a executar uma tarefa desta ou daquela forma?
    Quantos empreiteiros conseguem chegar ao fim de uma obra e dizer:
    - Se na próxima fizer isto assim ou assado consigo ganhar mais X.
  11.  # 11

Não tenho bem noção mas acho que os empreiteiros nem conseguem ter noção do que deu lucro/prejuízo numa obra... Olham para o bolo geral e fazem muitas coisas a olho...

Atenção, não trabalho no ramo....apenas estou a dar "palpites"....
  12.  # 12

nhenriques

Na prática quais eram as suas propostas para maximizar a gestão de uma micro empresa.
    As médias empresa lá se vão safando, o grande problema reside mesmo nas micro.
  13.  # 13

As ideias ainda são "vagas"...e passavam por ferramentas de controlo de orçamentação vs execução (gerir os extras que vão sendo colocados em obra).
    Controlo de Reclamações / ajustes após obra.

No meu caso especifico verifico que para resolver uma situação pós obra...tenho de ligar N vezes para o construtor...pois ele com tanta coisa esquece-se de falar com a pessoa responsável por aquilo (ex: carpinteiro, serralheiro, canalizador...)....

Este tipo de coisas, penso que um Administrativo podia fazer...penso eu...
  14.  # 14

Mas quem melhor que vocês para identificar os pontos alvo de melhorias...
  15.  # 15

Uma coisa que aprendi á muitos anos... qualquer ferramenta (software) que obriga alguém a mudar a forma como trabalha está condenada ao fracasso!

Por muito boa que a ferramenta seja, por muito bom que seja o conceito por detrás dela, se altera a forma como se trabalha... não vale a pena!

Se quer fazer uma ferramenta para aplicar na construção civil, principalmente em empresas familiares... esqueça!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques
  16.  # 16

LuisPereira

concordo em grande parte com a sua afirmação.... mas para melhorar processos e obter melhores resultados ..por vezes temos de fazer adaptações à nossa maneira de estar/trabalhar...

Eu acho que os empresários é que se têm de moldar ao mercado e não o contrário... mas posso estar a ver a coisa de uma forma diferente....
  17.  # 17

Já existe muito software para isso, acho que deve começar por estudar a concorreria, e só deve avançar se trouxer algo de novo, mais barato e mais simples.
  18.  # 18

Porque a empresa não possui mais ninguém qualificado para tal.
    Uma micro empresa de construção (talvez 80% das empresas que neste momento operam no sector) é formada por:
    A mulher do patrão, que organiza os papeis para levar ao contabilista
    O patrão que orçamenta, consulta fornecedores, faz a gestão da obra e muitas vezes ainda "assenta tijolo"
    2 ou 3 oficiais que são "pau para toda a colher"
    1 ou 2 serventes
    Concordam com este comentário:Victor Ribeiro

Faltou-lhe aí uma coisa: geralmente é a filha (ou a mulher) que passa o orçamento para o computador e o envia por e-mail ;-)
  19.  # 19

Quando falo em contabilizar, é mesmo contabilizar não cobrar.
    Quantos empreiteiros tem a noção de quanto lhes custa montar um estaleiro?
    Quantos empreiteiros tem a noção de quantos lhes custa um homem a executar uma tarefa desta ou daquela forma?
    Quantos empreiteiros conseguem chegar ao fim de uma obra e dizer:
    - Se na próxima fizer isto assim ou assado consigo ganhar mais X.

O Zé sabe: o orçamento é feito a olho, calculando X dias de trabalho por um preço unitário, mais o material e uma margem.
    E não raras vezes a coisa dá para o torto, porque basta um erro de cálculo e o homem já está com prejuízo.
  20.  # 20

Quem anda mais nestas lides não quer indicar o que lhe faria falta? ou que lacunas existem no mercado?

0.0217 seg. NEW