Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Anonimo16062021, e então a minha solução está boa assim???
  2.  # 182

Riscas já respondi.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas
  3.  # 183

Tenho uma dúvida, tenho vazio sanitário de à volta de 40 a 50cm, e antes de aplicar a betonilha de regularização, vou colocar
    floormate 200-A de 40mm, a minha dúvida é se é melhor colocar depois aquela banda perimental que o pessoal costuma colocar.
  4.  # 184

nandogonca,

E as cantarias? Ainda lá não chegou, mas tem já definida a solução a implementar?

Olhe que o Anonimo16062021 é conhecedor do assunto e pode ajudar. Já reparei que ele está atento a estes detalhes e normalmente tem bons conselhos para dar! A a moeda de troca nestas coisas normalmente são sandes e mines! :-)
    Anonimo16062021 por favor não leve a mal a minha ligeireza. Tenho em muito boa conta as suas intervenções!

Cmts!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  5.  # 185

As cantarias tenho uma solução que encontrei.
    Aliás fui eu que criei mas já vi a circular aqui pelo forúm, agora de é o ideal, logo se verá.
    a

Se precisar da legenda apite.
  6.  # 186

Riscas já enviei o ficheiro.
  7.  # 187

nandogonca,

Pelo que tenho apreendido, parece ser uma boa opção. Dizem alumas pessoas que os constructores "fogem" um pouo a este esquema porque é mais trabalhoso e talvez também a nível de material ligeiramente mais caro, mas nada vem sem trabalho.
    Ainda bem que já tem isto também acautelado.
    Vai colocar ETICS, certo? Parece que pode também funcionar favoravelmente se "virar" a aplicação para o interior (ombreira) de modo a que a caixilharia não fique em contacto com a parede. Acho que disse bem... mas já agora se alguém puder confirmar/complementar melhor será!
  8.  # 188

Anonimo16062021, o Paulo Correia já tinha dito que ao colocar isolamento, teria que ter no mínimo 100mm de betonilha, mas também já li por aqui que a Leca retêm humidade, por isso pergunto para 100mm de betonilha, o que aconselha, tendo em conta que é uma laje aligeirada.
  9.  # 189

Colocado por: nandogoncaAnonimo16062021, o Paulo Correia já tinha dito que ao colocar isolamento, teria que ter no mínimo 100mm de betonilha, mas também já li por aqui que a Leca retêm humidade, por isso pergunto para 100mm de betonilha, o que aconselha, tendo em conta que é uma laje aligeirada.

Alguém para ajudar??

Tenho uma viga assim, o que será isto, e que se deve isto e afectará alguma coisa???
    s
  10.  # 190

Caro nandogonca, viu se o betão foi vibrado?

Existem produtos que atenuam esses vazios no betão...contudo esse método de "carregar" a viga a 2 tempos deixa algo a desejar.

Cumprimentos.
  11.  # 191

Pois mas este método é o que está no projecto.... Também fiquei admirado quando os vi fazerem assim,mas depois consultei o projecto e foi assim projectado.
    Eu não costumo estar presente quando eles estão a encher, mas costumam vibrar.
    Haverá problemas??
  12.  # 192

Colocado por: nandogoncaPois mas este método é o que está no projecto....

Explique lá melhor o que é que está no projecto? Dizem que podem betonar as vigas em duas fases?

Colocado por: nandogoncaHaverá problemas??

Não devia acontecer, mas é o que acontece quando se segura o vibrador com uma mão e a cerveja com a outra:) Proíba o consumo de álcool na obra, dê duas arrochadas ao empreiteiro, e diga-lhe que na próxima, o betão é para demolir.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Hélio Pinto
  13.  # 193

em principio é vibrador, mas poderá ser também, de como estava o betão na altura basta um pouco mais de tempo dentro da carroça e deveria ter levado um pouco de agua
  14.  # 194

Colocado por: nandogoncaPois mas este método é o que está no projecto.... Também fiquei admirado quando os vi fazerem assim,mas depois consultei o projecto e foi assim projectado.

Caro nandogonca, perdoa-me a sinceridade mas custa-me a crer. Aliás, só com muito crer é que se preconiza essa solução.

Cumprimentos.

Edit:

O betão veio de central ou fez-se em obra?
  15.  # 195

Colocado por: nandogonca

Alguém para ajudar??

Tenho uma viga assim, o que será isto, e que se deve isto e afectará alguma coisa???
    s

O que aconteceu, tal como foi dito, foi o facto de o betão não ter sido vibrado. Não se preocupe com isso, que o reboco resolve, mas esteja atento a futuras betonagens ou enchimentos.
  16.  # 196

Eu preocupava-me mais com o facto da viga ter sido feita depois do paramento vertical do que com o resto.

A ideia é a estrutura suportar os paramentos, não o contrário.
  17.  # 197

Eu se não me engano antigamente os construtores (pelo menos em Viseu,zona onde se situa essa obra) faziam estas vigas laterais em redor da obra em duas fazes (tal como na foto), imediatamente antes de colocarem a laje colocavam a parte que se vê na foto e em simultâneo betonavam também os pilares "travando" as paredes. No dia em que enchiam a laje acabavam de encher estas vigas a toda a volta da obra, tal como a laje e vigas centrais ou mestras, não sei como se chamam (essas eram cheias todas duma vez).
  18.  # 198

Ok agradeço a todos.
    Eu já enviei um mail ao meu fiscal para passar lá.
    Em relação ao que está projectado.
    g
  19.  # 199

Colocado por: O.MartinsA ideia é a estrutura suportar os paramentos, não o contrário.

Não é bem assim. Essa solução já foi muito usada, e chama-se alvenaria confinada, mas tem que ser previsto assim no projecto.
  20.  # 200

Colocado por: rui moreiraO betão veio de central ou fez-se em obra?

Central

0.0348 seg. NEW