Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

nandogonca,

enviei sussuro.

Obrigado
  2.  # 202

Colocado por: nandogoncaOk agradeço a todos.
    Eu já enviei um mail ao meu fiscal para passar lá.
    Em relação ao que está projectado.
    g

Esta solução não prevê a betonagem em duas fases. Essa betonagem que mostrou na foto devia ser em simultâneo com a betonagem da laje, mas assim dá mais jeito ao empreiteiro. Tem aí um grande artista.
  3.  # 203

Colocado por: jorgferrEu se não me engano antigamente os construtores (pelo menos em Viseu,zona onde se situa essa obra) faziam estas vigas laterais em redor da obra em duas fazes (tal como na foto), imediatamente antes de colocarem a laje colocavam a parte que se vê na foto e em simultâneo betonavam também os pilares "travando" as paredes. No dia em que enchiam a laje acabavam de encher estas vigas a toda a volta da obra, tal como a laje e vigas centrais ou mestras, não sei como se chamam (essas eram cheias todas duma vez).

É isso mesmo como está a ser feito.

Colocado por: jorgferrNo dia em que enchiam a laje acabavam de encher estas vigas a toda a volta da obra, tal como a laje e vigas centrais ou mestras

e depois da laje cheia vão comer e beber para festejar ... :-)
  4.  # 204

Colocado por: PicaretaEsta solução não prevê a betonagem em duas fases. Essa betonagem que mostrou na foto devia ser em simultâneo com a betonagem da laje, mas assim dá mais jeito ao empreiteiro. Tem aí um grande artista.

Pois como vi aquelas vigotas amarradas na viga, pensei que faziam em 2 fases...
    Posso vir a ter problemas com isto???
  5.  # 205

Colocado por: jorgferrEu se não me engano antigamente os construtores (pelo menos em Viseu,zona onde se situa essa obra) faziam estas vigas laterais em redor da obra em duas fazes (tal como na foto), imediatamente antes de colocarem a laje colocavam a parte que se vê na foto e em simultâneo betonavam também os pilares "travando" as paredes. No dia em que enchiam a laje acabavam de encher estas vigas a toda a volta da obra, tal como a laje e vigas centrais ou mestras, não sei como se chamam (essas eram cheias todas duma vez).

Aí esse pessoal de Viseu...Na minha terra, executava-se a cofragem para essas vigas (uma tábua de cada lado da parede, e uma tábua na horizontal do lado da laje, para apoio das vigotas) e era tudo betonado em simultâneo.
  6.  # 206

Como é que interpretou esses pormenores para dizer que estão conformes com o método que o empreiteiro aplicou?

Colocado por: pdavidmarques... deveria ter levado um pouco de agua

Se juntar água ao betão, altera-lhe as propriedades.

Cumprimentos.
  7.  # 207

Se juntar água ao betão, altera-lhe as propriedades.
    altera mas 90% colocam sempre um pouco de agua e você deve saber o porquê
  8.  # 208

Colocado por: nandogoncaPosso vir a ter problemas com isto???

Não...mas não devia acontecer. (o betão é o melhor amigo dos trolhas)

Verifique que a superfície superior dessa betonagem está perfeitamente limpa antes da betonagem da laje, convêm ser lavada antes da betonagem, isto para não exigir soluções mais complicadas ao empreiteiro.
  9.  # 209

Colocado por: rui moreiraComo é que interpretou esses pormenores para dizer que estão conformes com o método que o empreiteiro aplicou?

Colocado por: nandogoncaPois como vi aquelas vigotas amarradas na viga, pensei que faziam em 2 fases...

Colocado por: PicaretaNão...mas não devia acontecer. (o betão é o melhor amigo dos trolhas)

Já estou mais descansado.

Colocado por: PicaretaVerifique que a superfície superior dessa betonagem está perfeitamente limpa antes da betonagem da laje

Isso gostaria eu de estar presente nestas fases importantes...
    Vou lá ter o fiscal...
  10.  # 210

Colocado por: nandogoncaJá estou mais descansado.

Pois...eu com um empreiteiro desses, não ficava descansado.
  11.  # 211

Colocado por: Picareta
    Aí esse pessoal de Viseu...Na minha terra, executava-se a cofragem para essas vigas (uma tábua de cada lado da parede, e uma tábua na horizontal do lado da laje, para apoio das vigotas) e era tudo betonado em simultâneo.

Caro Picareta :) por alguma razão as obras lá serão mais baratas, mão de obra menos qualificada e "métodos mais tradicionais". Eu até apostava de o construtor tem por lá uns 60 anos...mas convenhamos que não é por causa disto que a ora vai cair. Quando ao não vibrar é um erro de palmatória (antes de haver vibradores era comum martelo a dar pancadinhas na confragem e "espichar" o betão com uma vara de madeira),lol.
  12.  # 212

(antes de haver vibradores era comum martelo a dar pancadinhas na confragem e "espichar" o betão com uma vara de madeira),lol.
    e ainda não vi nenhuma cair
  13.  # 213

Colocado por: ?admira-me de si....deixar algo tão básico acontecer...(eu já não dormia)

Já vou dormir.
    Amanhã de manhã vou até ao país das contas chorudas e dos chocolates, vou lá ver os meus cunhados a trabalhar no ETICS.
    Vou ver materiais e verificar se compensa mandar viro material de lá. (já tenho preços para o material aqui).
    Depois coloco aqui fotos do sistema lá aplicado.
  14.  # 214

Colocado por: pdavidmarquese ainda não vi nenhuma cair

Derrepente fiquei com saudades daquelas férias a trabalhar nas obras para comprar uma bicicleta,lol. Verdade todas essas obras ainda estão de pé :)
  15.  # 215

Colocado por: PicaretaPois...eu com um empreiteiro desses, não ficava descansado

Ele até agora não me tem falhado, às vezes é como dizem por aqui, sempre trabalharam daquela maneira...
  16.  # 216

Colocado por: Anonimo16062021Hoje em dia já não se espicha nada..existem vibradores para tudo e mais alguma coisa :-)

hehe...à falta de melhor usa-se um de plástico:))
  17.  # 217

Falta de vibrador não é, agora falta de o utilizar.....
    dexxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
  18.  # 218

Colocado por: ?algumas obras,tinha-se de ir ao ferreiro para dobrar ferro na forja,principalmente por causa dos "saltos de cavalo".

Será que queria dizer "pescoços de cavalo"?
  19.  # 219

Colocado por: Picareta
    hehe...a falta de melhor usa-se um de plástico:))

O nandogonca devia levar um desses ao construtor e dizer: "da próxima vez que se esquecer de vibrar o betão, vibro-o eu a si com este". Ia ver que ficava ai com betão de categoria bem compacto :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  20.  # 220

Colocado por: ?é que muitas vezes facilita-se na "cofragem" e depois não se pode utilizar o vibrador convenientemente,"ela" começa a gemer e.......

Concordo mas em confragens tipo cave ou mais complexas. Nesta da imagem é de um modo simples uma tábua de cada lado, acho que foi mesmo falta de atenção, ia por lá a passar alguma "jeitosa" na rua em frente :)

0.0427 seg. NEW