Colocado por: nandogoncaOk agradeço a todos.
Eu já enviei um mail ao meu fiscal para passar lá.
Em relação ao que está projectado.
Colocado por: jorgferrEu se não me engano antigamente os construtores (pelo menos em Viseu,zona onde se situa essa obra) faziam estas vigas laterais em redor da obra em duas fazes (tal como na foto), imediatamente antes de colocarem a laje colocavam a parte que se vê na foto e em simultâneo betonavam também os pilares "travando" as paredes. No dia em que enchiam a laje acabavam de encher estas vigas a toda a volta da obra, tal como a laje e vigas centrais ou mestras, não sei como se chamam (essas eram cheias todas duma vez).
Colocado por: jorgferrNo dia em que enchiam a laje acabavam de encher estas vigas a toda a volta da obra, tal como a laje e vigas centrais ou mestras
Colocado por: PicaretaEsta solução não prevê a betonagem em duas fases. Essa betonagem que mostrou na foto devia ser em simultâneo com a betonagem da laje, mas assim dá mais jeito ao empreiteiro. Tem aí um grande artista.
Colocado por: jorgferrEu se não me engano antigamente os construtores (pelo menos em Viseu,zona onde se situa essa obra) faziam estas vigas laterais em redor da obra em duas fazes (tal como na foto), imediatamente antes de colocarem a laje colocavam a parte que se vê na foto e em simultâneo betonavam também os pilares "travando" as paredes. No dia em que enchiam a laje acabavam de encher estas vigas a toda a volta da obra, tal como a laje e vigas centrais ou mestras, não sei como se chamam (essas eram cheias todas duma vez).
Colocado por: pdavidmarques... deveria ter levado um pouco de agua
Se juntar água ao betão, altera-lhe as propriedades.altera mas 90% colocam sempre um pouco de agua e você deve saber o porquê
Colocado por: nandogoncaPosso vir a ter problemas com isto???
Colocado por: rui moreiraComo é que interpretou esses pormenores para dizer que estão conformes com o método que o empreiteiro aplicou?
Colocado por: nandogoncaPois como vi aquelas vigotas amarradas na viga, pensei que faziam em 2 fases...
Colocado por: PicaretaNão...mas não devia acontecer. (o betão é o melhor amigo dos trolhas)
Colocado por: PicaretaVerifique que a superfície superior dessa betonagem está perfeitamente limpa antes da betonagem da laje
Colocado por: nandogoncaJá estou mais descansado.
Colocado por: Picareta
Aí esse pessoal de Viseu...Na minha terra, executava-se a cofragem para essas vigas (uma tábua de cada lado da parede, e uma tábua na horizontal do lado da laje, para apoio das vigotas) e era tudo betonado em simultâneo.
(antes de haver vibradores era comum martelo a dar pancadinhas na confragem e "espichar" o betão com uma vara de madeira),lol.e ainda não vi nenhuma cair
Colocado por: ?admira-me de si....deixar algo tão básico acontecer...(eu já não dormia)
Colocado por: pdavidmarquese ainda não vi nenhuma cair
Colocado por: PicaretaPois...eu com um empreiteiro desses, não ficava descansado
Colocado por: Anonimo16062021Hoje em dia já não se espicha nada..existem vibradores para tudo e mais alguma coisa :-)
Colocado por: ?algumas obras,tinha-se de ir ao ferreiro para dobrar ferro na forja,principalmente por causa dos "saltos de cavalo".
Colocado por: Picareta
hehe...a falta de melhor usa-se um de plástico:))
Colocado por: ?é que muitas vezes facilita-se na "cofragem" e depois não se pode utilizar o vibrador convenientemente,"ela" começa a gemer e.......