Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

O problema é que o Dono de obra não tem conhecimentos técnicos para exigir.
    As direcções técnicas não existem.
    E a obra nasce...

Seria interessante saber o desenvolvimento deste caso e quais as desculpas de cada interveniente.
  2.  # 42

Olá ng3

Se a sapata rachou sem ninguem lhe mexer, foi um fenómeno de retracção, ou seja o o betão durante processo de solidificação, liberta grandes quantidades de calor, por isso deve-se fazer a cura do betão, protegendo-o com um plastico ou outro material para evitar a evaporação da agua, de modo a manter um certo teor de humidade. Tambem se costuma regar mas com pouca água de cada vez. Claro que quando mais cimento o betão tiver mais calor liberta e mais racha.
    Também me parece á primeira vista que o aço é pouco, visto termos uma sapata excêntrica o que provoca momentos flectores grandes.
    Só lhe aconselho é a consultar um técnico para analisar a situação.
    Mas agora que ninguém nos está a ouvir o betão é o melhor amigo do homem, só cometendo erros atrás de erros, é que podemos ter um problema sério de colapso da estrutura.
    Concordam com este comentário: PMMA
    • ng3
    • 28 abril 2009

# 43

uma pequena correcção esses são as sapatas da garagem que o empreiteiro começou a fazer a garagem primeiro mas ainda bem que ouço estas opiniões que sendo assim quando começar a casa já não vai meter o pé na argola qu eu quero estar perto dele, mais informo que o ferro que está nas sapatas foi o que o tecnico pos no projecto que eu pedi o projecto ao empreiteiro e analisei as medidas e a quantidade está bem, assim quando for a encher as sapatas da casa vai meter betão da central que eu vou exigir isso e que todo o betão venha da central.
  3.  # 44

Colocado por: ng3...que eu pedi o projecto ao empreiteiro e analisei as medidas e a quantidade está bem

Ora aqui está o comum nas nossas obras.
    Há de facto um director técnico mas que apenas serviu para assinar o termo de responsabilidade, pois quem conduz e fiscaliza a obra é o Dono de obra.
    • ng3
    • 29 abril 2009

# 45

não percebi isso sei que o engenheiro fez e asinou as especialidades da casa.
    • ng3
    • 29 abril 2009

# 46

e quando me referi a quantidade foi de ferro o cosntrutor apenas está a seguir o ferro que o tecnico fez no projecto de ferro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NELSON SANTOS
  4.  # 47

ng3
    E o que o zedasilva quis dizer (e nós todos) é que você anda a fazer um papel (de fiscal e director técnico da obra) que não lhe compete.

Se aquilo são as sapatas da garagem (um só piso?), já se compreende porque é que tem tão pouco ferro.

De qualquer maneira, aquela asneirada dos tijolos por baixo, só a tiro!

Se o empreiteiro não quiser fazer a sapata de novo, avise que vai enviar essa fotografia para a Deco, para a Ordem dos Engenheiros, para a fiscalização da Câmara Municipal, para o seu advogado, para o seu dentista, e toda a gente de quem se lembrar...

(ps: é pena que na sua 2ª fotografia não se consiga distinguir a racha)
    • ng3
    • 29 abril 2009

# 48

estou aquia a analisar o projecto e o que vejo é aços de fundação A 400 deve ser a qualidade do ferro, betão (C16/20)sim penso que será isto.
    • ng3
    • 29 abril 2009

# 49

mais uma foto da sapata rachada.
      sapata racha.jpg
    • ng3
    • 29 abril 2009

# 50

outro angulo
      outra vista..jpg
    • eu
    • 29 abril 2009

# 51

É impressão minha ou junto à racha está ali uma marca deixada por... uma bota ?
    • ng3
    • 29 abril 2009

# 52

rachado junto ao ferro
      rachou perto do ferro.jpg
    • ng3
    • 29 abril 2009

# 53

não estive a analisar parece marca de um tijolo que tivessem deitado ali para cobrir da chuva não sei.???
    • ng3
    • 1 maio 2009

# 54

quem me consegue dizer qual a composição ou por outras palavras como deve ser o betão B 20 (C16/20). já agora a explicação da seguinte tabela de fundações é apenas um exemplo mas como ficará a sapata, o seu aspecto com armaduras inferiores e superiores?????????????????

Referencias Dimensões Altura (cm) Armadura inf. X Armadura Inf. Y Armadura sup. X Armadura inf. Y
    P21 180x180 50 7 o 16 C/24 7 o 16 C/24
    P19 140x140 70 19 o 12 C/13 12 o 12 C/13 19 o 12 C/13 12 o 12 C/13
  5.  # 55

meu caro,

essas fissuras são normais quando o elemento é espesso e o betão é "normal", sem aditivos

mas esses tijolos são demais

lembre-se que o barato sai caro - obra sem fiscalização, sem coordenador de projecto e já agora sem coordenador de segurança é capaz de dar para o torto
    Concordam com este comentário: PMMA
  6.  # 56

Boas

P21: 180x180 50 7 o 16 C/24 7 o 16 C/24

Pilar 21 largura x comprimento = 1,80 m x 1,80 m; altura = 0,50 m; armadura numa direcção 7 ferros de 16 mm afastados 24 cm; armadura na outra direcção 7 ferros de 16 mm afastados 24 cm;

P19 140x140 70 19 o 12 C/13 12 o 12 C/13 19 o 12 C/13 12 o 12 C/13

Pilar 19: largura = 1,40 m; comprimento = 1,40 m; altura = 0,70 m (?); armadura inferior com 19 ferros de 12 afastados 13 cm numa direcção; na outra direcção 12 ferros de 12 afastados 13 cm; armadura superior: 19 ferros de 12 afastados 13 cm numa direcção; na outra direcção 12 ferros de 12 afastados 13 cm

Algo me diz que estes "cálculos" foram feitos a olho (e vesgo); senão vejamos
    1 - sapata do pilar P21: Se tem 7 ferros tem 6 espaços de 24 cm + o recobrimento lateral de 2 x 5 cm a largura total seria = 6x24+2x5=154 cm, mas indica 180 cm. Algo não bate certo.
    2 - sapata do pilar 19: armadura superior porquê? a não ser que descarreguem aí mais que um pilar; se é só um não estou a ver a necessidade de armadura superior. Acho estranha a altura desta sapata, mas sem pormenores não posso adiantar mais. Vamos então colocar a armadura inferior desta sapata: seguindo o raciocínio que usei para a sapata anterior:
    19 ferros de 12 afastados 13 cm = 18 espaçamentos de 13 cm+ 2 x recobrimento lateral= 18 x 13 + 2 x 5 = 244 cm ?
    12 ferros de 12 afastados 13 cm: 11 x 13 + 2 x 5 = 153 cm ?
    No quadro de dimensões diz que a sapata tem 1,40 x 1,40. Para instalar a armadura prevista, a sapata tem de ter 2,44 x 1,53. Algo está mesmo errado.

PS: já vi e revi as contas e parecem-me certas, mas estou tão espantado que me pergunto: haverá alguma coisa que não estou a ver? se houver, digam-me, pois custa-me a creditar que alguém subscreva um projecto destes.

cumps
    José Cardoso
  7.  # 57

Colocado por: j cardosoPS: já vi e revi as contas e parecem-me certas, mas estou tão espantado que me pergunto: haverá alguma coisa que não estou a ver? se houver, digam-me, pois custa-me a creditar que alguém subscreva um projecto destes.

[joking on]
    Homem, você não pesca nada disto.
    Então não se está mesmo que a ver que aquilo não é uma sapata mas o um enchimento em betão ciclópico para regularização e enchimento de um buraco que o tipo da escavadora abriu sem querer e que em cima é que vai nascer a sapata? Veja lá se aquilo não têm espaço para a sapata e o lintél ficarem à mesma altura?
    [joking off]

Vocês não querem ver que o projecto nem sequer foi calculado e que aquilo foi uns copy/paste de vários projectos que havia por lá no computador?
  8.  # 58

Boas

Homem, você não pesca nada disto.

Já estou mais descansado :).
    Mas não é problema: vou pedir ao nosso 1º que me arranje um lugar nas Novas Oportunidades (agora que a Moderna fechou).
    Agora a sério: caro ng3 precisa mesmo de falar com o autor do projecto de estabilidade.

cumps
    José Cardoso
    • ng3
    • 1 maio 2009

# 59

isso são sapatas para uma casa térrea nomeadamente esses são exemplos de duas das sapatas da garagem, que tb é térrea precisava da informação do betão e como seria os aspecto da sapata com essas armaduras seria uma cúpula?????
  9.  # 60

Boas,

Vc diga ao empreiteiro que o assentamento de alvenarias é numa outra fase da obra!

Ponha esse artista a correr!!

0.0315 seg. NEW