Iniciar sessão ou registar-se
    • ng3
    • 4 maio 2009

# 81

planta e legenda.
    • ng3
    • 4 maio 2009

# 82

planta
      Digitalizar.JPG
    • ng3
    • 4 maio 2009

# 83

legenda
      Planta.jpg
  1.  # 84

Boas

Nem sei o que dizer. Estou a partir do princípio de que estamos a falar da cobertura da garagem, que não vai levar com cargas em cima (e que levasse). Nunca vi uma laje aligeirada armada com dupla malhassol. Nunca vi uma laje aligeirada com aquela armadura cruzada; e tenho a certeza que não precisa.
    vou dar uns palpites:
    - o calculo foi efectuado com recurso ao programa CYPE, o que só por si não é nenhum mal (gostava de saber se foi assim)
    - a utilização do programa foi tipo "entra porco sai chouriço" (não houve cuidado nem com a introdução de dados nem com a análise dos resultados)
    - palpita-me que foi feito por um jovem engenheiro

cumps
    José Cardoso
    • ng3
    • 4 maio 2009

# 85

não sei se conseguem perceber as imagens mas é o que tem no projecto.
  2.  # 86

Colocado por: j cardosoBoas

Nem sei o que dizer. Estou a partir do princípio de que estamos a falar da cobertura da garagem, que não vai levar com cargas em cima (e que levasse). Nunca vi uma laje aligeirada armada com dupla malhassol. Nunca vi uma laje aligeirada com aquela armadura cruzada; e tenho a certeza que não precisa.
    vou dar uns palpites:
    - o calculo foi efectuado com recurso ao programa CYPE, o que só por si não é nenhum mal (gostava de saber se foi assim)
    - a utilização do programa foi tipo "entra porco sai chouriço" (não houve cuidado nem com a introdução de dados nem com a análise dos resultados)
    - palpita-me que foi feito por um jovem engenheiro

cumps
    José Cardoso

E depois os precos m2 disparam!...
    • ng3
    • 4 maio 2009

# 87

não é a cobertura é a placa do rés do chão que sustenta o peso dos carros, e o engenheiro que o fez já tem alguns anos disto, penso eu. pelo menos é o que dizem que eu não o conheço...
  3.  # 88

Tá explicado.
    Já fiz uma moradia com uma lage semelhante, em que a garagem ficava por cima do salão de jogos, que por sua vez ficava sobre a cave/garrafeira.
  4.  # 89

Boas

Retiro o último palpite (o da idade). Mantenho o resto.

cumps
    José Cardoso
    • ng3
    • 4 maio 2009

# 90

então está mal feito. não necessita de tanto ferro???
  5.  # 91

Boas
    A questão não se põe dessa forma. Num caso desses a minha opção seria por uma laje maciça ou, no caso de laje aligeirada, colocarias uma laje que só por si resistisse aos esforços sem necessidade dessa armadura (de cuja eficácia duvido). Em que zona do país fica o obra?

cumps
    José Cardoso
    • pilav
    • 5 maio 2009 editado

# 92

J cardoso deve ter sido esse dito programa CYPE, que calculou para uma moradia minha a construir( Já chateia o que vou dizer), de piso terreo ,linteis em ferro de 16 com 4 varas por cima e 4 por baixo, paga o tolo do dono,pois o sr Engº é que sabe....Mais , nas arrecadações agriculas, sem portas ,nem lages (só alpendres) lintéis de fundação 4 ferros de 12 por cima e 4 por baixo...
  6.  # 93

Boas

O problema não está no Cype. Eu também o uso, entre outros, e não tenho razão de queixa. O problema está na utilização que se faz dele (ou de outros programas)

cumps
    José Cardoso
  7.  # 94

Caro afsantos,
    Esta serve?
    É um ensoleiramento geral com mais de 2000m2 e 3,30m de espessura. Foram precisas 1258 autobetoneiras (126/hora durante 10horas)
      betonagem-resized.jpg
  8.  # 95

Colocado por: Luis K. W.Caro afsantos,
    Esta serve?
    É um ensoleiramento geral com mais de 2000m2 e 3,30m de espessura. Foram precisas 1258 autobetoneiras (126/hora durante 10horas)
      betonagem-resized.jpg

Bem quando eu olhei para a imagem nem estava a perceber muito o bem o que era isso.... cum catano que brutalidade, xiça, ver isso ao vivo deve ser algo de deixar a boca aberta durante uns bons minutos.... belo tipo de autobetoneiras, diria que isso se passou nos estados unidos, ou estarei errado?

Um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  9.  # 96

Colocaram mais betão nesse ensoleiramento que todo o que apliquei nos meus 10 anos a trabalhar na construção civil...

:)))))

2000*3,3=6600m3

Estava eu a comentar os 0,70m de espessura do meu prédio...
  10.  # 97

Parece-me a mim uma rachadela provocada por falta de água... deve regar o betão durante a fase de secagem, caso a temperatura esteja elevada... Certamente ao engenheiro poderá opiniar com dados mais exactos, mas essa rachadela (provavelmente superficial) não trará problemas nenhuns...

Essa dos tijolinhos em cima de pedra é que me parece de muito pior e a evitar... um pouco de betão de limpeza por debaixo, fica muito melhor!

Coisas da Casa
    Concordam com este comentário: PMMA
  11.  # 98

Vasco,
    Isto é o ensoleiramento do prédio onde moro (27pisos).
    Já foi há muitos anos* (Bolas!... Foi há mais de 25anos!), mas reparem bem no pessoal todo de capacete!
    Este ensoleiramento geral tem, salvo erro, 1,10m de espessura, e gastámos umas 100 autobetoneiras.
    Se o betão desta fundação rachasse...

* reparem que eu não disse «Á muitos anos ATRÁS» :-)
      81_L30_ensoleiramento_resized.jpg
  12.  # 99

Essa imagem é fenomenal! Podem postar o resto do link?

Coisas da Casa
  13.  # 100

AdrianoP
    A fotografia «fenomenal» foi-me enviada por um velho amigo, engenheiro na TD, e chegou-me com apenas este texto:

This is project management!!!
    . The photo shows the concrete pour, last weekend, of the south one-half only of the ten-foot-thick RAFT slab , which supports the 35 story tower.
    . This was a 1 258 truck-ballet in which the contractor placed 11 500 yards of concrete in one monolithic pour that got started at five in the morning and finished at three in the afternoon.
    . 1 258 trucks in 10 hours = 126 trucks per hour = 1 truck every 2 minutes!

1258 autobetoneira em 10 horas!!
    No caso do meu prédio (há mais de 25 anos), foram umas 8 autobetoneiras à hora (mas algumas despejavam directamente, sem recurso à bombagem).

0.0344 seg. NEW