Iniciar sessão ou registar-se
    • pilav
    • 8 maio 2009 editado

# 121

Em quem se deve confiar?
    Paga-se, a andamos sempre em duvida, como vai a honestidade neste Portugal, boa sorte .
  1.  # 122

Colocado por: Luis K. W.Betão B20 com 3 sacos de cimento para 800kg de betão?? Bom... até pode ser. :-))
    ...Portanto,SE esses 3 sacos de cimento tiverem 75kg cada um, pode ser que chegue ao B20. :-)
    Da próxima vez, apareça lá com uns cubinhos feito com tábuas de solho com 20x20x20cm e diga ao empreiteiro que é para enviar amostras do betão para o laboratório... :-))

Dei, ontem à noite, uma vista de olhos numas tabelas e regulamento e li que 1m3 de betão tem de ter pelo menos 280kg de cimento (300kg se não for testado), e que um "betão normal" teria um traço 1:1,6:3,2 (o que dá cerca de 300kg de cimento, 400l de areia; 800l de brita).
    Para 800l de betão é só multiplicar por 0,8. Isto é, no mínimo precisa de 240kg de cimento.
    (Portanto, a minha memória não está assim tão má). :-))
  2.  # 123

anexo aqui a minha tabelinha de bolso (está sempre na carteira...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vasco tome, Luis K. W., nozero, SS1128
      Tabelas_Q_BA.jpg
  3.  # 124

Colocado por: ng3a questão é ele tinha de por ferro de 16 em algumas sapatas pós tudo de 12, tinha de colocar ferro de 20 na viga lintel, pós de 16, existiam pilares que eram 8 ferros de 12 até a placa do res do chão só pos 6 ferros, os cavalos ou as dobras no inicio das vigas manda virar a 25 cm e ele vira a 15 para poupar no comprimento, existiam sapatas que tinham armadura inferiror e superior ele colocou só inferior

Colocado por: ng3começo a desconfiar deste tipo

Começa?? Tem de ter uma conversa muito séria com ele, e dizer-lhe claramente que ou ele cumpre À RISCA o preojecto, ou você corre com ele! Acho inaceitável que ele faça esse tipo de alterações!!
    Como diz o Paulo, imagine quando chegar à parte onde ele pode de facto poupar! ai ser bonito...
  4.  # 125

mas a questão é ele tinha de por ferro de 16 em algumas sapatas pós tudo de 12, tinha de colocar ferro de 20 na viga lintel, pós de 16, existiam pilares que eram 8 ferros de 12 até a placa do res do chão só pos 6 ferros, os cavalos ou as dobras no inicio das vigas manda virar a 25 cm e ele vira a 15 para poupar no comprimento, existiam sapatas que tinham armadura inferiror e superior ele colocou só inferior, etc etc etc começo a desconfiar deste tipo, depois ainda me vinha com tijolo todo rachado para aseentar nos muros de vedação, parecia de 3ª no projecto não tem a qualidade dos produtos a aplicar???

nunca dormiria descansado numa casa onde o empreiteiro cortou no ferro dessa maneira.

Isso está documentado? Acho que vai ter sérios problemas para acabar a estrutura!

Na minha casa o canalizador queria cortar 3cm de de uma parte de um pilar para colocar o suporte da sanita e eu não deixei (é uma fase que custa ver o canalizador e electricista a esburacar tudo)

Bom sorte e olho bem aberto.
  5.  # 126

Na minha construção, houve uma tentativa ou um simples engano, não sei nem me interessou muito saber;
    Numa placa aligeirada teria de ter uma viga escondida (uma fila de abobadilhas que não as tinha, e era cheia então com o betão e armada com bastante ferro). Antes de se encher a dita laje, o director técnico viu que não existia, o empreiteiro "reclamou", então chamou-me á atenção e só me disse:
    "Se o empreiteiro não colocar como deve ser, retiro o termo de responsabilidade, embargo a obra, e tu terás de retirar o alvará do empreiteiro na câmara e colocar outro no lugar dele."

E seria mesmo o que aconteceria, caso o empreiteiro não tivesse colocado como no projecto.
    De resto nunca mais houve nada a apontar.

Já lhe pagou mais do que o serviço que ele tem feito ? Se não, tem muito bom argumento: o pagamento não é feito.
  6.  # 127

Colocado por: Pedro Barradasanexo aqui a minha tabelinha de bolso (está sempre na carteira
    Não sei onde pára essa minha tabelinha (creio que a emprestei a um meu encarregado), mas vou já imprimir esta! :-)
    Em resumo, as proporções não estavam absolutamente correctas, mas acertei na quantidade de cimento: precisa de pelo menos 310kg de cimento/m3 (ou 250kg em 800litros) de betão.
    Como cada saco de cimento tem (costuma ter) 40kg, são 6 sacos e umas pazadas. E NÃO 3 SACOS!
  7.  # 128

Colocado por: ng3boas amigo j cardoso, mas a questão é ele tinha de por ferro de 16 em algumas sapatas pós tudo de 12, tinha de colocar ferro de 20 na viga lintel, pós de 16, existiam pilares que eram 8 ferros de 12 até a placa do res do chão só pos 6 ferros, os cavalos ou as dobras no inicio das vigas manda virar a 25 cm e ele vira a 15 para poupar no comprimento, existiam sapatas que tinham armadura inferiror e superior ele colocou só inferior, etc etc etc começo a desconfiar deste tipo, depois ainda me vinha com tijolo todo rachado para aseentar nos muros de vedação, parecia de 3ª no projecto não tem a qualidade dos produtos a aplicar???

Com franqueza, acho que é urgente contratar fiscalização externa e dar uma prova de força : obrigar a partir e refazer alguma coisa mal executada...
    • ng3
    • 8 maio 2009

# 129

a situação que está é a seguinte o terreno é do construtor eu comprei a casa em projecto, e dei 25 % do valor da construção que foram 40000 euros não sei até que ponto o tipo, vai cumprir se calhar ainda fico é sem o dinheiro e a casa, acho melhor é comprar o terreno já que estou a investir algumas matérias tb a minha conta.
  8.  # 130

Colocado por: ng3e dei 25 % do valor da construção

Ora aí está... Já o "amarrou"!
    Esse não é vigarista de primeiras nupcias... Já sabe o que anda a fazer...
  9.  # 131

Boas
    caro ng3:

zedasilva disse:

Faça um registo dizendo que a Directora Técnica não fiscalizou a estrutura nates de esta ser cheia e faça-a saber disso

É um excelente conselho. Pode e deve registar todas as anomalias no livro de obra. Pode não ter muita influência no empreiteiro (se este for totalmente irresponsável, e alguns são) mas o mais certo é a directora técnica da obra entrar nos eixos.

cumps
    José Cardoso
  10.  # 132

o terreno é do construtor eu comprei a casa em projecto, e dei 25 % do valor da construção

como!!! comprou o terreno ou não!!! está a construir num terreno que é do construtor?

Tenho uma tia que teve que comprar a casa 2 vezes. comprou a casa com um contrato, mas como estava no estrangeiro, não o registou na conservatória, a construtura faliu e a casa foi vendida em hasta pública a uma imobiliária (sem a minha tia saber de nada, só descobriu quando a GNR lhe foi bater à porta com uma acção de despejo). A solução foi comprar a casa à imobiliária pela segunda vez.

muito cuidado. talvez seja melhor informar-se com algum advogado.

cumprimentos
  11.  # 133

Fdx... que situação...

Eu chamava o empreiteiro à obra, amarrava-lhe os "cojones" e dizia-lhe: "20000€ por cada um... quer comprá-los? Devolva-me o dinheiro!"

Alguém tem de pôr esse tipo fino... e eu que pensava que o meu tinha sido um aldrabão..

Chame uma equipa para acompanhar e fiscalizar a obra... mas chame-a já, para o tipo começar a obra de novo. pode pagar mais um pouco do que estava previsto, mas fica sossegado.
    • ng3
    • 9 maio 2009

# 134

a questão é para produzir cerca de 800 kg de betão que os construtor diz que não chega a meio metro cubico na auto betoneira deve ser metade areia e metade brita a auto betoneira tem uma caçamba que eles enchem leva cerca de 22 baldes de areia deculpem o termo mas nas obras a massa fazsse a balde, mas os 22 baldes é mistura pois ele compra a areia misturada com a pedra é um fornecedor que lhe fornece assimparece que já bem calibrada, se abetoneira leva 3 caçambas cheias 66 baldes em linguagem de obras, mais 3 sacos de cimento, penso que os sacos de cimento neste momento tem 35kg ou 40 não sei ao certo sei que ele encheu a placa da garagem que tem, uma área de 51 metros quadrados juntamente com as vigas que tinham 30 por 50 e tarugos incluidos e gastou 2 paletes de cimento, que tb não sei ao certo quantos sacos de cimento tras cada palete, confrontado com algumas das questões que os amigos me tem esclarecido aqui no foram que desde já agradeço, ele continua a reiterar e afirmar que o betão está a ser bem produzido...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
    • ng3
    • 9 maio 2009

# 135

ainda outra questão é gostaria que me explicassem se alguém souber, como é feito betão de limpeza e em que consiste, qual o objectivo de o meter nas sapatas e se faz parte da dimensão da sapata???
    • ng3
    • 9 maio 2009

# 136

já agora e desculpem o estar a ser tão chato mas haverá algum tipo de teste que se possa fazer ao betão já aplicado em obra ou alguem que o faça, outra questão é no projecto fala de um teste a fazer ao terreno antes de encher com betão para ver se está firme ou não alguém me saberá explicar melhor isto obrigados.?
  12.  # 137

Colocado por: ng3já agora e desculpem o estar a ser tão chato

Está muito longe de ser chato, é um excelente exemplo do que não se deve fazer e quais as consequências disso

Colocado por: ng3ele continua a reiterar e afirmar que o betão está a ser bem produzido...

Queria que ele dissesse o quê?

Colocado por: ng3ainda outra questão é gostaria que me explicassem se alguém souber, como é feito betão de limpeza e em que consiste, qual o objectivo de o meter nas sapatas e se faz parte da dimensão da sapata???

O betão de limpeza é um betão pobre em cimento, que leva apenas 150kg de cimento por m3, que se aplica em cima do terreno, após a escavação, de forma a criar uma base regular para a montagem das armaduras das sapatas e vigas de fundação e ao mesmo tempo evitar o contacto do betão das sapatas com os terrenos.

Como geralmente após as escavações, aquilo fica com muito mau aspecto, ao aplicar-se o betão limpeza, parece que fica limpo, dai o nome.

Exemplo 1

Colocado por: ng3já agora e desculpem o estar a ser tão chato mas haverá algum tipo de teste que se possa fazer ao betão já aplicado em obra ou alguem que o faça

Existem laboratórios para isso, terá de provocar na sua zona, mas esses testes costumam-se fazer aquando da execução do betão, seja através do ensaio de abaixamento de betao, seja através da execução de provetes,

Veja na http://www.apeb.pt/ em ensaios
    • ng3
    • 9 maio 2009

# 138

em relação ao teste a fazer ao terreno para ver se está no firme depois de abrir as sapatas é que eu acho que o terreno não está no firme e tenho medo que a casa rache mais tarde por este problema.?
  13.  # 139

Colocado por: ng3m relação ao teste a fazer ao terreno para ver se está no firme depois de abrir as sapatas é que eu acho que o terreno não está no firme e tenho medo que a casa rache mais tarde por este problema.?
    Isso é que já me ultrapassa, embora não se deva assustar muito, Essa nota é uma nota tipo que os projectistas metem em todos os projectos para se safarem de responsabilidades, ao que os donos de obra também não estão isentos de culpa, pela falta dos estudos geotécnicos
  14.  # 140

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: ng3e dei 25 % do valor da construção

Ora aí está... Já o "amarrou"!
    Esse não é vigarista de primeiras nupcias... Já sabe o que anda a fazer...

Fogo... tanto dinheiro dado assim logo à cabeça... por incrivel que seja eu tive um artista que me pediu 30% logo na assinatura do contrato ... dassss

Espero que corra tudo pelo melhor, mas pelo que tens por aqui relatado, vais ter uma tarefa bem penosa pela frente...

Um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/

0.0402 seg. NEW