Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

já agora e desculpem o estar a ser tão chato mas haverá algum tipo de teste que se possa fazer ao betão já aplicado em obra ou alguem que o faça

Faça carotes nos elementos já betonados e leve ao laboratório.

http://www.oz-diagnostico.pt/fichas/1F%20008.pdf
  2.  # 142

Colocado por: ng3a questão é para produzir cerca de 800 kg de betão que os construtor diz que não chega a meio metro cubico
    Mau! Agora fui eu que andei a meter os pés pelas mãos (misturei 800kg com 800litros)! :)
    A densidade do betão é de cerca de 24kN/m3, portanto 800kg/2,5=320litros.

Basta multiplicar aqueles valores para 1m3 por 0,32. Portanto: 310x0,32=100kg de cimento; 1,5m3 x0,32= 480litros de areia e brita.

Mas, se ele meteu 3 sacos (120kg) de cimento, para manter as proporções deveria colocar 720litros de areia e brita.
    Há baldes de vários tamanhos, mas usam-se mais os de 5 e de 10litros. Suponho que ele use o de 10 (porque 66x10=660).

O que quer dizer que ele pode não andar nada longe das proporções correctas para ter um B20. Mas isso só se sabe mesmo fazendo um ensaio (faça uns cubinhos com 20x20x20 com tábuas de madeira, encha-os de betão, siga as regras e envie-os para um laboratório).
    • ng3
    • 9 maio 2009

# 143

obrigado Luis isso é que eu queria saber mas ainda vou aprofundar mais a minha pesquisa.
    • ng3
    • 10 maio 2009

# 144

então e onde posso encontrar essa tabela do abaixamento do betão para fazer o teste na obra.?
  3.  # 145

• ng3
    • 11 maio 2009

# 146

queria por favor se me sabem explicar onde identifico no projecto as vias que leva cada lage ou placa, o tipo de viga e se leva uma ou duas a par, onde estará isso especificado.
  4.  # 147

Boas

No desenho que apresentou tem o que procura:
    LP1 SPRAL B3 - BL 48x20-25: LP1 - referência da laje no desenho; SPRAL - fabricante; B3 - tipo de vigota (pode ver as características no site da SPRAL); BL 48x20-5: abobadliha com 48 cm x 20 cm (altura) e camada de betão com 5 cm.
    LP2 SPARL B4 - BL33x20-25: B4 - tipo de vigota ; BL 48x20-5: abobadliha com 33 cm x 20 cm (altura) e camada de betão com 5 cm.
    As vigotas variam no nº e/ou espessura dos varões da armadura.

cumps

José Cardoso
  5.  # 148

Boas

Faltou isto: CQ 38 - malhassol a aplicar.

cumps
    José Cardoso
    • ng3
    • 11 maio 2009

# 149

e como sei se são implantadas 2 a 2 ou 1 a 1.???
  6.  # 150

boas

Nunca trabalhei com material da SPRAL, mas penso que as lajes são com vigota simples. Se fossem duplas, seria qualquer coisa como 2B3 - BL 48x20-25 ou B3B3 - BL 48x20-25. O uso do 2 ou a repetição do tipo de viga indicam vigota dupla (ou 3 B3 ..... para vigota tripla).

cumps
    José Cardoso
    • ng3
    • 11 maio 2009

# 151

obrigado caro amigo agora estou esclarecido.
    • ng3
    • 11 maio 2009

# 152

só mais uma questão como consigo destingir se a vigas são realmente b3 ou não quais as propriedades e referencias que terei que observar averá algum sitio ou site onde possa consultar esses dados técnicos.
  7.  # 153

Boas

http://www.spral.pt/
    Registe-se e terá acesso às características de todos os elementos.

cumps
    José Cardoso
    • ng3
    • 11 maio 2009

# 154

qual a melhor forma de isolar as paredes que ainda estão em bloco, e betão das bigas para poder encostar a terra, mas para não ter problemas de infiltração de agua e humidade mais tarde, qual o melhor produto estou a pensar em serzitar e meter uma tela preta que existe com umas bolhas. será que vai ser fiabel.
  8.  # 155

ng3,

Parece que o seu projecto vai sendo definido com a execução...
    • ng3
    • 11 maio 2009

# 156

pois tenho de ver qual o melhor produto não vá o construtor meter para lá uma lixeira esse é o meu medo.
  9.  # 157

Na volta você gasta o dinheiro, dá-lhe o bom para ele pôr e ele aplica o da treta e guarda o bom para outro cliente ou para ele mesmo.

Esse seu empreiteiro pelo que tenho lido, é realmente um verdadeiro artista, já pensou falar com um advogado e fazerem uma denúncia, de forma a que ele tenha de refazer as coisas como devem ser, e contratar alguém para lhe fiscalizar a obra?

Você em conjunto com o advogado, como quem não quer a coisa, investigam se ele tem as coisas em nome dele etc, de forma a quando fizerem a denúncia a coisa ser rápida para ele não conseguir mudar as coisas de nome e poderem assim recuperar aquilo que pagou, ou em alternativa deitar abaixo o que está mal e fazer de novo, acho que mais vale prevenir já, do que mais tarde vir a lamentar não o ter feito.

Mas é consigo, acho bem que queira saber como as coisas se processam etc, e acho que deve saber, mas também acho que deve ter alguém de confiança á frente disso, afinal é você que para lá vai morar.

Cumps
  10.  # 158

Colocado por: ng3qual a melhor forma de isolar as paredes que ainda estão em bloco, e betão das bigas para poder encostar a terra, mas para não ter problemas de infiltração de agua e humidade mais tarde, qual o melhor produto estou a pensar em serzitar e meter uma tela preta que existe com umas bolhas. será que vai ser fiabel.

Veja aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/1690/isolamento-da-cave/#Item_48
  11.  # 159

Para se fazer teste ao betão temos que ter alguns cuidados em atenção??
    É que o empreiteiro diz que os cubos tem que ficar imersos em água para fazer os testes...
    Será???
    E quanto tempo tenho para fazer os testes aos cubos de betão???
  12.  # 160

O betão deverá permanecer nos moldes pelo menos 16 horas e não mais de 3 dias a uma temperatura de cerca de 20 a 25 graus. Depois de desmoldado deve então ser submerso em agua ou guardado num ambiente bastante húmido.

0.0301 seg. NEW