Iniciar sessão ou registar-se
    • smb
    • 26 abril 2009 editado

     # 1

    vou construir em breve a minha casa , o meu terreno e um lote com 22m de frente por 35 de comprimento mas tenho que deixar 5 metros de cada lado so posso fazer uma frente da casa com 12 metros, gostaria que me dessem a vossa opiniao da minha planta da casa.
      planta da casa.jpg
  1.  # 2

    Pelo que estou a entender vai construir uma moradia num lote de terreno integrado num loteamento. Certo?!
    Quando menciona que tem de deixar 5 metros de afastamento nas laterais tal resulta da lei para que possa construir janelas nessas laterais (ou vãos de abertura em zonas que não sejam só de passagem tipo vão de escadas). Ou seja, para poder ter janelas em compartimentos considerados habitáveis (quartos, salas, cozinhas, casas de banho) tem de cumprir o afastamento legal de 5 metros em relação aos lotes adjacentes. Quanto à sua planta seria importante ter uma orientação solar (saber onde é o Norte, Sul, Nascente, Poente). Não será fácil efectuar comentários acerca da planta da sua casa pois essa escolha é sempre pessoal. O que pretendo dizer é que a forma como as divisões estão dispostas terão sempre de obedecer ao critério de qual a utilização que as pessoas que lá vão habitar darão às mesmas e isso é sempre muito pessoal.
    • smb
    • 26 abril 2009

     # 3

    o lado norte e o lado do quarto e a sala fica a sul sul
  2.  # 4

    Normalmente as divisões a Norte são mais frias o que deverá levá-lo a equacionar as questões do aquecimento no Inverno. As divisões a Sul costumam ser mais temperadas.
  3.  # 5

    Essas escadas, enclausuradas... sobem ou descem?
    Se sobem, é para um 1º andar habitável? ou para um sotão?
    A zona de distribuição.. também resolveria de outra forma, em conjunto com a entrada da sala...

    Tenho as minhas dúvidas quanto à entrada da sala...
    Também lhe digo, se colocar a TV, ao lado da lareira.. com esssa janela de frente.. só vai ver reflexos(ou fecha a janela)
    Esses sofás desenhados, estão a induzir em erro, estão demasiado pequenos para sala parecer maior...
    • smb
    • 27 abril 2009

     # 6

    as escadas sobem para o sotao e tambem descem para a cave e em principio vao ficar abertas ,eu tambem gostava de mudar a lareira para outro sitio pois a minha ideia era por a parede de sala e da cozinha com porta de correr ou meia parede,mas na parede oposta a lareira e onde apanho mais sol, quanto a entrada para a sala nao e para levar porta,a sala tem a mesma area da cozinha tem a mesma
  4.  # 7

    Na minha opinião penso que ficaria bem uma casa de banho a substituir a lavandaria. Assim os convidados e mesmos os residentes da casa evitam de ir á zona privativa (quartos) para ir á casa de banho.
    O que acham?
    • smb
    • 27 abril 2009

     # 8

    em relaçao a uma possivel casa de banho no lugar da lavandaria eu tambem acho uma boa ideia mas depois ficaria sem arrumos embora a casa tenha cave ampla e sotao amplo
    • GA
    • 28 abril 2009

     # 9

    A mim parece-me que talvez se pudesse dar outra solução à entrada para a lavandaria, uma vez que tem a porta na zona mais social da casa... não sei bem como seria melhor mas na minha opinião esse é um aspecto importante a ponderar.
  5.  # 10

    Boas,
    eu como utilizador acho que deve sempre haver uma casa de banho perto da entrada.
    Normalmente quando chegamos a casa, ja vamos sempre "no limite" se é que me entendem...
    • GA
    • 29 abril 2009

     # 11

    Ideia: porque não ligar a cozinha/copa à sala de jantar?
    • smb
    • 8 maio 2009

     # 12

    a ideia de ligar a sala em principio iremos faser para ver se ficara bem e o recuperador ira para o canto da escada
  6.  # 13

    tinha em atenção a entrada a da sala que está riscada, não parece bem resolvido
    • smb
    • 12 maio 2009

     # 14

    fiz algumas alteraçoes e estou a pensar por uma porta grande na sala de acesso a cozinha e tambem deixar as escadas abertas (escadas de acesso a cave e ao sotao).
  7.  # 15

    Colocado por: smbfiz algumas alteraçoes e estou a pensar por uma porta grande na sala de acesso a cozinha e tambem deixar as escadas abertas (escadas de acesso a cave e ao sotao).


    assim está melhor sim, e sim como já se disse deixe as escadas livres, sim, em habitação unifamiliar não é obrigatório o enclausuramento da caixa de escadas, salvaguardando porta cf na cave,
    o acesso da sala à cozinha tem de ser mesmo uma opção sua, se estiver lá não vejo problemas também.
    fernando gabriel arq.
  8.  # 16

    Boas, já agora Sr. fernando gabriel ou outro participante, podia dar uma opinião sobre esta planta para uma moradia térrea, já agora podiam dar-me uma solução para colocação de recuperador de calor na sala. Obrigado a todos os participantes pela ajudam que têm dado.
  9.  # 17

    Colocado por: ViegasBoas, já agora Sr. fernando gabriel ou outro participante, podia dar uma opinião sobre esta planta para uma moradia térrea, já agora podiam dar-me uma solução para colocação de recuperador de calor na sala. Obrigado a todos os participantes pela ajudam que têm dado.
    Desculpem esqueci-me de colocar o ficheiro com a respectiva planta.
  10.  # 18

    Colocado por: Viegas
    Colocado por: ViegasBoas, já agora Sr. fernando gabriel ou outro participante, podia dar uma opinião sobre esta planta para uma moradia térrea, já agora podiam dar-me uma solução para colocação de recuperador de calor na sala. Obrigado a todos os participantes pela ajudam que têm dado.
    Desculpem esqueci-me de colocar o ficheiro com a respectiva planta.


    User viegas
    eu posso dizer-lhe que tem ai um erro grave não há problema, o corredor de área semi privada, dos quartos, desenboca no hall sem nenhuma separação, mas tem ai outros pormenores deficientes que podiam ser pensados.
    mas contrate um bom arquitecto mas bom mesmo, estar a fazer plantas com ideias sobre outra planta já defecientemente elaborada, dá sempre problemas no final, não só funcionais mas economicos.
    cumps
    fernando gabriel arq.
  11.  # 19

    Obrigado. Sr. Fernando, mas foi um arquitecto que fez esta planta, o que o Sr. vê ai fui eu que alterei essa zona porque quis que o arquitecto colocasse uma despensa ao lado da cozinha, nessa zona estava só o escritório, mas foi o meu arquitecto que desenhou, eu não fui buscar a planta noutra pessoa, é a planta que o arquitecto desenhou para a minha futura casa. Já agora podia indicar os pormenores deficientes para puder corrigi-los. Agradecia se pudesse ajudar, Obrigado.
  12.  # 20

    Viegas

    Não é costume da minha parte um comentário assim mas, tem a certeza que ele é arquitecto?
    Espero que não leve a mal mas realmente até a qualidade do desenho em si é duvidosa.
 
0.0242 seg. NEW