Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: marcoaraujoCai em média 1 ºC a cada 6 horas.


    Na minha cai 1º a cada 12
  2.  # 2

    Colocado por: ultrahipermegaSegundo a marca só consegue aquecer 387 m3 e você está a aquecer 480.


    As médias reportadas pelas marcas são para casas com eficiência B-
    A minha é A+.
  3.  # 3

    Colocado por: ultrahipermega

    Na minha cai 1º a cada 12


    Parabéns.
  4.  # 4

    Colocado por: marcoaraujoA minha é A+.


    A sua é A+ e perde um grau a cada 6h, a minha é A+ e perde 1º a cada 12....

    Quantos elementos tem a instalação?
  5.  # 5

    Colocado por: ultrahipermega

    A sua é A+ e perde um grau a cada 6h, a minha é A+ e perde 1º a cada 12....

    Quantos elementos tem a instalação?


    Já lhe tinha dado os parabéns homem. Quer uma taça?
    A minha perde 4 ºC em 24 porque abro as janelas 3 horas por dia para ventilar...
    92 elementos.
  6.  # 6

    Não quero taça nenhuma, apenas á coisas que não fazem sentido, apenas isso...

    A sua moradia tem estudo térmico?

    Edit: que radiadores tem?
  7.  # 7

    O que é que não lhe faz sentido?

    Há uma fórmula fixa para isto:

    A = área das superficies em contacto com o exterior (janelas, paredes, pavimento e tecto) em m2
    U = coeficiente de transmissão térmica em W/m2ºC
    Δ = (temperatura pretendida no interior de casa, tipicamente 20 ºC) - (média das temperaturas mínimas no exterior no mês de Janeiro em ºC)
    ηc = rendimento da caldeira (tipicamente superior a 90% para pellets e superior a 70% para lenha)
    ηv = rendimento do sistema de VMC (0% se não existir VMC)
    Pd = pé-direito da casa
    Ap = área útil da casa
    Pv = perdas por ventilação
    Pc = potência da caldeira

    Pv = [Ap x Pd x Δ x (1 - ηv)] / 3

    Pc = [Pv + (A x U x Δ) x (1 + 10%)] / ηc


    Vou-lhe dar o meu caso pessoal:

    A = 422 m2
    U = 0.7 W/m2ºC
    Δ = 18 ºC (21 ºC dentro de casa e 3 ºC no exterior)
    ηc = 95%
    ηv = 0% (não tenho VMC)
    Pd = 3 m
    Ap = 140 m2
    Pv = perdas por ventilação
    Pc = potência da caldeira

    Pv = [Ap x Pd x Δ (1 - ηv)] / 3 = [140 x 3 x 18 x (1 - 0)] / 3 = 2520 W

    Pc = [Pv + (A x U x Δ) x (1 + 10%)] / ηc = [2520 + (422 x 0.7 x 18) x (1 + 10%)] / 95% = 8809 W


    Volto a perguntar, qual a dúvida?
  8.  # 8

    E qual a potencia dos radiadores?
  9.  # 9

    Colocado por: ultrahipermegaE qual a potencia dos radiadores?
    no minimo

    Colocado por: marcoaraujo8809 W
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  10.  # 10

    Colocado por: ultrahipermegaE qual a potencia dos radiadores?


    12 kW mais coisa menos coisa (mas limitados a 9kW que é o que a caldeira está a debitar).
  11.  # 11

    Como sou do alto Minho fui dar uma fugida a Espanha e nas marcas que expressei os preços andam ela por ela, em alguns casos mais baratos em Portugal. Em Espanha num local aconselharam EasyPell /Okofen ( parece boa mas muuuuuito caro) e Edilkamin.

    Tenho queda pela Bronpi Hydropolar. Alguém tem experiência? Como posso ter controlo desde dentro da moradia (instalação da caldeira num anexo no exterior)?
    •  
      TomP
    • 26 fevereiro 2016

     # 12

    12KW e pouco pois esta a esquecer o AQS se for um deposito de 300l ja da para imaginar o tempo que demora a aquecer o deposito e depois a casa, mas isto é a minha opiniao.

    eu tenho uma de 30kw de marca portuguesa e estou satisfeito
  12.  # 13

    Colocado por: TomP12KW e pouco pois esta a esquecer o AQS se for um deposito de 300l ja da para imaginar o tempo que demora a aquecer o deposito e depois a casa, mas isto é a minha opiniao.

    eu tenho uma de 30kw de marca portuguesa e estou satisfeito
    as bombas d calor de aqs quantos kw têm?
  13.  # 14

    Colocado por: Sergio Rodriguesas bombas d calor de aqs quantos kw têm?


    Entre 10 a 15 watts por cada litro do depósito.
  14.  # 15

    entao 12kw chega para aquecer a agua e climatizar uma casa ou nao?
  15.  # 16

    Confesso que não tinha reparado no pormenor de que a cadelira deveria servir também para AQS.

    300 litros parece-me exagerado. Neste caso (casa de 160m2 com isolamento fraco), um depósito de 200 litros e uma caldeira de 15 kW chega perfeitamente.
    Se o isolamento da casa for bom, 12 kW chegam.
  16.  # 17

    Colocado por: marcoaraujo

    Entre 10 a 15 watts por cada litro do depósito.


    Não é o depósito que deve ter "x" litros por cada "kW" de potência das máquinas?

    De qualquer maneira, gostei dos seus dimensionamentos lá atrás, temos que saber o que estamos a falar. Detesto falar com algum representante duma marca e depois das continhas feitas a demonstrar que precisamos de "x" kW de potência no aquecimento, lá vêm eles com a lenga-lenga de "pela minha experiência, para essa área são precisos Y kW". Estes X ou Y kW dependem de muita coisa, desde os isolamentos das paredes, pisos, tectos, caixilhos, ventilação, exposição solar, etc. E isto pode ser quantificado e se pode ser quantificado, podemos ter uma noção das necessidades de aquecimento efectivas daquela habitação em específico, sem ter que andar a recorrer a fórmulas empíricas de correlação kW/m2.
  17.  # 18

    Hoje por mero acaso encontrei um instalador e recomendou-me uma Pereko multi combustivel, e falou-me para optar por caroço de azeitona. Alguém conhece?


    Caldeira Biomassa PerEko KSR 25
    Caldeira de Biomassa de construção robusta e versátil, preparada para a queima de diversos combustíveis de forma automática, com sistema de controle inteligente Logic de muito fácil utilização.

    Medidas mm:
    Altura - 1550
    Largura - 450+700
    Profundidade - 520+150
    Escape - 140x140
    Potência - 25 Kw

    Preço: 3.591,60 €
  18.  # 19

    Colocado por: cerbeirafalou-me para optar por caroço de azeitona. Alguém conhece?


    Se optar por caroço de azeitona, a manutenção da Caldeira tem de ser semestral. Se for pellets é anual.
  19.  # 20

    Colocado por: Skinkxlá vêm eles com a lenga-lenga de "pela minha experiência, para essa área são precisos Y kW"


    Quase todos os instaladores usam a chapa 5: 100 kW/m2. Para eles é sempre este o valor independente do tipo de casa. Há alguns que usam umas folhas de Excel feitas pelos fabricantes que também acaba por ser chapa 5
    Concordam com este comentário: jorgealves, Skinkx
 
0.0303 seg. NEW