Pretendo efectuar remodelação na minha cozinha. Problemas: Toda a gente que conheço troca a chaminé tradicional (que ainda tenho) por exaustor. Como ficamos, em termos de gastos energéticos? Segurança? O empreiteiro falou que teria também de trocar o meu esquentador por um inteligente com turbina para expelir os gases...é assim? Agradeço que me ajudem
Os esquentadores modernos detectam acumulação de gases... e desligam! O que é óptimo a meio de um duche... :-) Se o esquentador for ventilado, evita esse problema.
As chaminés tradicionais funcionam por ventilação natural. A extracção depende da altura da chaminé (a do r/c deveria ter melhor tiragem que a do último andar). O consumo dos exaustores é bastante baixo, e só ocorre durante curtos períodos de tempo. A única precaução é lavar os filtros metálicos de vez em quando (geralmente podem ir directamente para a máquina de lavar).
Tem é de tomar algumas precauções na ligação do esquentador E do exaustor ao furo da antiga chaminé porque, em geral, não cabem lá os tubos dos dois equipamentos. É preciso evitar que o funcionamento do exaustor impeça os gases do esquentador de sairem (... apesar de, até hoje, você nunca se ter preocupado com os gases do esquentador, agora que está avisada não vale a pena continuar a correr riscos).
Já agora: o seu empreiteiro está certificado para instalações de gás (isto é, pode assinar termos de responsabilidade?)? É que convém...
Estou a pensar colocar um exaustor na minha nova cozinha, além de já ter experiência com a chaminé tradicional, nesta, o único senão é quando faço "sopa" por exemplo, começa a pingar água dos vapores, e claro, se fritar peixe o cheiro ficará espalhado por toda a casa o que não irá acontecer na nova cozinha já que cozinharei esse tipo de fritos numa churrasqueira. Será mais fácil limpar pingos de vapor ou os filtros cheios de gordura do exaustor?