Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

decidi mudar as minhas lâmpadas florescentes da cozinha por lâmpadas tubulares LED.
    foi-me me dito na loja que bastava mudar o arrancador e estava a funcionar.
    uma lâmpada deixou de trabalhar passado uma hora a outra ainda aguentou umas 3 horas, mas a parte do encaixe derreteu.
    alguém já teve o meu problema?
      led.jpg
  2.  # 2

Colocado por: jorgesantosfoi-me me dito na loja que bastava mudar o arrancador e estava a funcionar.

Qual foi a loja? Por acaso não disseram que essas lâmpadas funcionam de maneira diferente?
  3.  # 3

Qual é o tipo de balastro que tem
  4.  # 4

ainda bem que ainda não mudei as da minha cozinha, era menino para ir comprar as lâmpadas e coloca-las como umas fluorescentes normais.
    • eu
    • 29 fevereiro 2016

# 5

Eu tenho esse modelo de lâmpada há uns 2 ou 3 anos e continuam a funcionar bem.

Como já lhe disseram, é preciso remover também o balastro.
  5.  # 6

se tiver balastro electonico não dá
    o melhor é ligar directo
  6.  # 7

Já foi dito. Mudando para Leds deixa de se usar arrancador balastro
  7.  # 8

Ou seja, e uma ligação directa como as outras lampadas normais certo?
  8.  # 9

Não faca isso ja pois é precisó confirmar.
    Mas pelo que ser , sim, será assim .
  9.  # 10

Colocado por: Energia LivreQual é o tipo de balastro que tem

Nenhum, funcionam diretas como as outras(E27) e tal como as outras(T8 Tubolares) tem os 2 filamentos de ambos os lados, mas so funciona se ligar pelo lado correto(deveriam ter explicado isso tudo) normalmente é o lado que tem as letras.. Pode ver isso no esquema que coloquei, que nem e o mais correto, costuma-se colocar F(Fase) e N(Neutro) ambos do mesmo lado mas nos dois filamentos diferentes do lado correto(VTAC como ja disse penso que seja o que tem as letras)..
    • tiagof
    • 29 fevereiro 2016 editado

# 11

Para além do esquema eléctrico que o ktm333 colocou, há tubulares LED em que a fase e o neutro são do mesmo lado! (são as que tenho à cerca de 1 ano sem problemas na minha cozinha - a 5,75€/cada).
    Retirei o arrancador e balastro e toca a andar!

Essas da V-TAC realmente deveria ser só trocar o "arrancador", a menos que o balastro seja electrónico e aí já não devem ser compatíveis, tal como é informado na ficha de instalação.
    http://v-tac.eu/images/protocol/T8_thermoplastic_instalation_manual.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcscarpediem
  10.  # 12

Temos que perceber que mudar o arrancador por um "shunt" ligação directa vai fazer com que tenhamos os 230v no terminal do tubo LED que é o necessário para funcionar (exceptuando balastro electrónico).
    Contudo se mantivermos lá o balastro feromagnético, temos uma bobine em série no circuito, que vai originar um consumo eléctrico, logo o LED não irá ser tão poupadinho como se gostaria.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • eu
    • 29 fevereiro 2016

# 13

Colocado por: tozepalmaContudo se mantivermos lá o balastro feromagnético, temos uma bobine em série no circuito, que vai originar um consumo eléctrico

E vão ser criados picos de tensão... eu recomendo que o balastro seja SEMPRE desligado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 14

Colocado por: euE vão ser criados picos de tensão...
    Que muitas vezes também acabam por danificar a lampada..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu

0.0147 seg. NEW