Iniciar sessão ou registar-se
    • Andi
    • 29 fevereiro 2016

# 1

Boa tarde,

Vou comprar um imóvel que espero conseguir na ordem dos 160000-170000.
    espero entrar com 50000 mil, ou seja queria pedir na ordem dos 110-120 mil ao banco.
    A minha pergunta esta na avaliação do imóvel pelo banco comparado com o que vou pedir e. Qual é a influencia de uma das hipóteses ser uma moradia com 4 anos e uma com 14 sendo que a ultima está num estado espectacular. E a eficiência da moradia , uma sendo A e a outra C e a repercussão no spread.. A influencia do valor do imóvel relativamente ao que se pede ao banco, comparado com a influencia dos ordenados das pessoas etc.
  1.  # 2

Taxa de esforço;
    Rácio F/G (Financiamento Garantia);
    Posição Financeira e envolvência com o banco;
    Inexistência de Responsabilidades no Banco de Portugal;
    Fiadores.

É apenas a minha opinião.
  2.  # 3

Quanto mais valiosa for a casa, na perspectiva do banco, melhor será o spread. Isto parece-me lógico.

O valor de uma casa é 90% localização. Uma moradia dos anos 60 em Alvalade ou num local previligiado de Belém/Restelo, com eficiencia energética E, a necessitar obras profundas custa no mínimo 600 mil euros. Dificilmente uma moradia nova nos suburbios vale isso, mesmo que cheia de luxos e com piscina, garagem para 4 carros, eficiencia A+, etc.

É assim que funciona o mercado. Não sei como funcionam os bancos neste aspecto, mas pressumo que seguem a lógica do mercado.
  3.  # 4

Posso estar enganado, mas julgo que para o banco não lhe interessa o imobiliário em si. Interessa é saber o quanto pede e se pode suportar o empréstimo. De resto a avaliação deverá ser para delimitar o montante máximo de empréstimo. A localização e estado do imobilário servem para impor esse tal limite máximo.
    Agora, o spread tem a ver com o Mercado monetário, o valor do dinheiro, o património financeiro do cliente e também o seu poder negocial.
    Concordam com este comentário: mfigu
  4.  # 5

Colocado por: vmontalvaoPosso estar enganado, mas julgo que para o banco não lhe interessa o imobiliário em si.

Eu acho que interessa. Se o titular do empréstimo e respectivo fiador entrarem em incumprimento, o banco fica com o imóvel em carteira para vender posteriormente em asta pública.

Se a localização do imóvel for boa, o imóvel vende-se com alguma facilidade e é menos uma dor de cabeça para o banco.
  5.  # 6

Colocado por: marcoaraujoEu acho que interessa. Se o titular do empréstimo e respectivo fiador entrarem em incumprimento, o banco fica com o imóvel em carteira para vender posteriormente em asta pública.
    Pois, mas o core business de um banco não é vender imóveis. Nem que seja uma mansão no centro de Lisboa ou em Cascais, em frente ao Guincho. Eles querem é que o cliente não falhe as prestações. Além de que não estou a ver como isso pode reduzir ou aumentar o spread.
    As reduções ao spread estão relacionadas com produtos bancários e/ou compras de imóveis da banca, porque eles querem é despachar os imóveis. De cada vez que alguém falha uma prestação, o banco está a perder dinheiro e não é por ficar com o imóvel que irão recuperar. Os departamentos de Contencioso e Recuperação de Crédito já têm trabalho que chegue.
  6.  # 7

Veio mesmo a calhar este link. Não referencia o valor da casa como influenciador do spread.
  7.  # 8

há tabelas fixas que definem de acordo com o valor da casa e o valor do emprestimo o spread base atribuido
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro

0.0136 seg. NEW