Iniciar sessão ou registar-se
    • pa1973
    • 1 março 2016 editado

# 1

Bom dia,

Sei que a pergunta parece estranha, mas nas discussões neste fórum sobre obter uma boa TAER frequentemente vemos referências ao rácio LTV/loan to value.

Pergunta de principiante: dado que

- cada simulação de crédito à habitação requer (isto é, assume) um certo valor de avaliação; e

- cada banco só faz a avaliação do apartamento depois de eu lhe pagar as comissões inicias

como posso eu comparar verdadeiramente as propostas dos diferentes bancos? Compensa eu próprio contratar um avaliador para avaliar a casa que quero comprar para ter uma base sólida para obter, comparar e discutir as propostas de crédito dos diferentes bancos?

Em certo sentido, penso que quando me fazem uma simulação/proposta eu não poderei nunca avaliar quão "boa" se revelará, pois é feita com base num palpite do valor de avaliação que se pode ou não confirmar depois de eu já ter pago as despesas de arranque ao banco....

Ou, de forma mais prática: quando vou a um balcão de um banco falar sobre isto e me perguntam que valor da avaliação desejo colocar, o que devo responder??
  1.  # 2

pode ver qual o valor por metro quadrado de outros imóveis na zona onde está a pensar comprar. depois cabe-lhe valorizar ou desvalorizar o seu dentro do que lhe interessa.
    por exemplo:
    negoceia um imovel de 100 metros quadrados na zona A por 500€/m2. o imóvel nao vai precisar de obras. na mesma zona vendem outros imóveis a 600€ ou 650€ por metro quadrado. quando for ao banco vai dizer que o seu imóvel vale 65000€. quando o banco faz a avaliação baseia-se sobretudo nos preços praticados na zona
    • size
    • 1 março 2016

# 3

Talvez não esteja a perceber a sua questão, mas presumo que a simulação de um empréstimo para habitação incide sobre o valor que se necessita para a aquisição e não sobre o valor da avaliação que o técnico do Banco possa dar ao prédio.
  2.  # 4

O valor da avaliação serve para o banco.determinar o valor máximo que lhe emprestará, que nada tem a ver com o preco de compra.
    Concordam com este comentário: thekillerpt, Ricardo Ferraz

0.0059 seg. NEW