Iniciar sessão ou registar-se
    • Tmvl83
    • 1 março 2016 editado

# 1

Boas pessoal

Tenho uma janela nova em alumínio com vidro duplo e de batente, virada de frente para um caudal de um o rio.
    A Janela tem cerca de um ano, e na altura mudei as janelas e caixilharia toda da casa. Foi tudo isolado como deve ser, e até a caixa do estores foi restaurado e isolada.

A verdade, é que esta janela, está situada no meu quarto, onde durmo eu e a minha mulher, quarto esse que tem paredes meias com o WC. Portanto de um lado a dita janela, no outro a porta e WC.

A base da janela é pedra mármore, e tenho reparado que com este tempo de frio, quando acordo tenho água a escorrer pela parede, estando a janela toda molhada.

Gostaria de saber o que posso fazer para remediar o assunto.

(Mal possa, meto uma fotografia do local)
  1.  # 2

2.  # 3

há já carradas de topicos sobre este assunto
    mais uma vez, precisa de ventilar a casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tmvl83
    • Tmvl83
    • 1 março 2016 editado

# 4

Colocado por: fernandoFerreirahá já carradas de topicos sobre este assunto
    mais uma vez, precisa de ventilar a casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tmvl83

Apesar de tudo o que já pesquisei, a minha dúvida será sempre a seguinte:

- A condensação só existe durante a noite, em noites frias de preferência, com 2 pessoas presentes no quarto.

Sendo a ventilação a solução (durante o dia, o quarto costuma ter uma outra janela aberta, para ventilar), como evito esta condensação nocturna, se com este frio é impensável ter janelas abertas?

(De referir que moro num 6ºandar e último do prédio)
  3.  # 5

mete uma grelha de admissão de ar, auto-regulável.
    complementa com um sistema de extracção na casa de banho. ligado com programador horário.

ou pode meter um sistema de insuflação de ar, que pode ser complementado com uma bateria de pré-aquecimento do ar

ou VMC com recperação de calor

tudo depende de quanto quer gastar e do conforto térmico que quer ter. nas condições que está agora, até pode ter conforto térmico, mas tem concerteza má qualidade do ar interior.
    Concordam com este comentário: Minimal
  4.  # 6

Compre um desumidificador.
    Concordam com este comentário: eu, alfalino
  5.  # 7

Colocado por: fernandoFerreiramete uma grelha de admissão de ar, auto-regulável.
    complementa com um sistema de extracção na casa de banho. ligado com programador horário.

ou pode meter um sistema de insuflação de ar, que pode ser complementado com uma bateria de pré-aquecimento do ar

ou VMC com recperação de calor

tudo depende de quanto quer gastar e do conforto térmico que quer ter. nas condições que está agora, até pode ter conforto térmico, mas tem concerteza má qualidade do ar interior.

Morando num prédio, como insiro uma grelha de admissão de ar ou algo do género, tendo em conta que vou fazer uma abertura para o exterior do prédio?
    E instalando isso, não tem o mesmo efeito que deixar por exemplo uma janela do quarto aberta?

E já agora, em que parede instalo?

Ou estou redondamente enganado...???

Colocado por: LuisPereiraCompre um desumidificador.
    Concordam com este comentário:eu

Desumidificador não resolver o meu problema, mas sim "reparar" o estrago que acontece durante a noite.
    Tem que ser algo silencioso e contínuo.

Aqui vai o esquema do quarto.
      Quarto.jpg
  6.  # 8

meta foto da janela
    por dentro e por fora, junto à cx de estore
  7.  # 9

Colocado por: fernandoFerreirameta foto da janela
    por dentro e por fora, junto à cx de estore
      Screenshot_2016-03-01-17-07-46.png
  8.  # 10

1
      Screenshot_2016-03-01-17-07-35.png
  9.  # 11

2
      Screenshot_2016-03-01-17-07-31.png
  10.  # 12

3
      Screenshot_2016-03-01-17-07-27.png
  11.  # 13

4
      Screenshot_2016-03-01-17-07-22.png
  12.  # 14

Alguma ideia agora?
  13.  # 15

A Grelha de admissão de ar, pode ser aplicada no proprio perfil da Caixilharia, ou na Caixa de estore (na parede interior da mesma, ou na tampa de madeira).
    • Tmvl83
    • 1 março 2016 editado

# 16

Será uma solução que resolva o problema? Não irá põr o ar do quarto mais frio?
    Já agora algum modelo que se recomende e onde comprar?
    • eu
    • 1 março 2016

# 17

Colocado por: Tmvl83Sendo a ventilação a solução (durante o dia, o quarto costuma ter uma outra janela aberta, para ventilar), como evito esta condensação nocturna, se com este frio é impensável ter janelas abertas?

A melhor solução é o desumidificador. Abrir grelhas é uma má solução, porque vai arrefecer imenso o quarto.

Se dormirem com a porta do quarto aberta, também ajuda a reduzir a condensação.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  14.  # 18

Volta e meia abro uma das janelas durante a noite e a porta está sempre aberta, mesmo por esse proposito. A verdade é que acordo de manha e lá tenho a dita janela a pingar.

Como é que um desumidificador vai ajudar?
    E como lhe dou utilidade? Deixa lo ligado enquanto vou trabalhar e desligar enquanto durmo?
    • eu
    • 1 março 2016

# 19

Colocado por: Tmvl83Como é que um desumidificador vai ajudar?

Vai reduzir a humidade relativa do ar, que é um fator crucial na condensação.

Uma pergunta: falou num WC... presumo que tomam lá banho. E depois do banho, como retiram o vapor de água do WC? Depois dos banhos deixam a porta do WC aberta?
  15.  # 20

Colocado por: eu
    Vai reduzir a humidade relativa do ar, que é um fator crucial na condensação.

Uma pergunta: falou num WC... presumo que tomam lá banho. E depois do banho, como retiram o vapor de água do WC? Depois dos banhos deixam a porta do WC aberta?

Durante o banho, tenho sempre um extractor ligado e a porta depois fica sempre aberta. Duvido que seja por ai, porque das 2 janelas como mostro no esquema, só acontece numa janela, que por coincidencia eu durmo virado para ela e fica de frente para uma zona de mar, logo ponto fulcral de humidade.

Além de diminuir o estrago, quero uma solução para eliminar definitivamente o problema.
    Isto é, aquela janela deixar de condensar...

Pladur e isolamento da pedra é viável???

0.0245 seg. NEW