Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 2 março 2016

# 1

Colocado por: fernandoFerreiraesta geringonça que o Anonimo16062021 Postou, não tem nada a ver com a que eu meti foto, é muito mais avançada.
    no fundo é um permutador de calor. tem uma ventoinha que extrai ar para o exterior, aquecendo um elemento em ceramica, depois passado um determinado tempo, inverte o fluxo de ar, insuflando ar da rua para o interior da casa, ar esse que vai ser aquecido quando passar no elemento de ceramica. e este processo repete-se.
    tem uma recuperação de energia na ordem dos 80%, o que é muito bom. e um consumo electrico bastante baixo.

Ainda bem que alguém explicou...

Assim sendo, é uma geringonça útil, de facto...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  1.  # 2

Colocado por: euAinda bem que alguém explicou...

fui googlar.... :) também não conhecia esta geringonça
    • eu
    • 2 março 2016

# 3

Colocado por: Anonimo16062021Como o Fernando se deu ao trabalho de pesquisar na net para saber o verdadeiro funcionamento da tal geringonça o caro eu também o poderia ter feito..ou acha que não?

Custava muito escrever uma frase a dizer que a geringonça recuperava alguma energia térmica?
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  2.  # 4

a geringonça tem mesmo boa pinta. presumo que deverá ser instalada em wc's e quartos certo?
    haverá uma alternativa em moeda portuguesa ? (mais barata? :D)
  3.  # 5

Colocado por: thekillerpta geringonça tem mesmo boa pinta. presumo que deverá ser instalada em wc's e quartos certo?

Quartos e sala
  4.  # 6

Colocado por: Anonimo16062021
    A tal geringonça catita é mais que uma simples grelha
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu
      WP_20160302_17_35_21_Pro.jpg

Site em ingles:

http://www.marley-germany.com/en/products/ventilation/fresh_air_heat_recovery_unit/index.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  5.  # 7

Colocado por: Tmvl83Eu simplesmente falando em grosso modo, quero acordar no meu quarto e não ter aquela janela a pingar.
    Lembrem se que tenho outra janela na mesma divisao como mostra o esquema, e nada acontece, pq fica virada para uma varanda.
    Esta que dá problemas, fica virada para uma zona de mar, logo muita humidade. Apenas quero dormir, fechar as janelas e estores, mesmo estando -10 graus na rua, e a janela nao condensar.
    Uma solução eficaz, pq trocar janela ou a pedra não é possivel de momento.
    De salientar que a janela tem um ano...
    Em princípio, a humidade que lhe aparece na pedra de peito nada tem a ver com o facto de estar virada para a humidade do mar ou para a secura da terra. A humidade que condensa na pedra de peito está DENTRO DE CASA.
    Condensa mais do lado que está mais exposta ao FRIO.
    Portanto, como disse anteriormente:
    - ou trata da ponte térmica (isolamento),
    - ou evita que haja demasiada humidade relativa dentro do quarto (desumidifica, areja, aquece).
    Concordam com este comentário: eu, Bricoleiro, Raquek, Tmvl83
  6.  # 8

Como o Fernando se deu ao trabalho de pesquisar na net para saber o verdadeiro funcionamento da tal geringonça o caro eu também o poderia ter feito..ou acha que não?Querem a papinha toda feita não é?

Se não se vende cá, não adianta muito ter a Cerelac no prato....
  7.  # 9

Claro que não me custava nada escrever uma frase ou duas a dizer o verdadeiro funcionamento da dita cuja..só não o fiz pelo facto de o eu mais o bricoleiro entrarem logo a pés juntos após quando postei a foto..só por isso nada mais..hoje estou com a telha toda:-))

Pois concordo mais que você está com a telha toda, mesmo.
    Em primeiro lugar não percebo alemão, em segundo lugar só fiz uma pergunta, não é o que se faz neste fórum para aprender?
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  8.  # 10

Quantos quer,quantos quer?

Quanto custa, quanto custa? :)

Se você me tivesse explicado como fez o forista na página atrás, eu seria o primeiro a dizer que a geringonça é boa e útil. Só é pena não haver por terras de D. Afonso Henriques.
  9.  # 11

Ós gajos sportinguistas não tenho lá assim muita pachorra para ensinar seja o que for 😁

Já podia ter dito, não lhe volto a perguntar mais nada.

Eu felizmente, sei separar o tópico do futebol dos outros temas, mas isso sou eu.
    • Tmvl83
    • 3 março 2016 editado

# 12

Colocado por: Luis K. W.Em princípio, a humidade que lhe aparece na pedra de peito nada tem a ver com o facto de estar virada para a humidade do mar ou para a secura da terra. A humidade que condensa na pedra de peito está DENTRO DE CASA.
    Condensa mais do lado que está mais exposta ao FRIO.
    Portanto, como disse anteriormente:
    - ou trata da ponte térmica (isolamento),
    - ou evita que haja demasiada humidade relativa dentro do quarto (desumidifica, areja, aquece).
    Concordam com este comentário:eu,Bricoleiro,Raquek,Tmvl83

Como trato efectivamente a ponte térmica?

Já agora e com a curiosidade deste aparelho que colocaram aqui, onde é que o colocaria? Na janela que dá para a varanda?
    É que não me estou a ver fazer um buraco na parede do prédio e depois ver-se no lado de fora do prédio.
  10.  # 13

Colocado por: Tmvl83Já agora e com a curiosidade deste aparelho que colocaram aqui, onde é que o colocaria? Na janela que dá para a varanda?

sim seria o local ideal
    e a cerca de 2 metros de altura

quanto à ponte térmica, pode ser tratada isolando pelo interior.... mas onde é que condensa? é no Vidro? é no Caixilho? ou é na pedra? ou nos 3?
  11.  # 14

Colocado por: fernandoFerreira
    sim seria o local ideal

quanto à ponte térmica, pode ser tratada isolando pelo interior.... mas onde é que condensa? é no Vidro? é no Caixilho? ou é na pedra? ou nos 3?

Colocado por: fernandoFerreira
    sim seria o local ideal

Condensa no caixilho, que por sua vez escorre para a pedra e vai parede abaixo até ao rodapé.
    No vidro nada de humidade.

(Tenho reparado, que se deixar um pouco dos estores abertos (e não são térmicos), não tem criado humidade no caixilho. Pode não estar agora umas noites mais frias, mas que tem tido esse efeito)
  12.  # 15

provavelmente é caixilho sem Corte Térmico.

a solução é baixar a humidade do ar. as várias opções, já foram aqui faladas
    • eu
    • 3 março 2016

# 16

É de aproveitar estes dias quentes e com baixa humidade para ventilar bem as casas, abrindo todas as janelas durante o dia.
  13.  # 17

Deve ser, apesar de todas as janelas que tenho, incluindo a outra que tenho no quarto, nada acontecer.
    Sendo assim das 2 uma:
    - Ou meto uma grelha de ar na caixa de estores;
    - Ou meto aquela geringonça na parede.

Correcto?
  14.  # 18

Boa tarde.
    O problema está na caixilharia que não tem isolamento térmico e na renovação do ar.
    Se trocar a caixilharia por uma com rutura de ponte térmica, claro que sempre acompanhada de um bom vidro duplo baixo emissivo com uma boa caixa de ar, isto tudo feito com bom material e com as normas corretas/obrigatórias. Mas tem sempre de renovar o ar da casa. Durante a noite penso que basta deixar a porta do quarto aberta para o calor humano se dispersar...
  15.  # 19

Colocado por: euÉ de aproveitar estes dias quentes e com baixa humidade para ventilar bem as casas, abrindo todas as janelas durante o dia.

Concordo, mas para quem trabalha e sai de casa cedo isso é um bocado assim para o impossível. A não ser que prefiram a ventilação à segurança da casa. Eu quando não estou em casa só deixo a janela da wc do 1º andar entre aberta no trinco, de resto sempre tudo fechado.
    É preferível chegar a casa e ter lá tudo como estava do que casa arejada e roubada!

Se estiver disposto a dar o preço da geringonça falada pelo Anonimo16062021 atrás, é ideal para combater este problema que citei, areja com as janelas fechadas.
  16.  # 20

eu todos os dias deixo as janelas no oscilobatente.
    com portadas fechadas e estores tb
    e já faz diferença
    Concordam com este comentário: Nelson Louro

0.0242 seg. NEW