Iniciar sessão ou registar-se
    • box
    • 20 março 2016

# 21

estava a referir me aos casos em que o fiscal/empresa de fiscalização não relataram incumprimentos... portanto a dúvida permanece:

Colocado por: boxse a obra não for executada conforme o projeto, a empresa de fiscalização pode ou não ser responsabilizada pela ocorrência de anomalias/defeitos de execução resultantes de uma incorreta execução do projeto?
    a acontecer quem será o principal responsável o fiscal que não fiscalizou ou o construtor que não executou em conformidade?

no entanto o seu comentário suscitou outra dúvida: em caso de incumprimento detetado pelo fiscal, é o próprio fiscal que alerta/"obriga" o construtor a corrigir a execução ou apenas notifica no relatório e depois é o DO que terá de assumir esse papel?
  1.  # 22

Colocado por: boxem caso de incumprimento detetado pelo fiscal, é o próprio fiscal que alerta/"obriga" o construtor a corrigir a execução ou apenas notifica no relatório e depois é o DO que terá de assumir esse papel?

Regra geral é assim que funciona, mas no caso de o empreiteiro se recusar a cumprir a ordem do fiscal, cabe ao dono de obra exigir o cumprimento dessa ordem.
    Costuma-se dizer que quem manda é quem paga.
    Concordam com este comentário: zedasilva, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
  2.  # 23

A única leitura que eu tiro é: o dono de obra pode contratar mil profissionais a peso de ouro, mas se fizerem b0sta a responsabilidade é de ninguém , tudo sacode a água do capote e o dono de obra fica com o menino nas mãos. É isto, não é?
  3.  # 24

Colocado por: ClioIIÉ isto, não é?

Não!
    Hoje a informação básica sobre a responsabilidade de cada profissional, está acessível a todos os DO. Cabe ao DO exigir a cada um deles aquilo que contratou.
    O que acontece é que na maioria das vezes o DO contrata esses profissionais apenas porque é obrigado, não lhe reconhecendo qualquer valor acrescentado na obra.
    • box
    • 21 março 2016

# 25

quanto mais leio, mais me convenço disto:

na teoria/no papel é -
    Colocado por: zedasilvaa informação básica sobre a responsabilidade de cada profissional, está acessível a todos os DO.

na prática é -
    Colocado por: ClioIItudo sacode a água do capote e o dono de obra fica com o menino nas mãos.

por isso a minha resposta à questão inicial é um misto entre a opção d) e f), ou seja:

R) isso não existe, o DO deverá ser capaz de questionar e confirmar as melhores opções. Reze muito (se for ateu começa já treinar). no final poderá, eventualmente, errar menos.

aconselho vivamente a ler este documento: 100 perguntas e respostas relacionadas com o exercício da profissão de Engenheiro Técnico

e tenham sempre presente este pormenor: Este Guia reúne 100 perguntas e respostas relacionadas com o exercício da profissão de Engenheiro Técnico que ao longo dos últimos anos têm sido colocadas pelos Engenheiros Técnicos à OET.

O meu monólogo interior após diversas leituras:
    - pensamento positivo - isto poderá correr menos mal se conseguir o "nacional porreirismo", portanto há que escolher bem os profissionais...
    - pelo profissionalismo?
    - não! estólido!! pela empatia!
    (...)

forte abraço amigos
    PS1: 1ª coisa a comprar: uma boa arca frigorífica.
    PS2: urgente arranjar os contactos do Zé dos Leitões e do Abílio dos frangos.
  4.  # 26

Colocado por: boxPS2: (...) urgente arranjar os contactos do Zé dos Leitões e do Abílio dos frangos.

E onde é que moram o "Zé dos Leitões" e o "Abílio dos frangos"? Em cada terreola temos um "Zé dos Leitões" e um "Abílio dos frangos", ou estou enganada?
  5.  # 27

O Abílio dos frangos é ali para os lados de "Ivalho" mais conhecido por terra da lâmpada.
  6.  # 28

Colocado por: zedasilvaO Abílio dos frangos é ali para os lados de "Ivalho" mais conhecido por terra da lâmpada.

"Ivalho" ou Ílhavo? Mas que trocadilho! Acho que me vou ficar pelo Pingo Doce mais próximo, para comer frangos e quanto a leitão, cruzes na boca, porque a Mealhada não vem até ao DO.
  7.  # 29

Mas quem é que vai à Mealhada comer porco cheio de pimenta?
    Leitão é no Nelito, não são previamente cozidos e não levam aquela carrada de pimenta
  8.  # 30

Colocado por: Picareta
    Regra geral é assim que funciona, mas no caso de o empreiteiro se recusar a cumprir a ordem do fiscal, cabe ao dono de obra exigir o cumprimento dessa ordem.
    Costuma-se dizer que quem manda é quem paga.
    Concordam com este comentário:zedasilva,nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário:box

E se por outro lado o Do detetar erros e o fiscal disser que está tudo bem? Como é?
  9.  # 31

Colocado por: sergio_pintasE se por outro lado o Do detetar erros e o fiscal disser que está tudo bem? Como é?

Substitui o fiscal :-))
    • box
    • 22 março 2016 editado

# 32

Colocado por: sergio_pintasE se por outro lado o Do detetar erros e o fiscal disser que está tudo bem? Como é?

pág 47 do documento supracitado:
    "Do que foi acima referido, decorre que o diretor de fiscalização não pode,
    efetivamente, pactuar com a execução de uma obra em desconformidade com
    o respetivo projeto.
    (...)
    Assim, conclui-se que é possível proceder-se à substituição do diretor de
    fiscalização, desde que cumpridas as formalidades exigidas, nomeadamente, o
    disposto no RJUE."

mais, ainda neste âmbito pode ler-se:
    "As restantes questões são tipicamente do foro privado, decorrentes da relação
    estabelecida com o dono de obra, pelo que compete às partes dirimirem."

quem escreve é a OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos

vá por mim. assim que tiver os contactos dos leitões e frangos partilho aqui. ;)
  10.  # 33

Colocado por: zedasilva
    Leitão é no Nelito, não são previamente cozidos e não levam aquela carrada de pimenta

Zé da silva, que raiva! Isto é uma provocação: agora vem com o "Nelito" que há-de ser no xx de Judas e a preços proibitivos.
  11.  # 34

Colocado por: maria rodrigues"Nelito" que há-de ser no xx de Judas e a preços proibitivos.

xx de Judas? É lá! Fique sabendo que fica apenas a 2h da Capital do Moiros, a 1/2h do covil dos Morcões e a 10 min de minha casa, logo no centro do mundo.
    Quanto aos preços depende das bolsas, creio que inteiro anda na casa dos 30€ e partido na casa dos 20€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  12.  # 35

Colocado por: boxse a obra não for executada conforme o projeto, a empresa de fiscalização pode ou não ser responsabilizada pela ocorrência de anomalias/defeitos de execução resultantes de uma incorreta execução do projeto?
    a acontecer quem será o principal responsável o fiscal que não fiscalizou ou o construtor que não executou em conformidade?
    Colocado por: PicaretaAs empresas de fiscalização não tem responsabilidade nenhuma, mas sim os técnicos que assinam termos de responsabilidade.
    Quem fiscaliza não pode ser responsabilizado por erros na execução da obra, assim como a fiscalização das Finanças não pode ser responsabilizada pela fuga ao fisco por quem recebe liberalidades de milhões, nem a Polícia pode ser responsabilizada se houver assaltantes que concretizam assaltos.
    O responsável é quem faz.
  13.  # 36

Colocado por: Luis K. W.Quem fiscaliza não pode ser responsabilizado por erros na execução da obra,

Estávamos a falar da responsabilidade da execução da obra conforme o projecto aprovado, e aí o fiscal é responsável, tanto que até é obrigado a assinar um termo de responsabilidade no final da obra, a atestar isso mesmo.
    Concordam com este comentário: zedasilva, box
  14.  # 37

Se for possível provar que o fiscal teve conhecimento de uma má execução de um dos trabalhos, este é corresponsável pelos danos advindo dessa má execução.

0.0276 seg. NEW