Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um sistema de aquecimento central a lenha, onde um dos componentes é um termoacumulador de 200 litros.

    Uma coisa que me desagrada neste sistema, é o tempo que demora a aquecer a água do termoacumulador:

    - Para os 200 litros, com prioridade para as águas sanitárias (só começa a aquecer os radiadores depois das águas), e sabendo que a bomba dispara no recuperador aos 60º (mantendo-se sempre entre os 70º e 85º), demora sempre mais de uma hora a subir a temperatura em 20º (normalmente dos 35º aos 55ª). E a uma hora, é desde que dispara a bomba (já nem falo desde que acendo o fósforo).

    Isto para mim é chato, porque ligando ás 18:30, só começam a aquecer os radiadores lá para as 20:00, o que não deixa aquecer a casa em tempo útil aos dias de semana.

    Por outro lado, em tempos cheguei a ver aqui comentários, que já tentei encontrar outra vez, de pessoas, que garantiam que em 15 minutos aqueciam 200 litros (será possível...).

    Por isso, gostava que partilhassem aqui o tempo que os vossos sistemas demoram, para tentar perceber se existe um problema ou se estamos dentro dos tempos estimáveis.
    • eu
    • 2 março 2016

     # 2

    15 minutos para aquecer 200 litros? Desde que se acende a caldeira?

    Não acredite em tudo o que lê...
  2.  # 3

    Pois bem me parecia...

    Nos primeiros 15 minutos, desde que a bomba começa a disparar água quente, o termómetro do meu acumulador nem mexe. Imagino que também haja algum tipo de delay, entre a sonda e o que aparece no termómetro, e até por isso os 15 minutos são pouco plausíveis.

    Ainda assim, gostaria de saber se tem em atenção o tempo que demora, nos vossos sistemas.

    Eu para aumentar a temperatura em 20º, preciso sempre de uma hora, e a arder forte.
  3.  # 4

    Foi você que mandou instalar esse sistema?

    Tb estou a pensar em colocar a lenha e já tenho presente que esse é um dos pontos a ter em conta.
  4.  # 5

    Comprei numa loja os equipamentos e eles subcontratam um instalador, para proceder à instalação. Penso, que essa será a forma mais usual de proceder.

    Presumo, que o ponto a ter em conta, seja dar prioridade ao aquecimento das águas sanitárias. Para mim é uma vantagem: porque após essa fase, consegue-se obter nos radiadores uma temperatura muito superior.

    A única desvantagem, é quando a meio de uma combustão forte, de repente volta a mandar água para o termoacumulador (de tempos a tempos, volta a prioridade para lá, porque a mesma arrefece), e a temperatura na caldeira, que está por exemplo nos 75º, passa em pouco tempo para os 100º. E isso pode ser perigoso.
 
0.0094 seg. NEW