Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos os foristas
    Sou novo cá no forum embora já os acompanhe á algum tempo.
    Encontro-me a construir uma habitação e para aquecimento tenho pensado colocar caldeira a pellets para aquecer aguas sanitárias e aquecimento central ligado a radiadores. Tinha pensado colocar a caldeira na lavandaria. No entanto em conversa com o picheleiro, ele falou que a caldeira em funcionamento produz um pó muito fino e que se tivesse roupa a secar, a mesma ficaria suja. Será mesmo assim???
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maat, cerbeira
  2.  # 2

    viva, sim é verdade, quer no abastecimento das pellets , por muito cuidado que se tenha, quer nas limpezas aparece sempre um po fininho .
    Concordam com este comentário: cerbeira
  3.  # 3

    obrigado sercor.
    Mas mesmo em funcionamento existe esse pó fininho??? é que se não for na lavandaria não tenho onde a colocar. Posso ter o cuidado de quando carregar a caldeira e a limpar nao ter roupa na proximidade, mas se mesmo em funcionamento houver pó assim torna-se dificil
  4.  # 4

    Não, durante o funcionamento não há pó (pelo menos eu n tenho). Durante a carga dos pellets solta-se algum pó (afinal, o pellet é feito de serrim) e na limpeza tb escapa algum pó (cinza).

    Não há hipótese de colocar a caldeira a pellets na sala? Eu tenho uma, fica lá bem em vez da lareira.
  5.  # 5

    Boa Noite. Colocar na sala uma caldeira, por questoes esteticas tá fora de questao.
    Clioll, deve tar a referir-se a uma salamandra na sala, certo??? Uma salamandra é algo a pensar
  6.  # 6

    viva, é verdade, ao carregar e ao limpar e normal que apareçam alguns pós indesejados, ao trabalhar nao a problema.
    a salamandra na sala é uma opçao , que para mim fez sentido logo de inicio da construçao da minha casa, queria chama ,mas nao queria lenha e queria um sistema com programaçao de horarios de arranque e paragem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fireblade
      IMG_20160303_202013.jpg
  7.  # 7

    Sercor, desculpa a minha ignorancia mas uma salamandra destas permite aquecimento central e aquecimento de aguas sanitárias????
  8.  # 8

    ola , sim ,é essa a função dela,aquecimento central e 250 litros de aguas sanitárias.
    http://ecoforest.es/portugues/productos/pellets/aveiro-hidro.php?cur=3136
  9.  # 9

    Boa noite Sercor,
    pode dizer-nos qual o custo de uma salamandra desse tipo e qual a sua capacidade de aquecimento?
    Obrigado.
    Bem haja.
    lmart
  10.  # 10

    Boa noite,

    Este tema interessa-me muito, aproveito para colocar algumas dúvidas a ver se alguém me ajuda:

    - é viável usar estas caldeiras para aquecimento de água durante todo o ano? Neste momento tenho um cilindro eléctrico, como funciona isto? P.e. no verão que só preciso para isso, qual o consumo de pellets?
    - quanto se gasta por hora numa casa tipo t4?
    - os pellets compram-se só naqueles sacos de 15 kilos? Pelo que vi, pode se gastar alguns kilos por hora, se for aos sacos tenho de comprar uns 10 ou 15 por semana! Se for possível comprar à tonelada facilita...
    - os pellets requerem algum cuidado para guardar? A minha garagem tem alguma humidade...

    Muito obrigado a todos
  11.  # 11

    Viva,
    esta maquina a mim custou cerca de 3500euros colocada (mas sei que sao um pouco mais caras e depois á as potencias), a pré instalação de agua estava pronta numa caixa numa despensa por trás da salamandra,foi somente colocar um tubo de chaminé de 100 por dentro de um de 200 que já tinha na parede pois esta maquina não precisa de um tão largo.
    -a potencia desta maquina e de 18kw, tenho cerca de 100 elementos de radiadores e 250m2 de área, tenho um bom isolamento, a casa é nova e apostei nisso.
    resumindo , estou bastante satisfeito, aquece bastante rápido, cerca de 30 minutos esta a trabalhar a top, trabalha cerca de 2 horas no máximo e depois baixa para uma chama mais controlada (pelo seguimento que venho a fazer ela gasta cerca de 3k a hora nas primeiras duas e depois baixa para 1.5k quando esta tudo bem quente, nunca esperei que baixasse mais porque normalmente só trabalha cerca de 5horas diárias depois de chegarmos do trabalho, posso andar de tshirt em casa e de manha ainda esta a casa muito agradável (mas isto devido ao isolamento).
    Em relação as perguntas seguintes
    -eu não acho uma opção viável para aguas quentes no verão pois a salamandra emana muito calor (posso dizer que tenho 2 radiadores na sala e desligo 2 horas depois , não se pode la estar com calor) só o calor dela chega. a não ser que queira uma estufa no verão,
    e tenho-a ligada a uma bomba de calor passando numa serpentina, que fará o que quer no tempo em que não ligo a salamandra (bomba de calor Energie 250l cerca de 2000 euros).
    - quanto lhe gastara por hora ,não lhe sei responder , tem que se ver caso a caso (isolamentos, o tempo de trabalho dela, a temperatura que vai querer ter, o tamanho da casa) posso lhe dizer que no máximo gastei 5 sacos numa semana ( mas como disse so trabalha cerca de 5 horas por dia e nao preciso de mais de 22 graus dentro de casa).
    -os pellets para mim convém vir em sacos de 15k, pois tenho de trazer para piso superior, mas claro se comprar maiores quantidades tera melhor preço, so aconselho comprar de boa qualidade,quer pelas cinzas,poder calorifico e lixo no cesto, já experimentei varias e agora mesmo sendo mais caras só nova lenha e pinewells. para guardar no seu caso uma palete no chão e em saco acho que não há problema, a não ser que essa humidade seja em demasia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart
  12.  # 12

    Obrigado!

    Fiquei com uma dúvida: a caldeira emana que nível de calor?

    Estava a pensar colocá-la numa despensa, que é onde termina o sistema do aquecimento que foi pensado para uma caldeira mural a gás... mas estamos a falar dum espaço pequeno e que ainda tem uma máquina de lavar roupa ea roupa suja...

    Uma alternativa era puxar tubagem para a garagem, mas nesse caso é um espaço de 110 metros mas onde tenho dois carros.

    Pensei que fosse um equipamento mais industrial que não aquecesse por si só.

    Obrigado
  13.  # 13

    viva,
    amigo ,para isso não precisa de uma salamandra , uma caldeira a pellets chega tipo esta, http://www.solzaima.pt/catalogos/Ficha_Tecnica_Douro.pdf , com vidro ou sem vidro para ser mais económica, entre 2 e 2.5 mil euros faz a festa,
    - aconselho é a ver o local de instalação precisa de pelo menos 1 a 1.5 metros , pois não é só colocar a maquina, um dia se precisa de fazer a manutenção ou tem avaria para chegar aos componentes vai precisar de espaço.
  14.  # 14

    Pois, eu tenho fogão com recuperador na sala, pelo que estava a pensar apenas na caldeira. Essa caldeira não tem o problema do aquecimento?

    O que me recomenda ter na caldeira? O que é normal em termos de electrónica e o que é aconselhável? P e.da para programar horários diários?

    Quanto aos radiadores, há algo a ter em conta ou nisso é tudo igual?

    Obrigado e abraço
 
0.0187 seg. NEW