Que tendência é esta de colocarem sombra nos alçados!? Até à pouco tempo passaram tantas plantas pelas minhas mãos e nunca tinha visto isso. Qual é o critério da sombra?
Sempre se colocou.... As sombras permite haver leitura de profundidade dos alçados.
Habitualmente não tem nada a haver com a orientação solar.... Eu, a fazer, é linha de 45º, e metade ou igual á projecção desse elemento. Depende do efeito desejado ;)
Até à pouco tempo, poucos meses nunca tinha visto a não ser em revistas. Já tinha reparado e ocoreu-me que fosse isso, 45 graus e sem critério. Agora mete-me confusão ver isso num alçado onde não há sombreamento.
Sombra nos alçados? É pá isso era um dos exercidos de geometria descritiva que se dava na escola nos anos 80 Sempre se fez em projeto, nos bons tempos em que os projetos se faziam num estirador com canetas rotring e uma lâmina de barbear.
Eu também aprendi isso em engenharia civil, em desenho e muito depois já não sei bem em que cadeira, mas com as sombras consoante a localização e altura do dia, por isso não me choca. Trabalho com Arquitectos da escola do Porto e de Lisboa, e nenhum faz isso nos projectos. Comecei a achar estranho, pois verifico que afinal não há critério na sombra, pois é toda a 45 graus,