Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas caros colegas,

    Tenho uma questão em que peco a vossa ajuda/opinião/orientação.
    Tenho um cliente que quer que lhe desenhe uma casa de linhas simples, elegantes e muita luz pois este cliente ate tem bom gosto e o terreno tem vistas de luxo ...

    Agora após a primeira reunião percebi que (sem estar a criticar, de forma alguma) eles meteram na cabeça que querem uma construção em madeira por questões de ecologia, rapidez e preço. Ate aqui tudo bem. Nunca desenhei nada estruturalmente em madeira antes e vou explorar este sistema a ver se as vantagens que eles apontaram são validas.

    Querem apenas só a estrutura e o revestimento exterior do 1 piso em madeira. Em baixo querem capoto, e os interiores gesso acartonado, mesmo o chao nao querem em madeira por causa do barulho preferindo uma cerâmica imitação de madeira (vou ter de trabalhar mt com eles em alguns pontos) . A minha duvida tem a ver com o seguinte. A madeira e um material que 'trabalha' muito. Ao meu ver isto pode causar bastantes problemas de fissuração. Mesmo que por exemplo ao exterior se revista a estrutura com (vamos supor) placas de contraplacado para dar uma base para o capoto isto não impede o movimento das madeiras e possivelmente causar falhas no capoto. Acho que a mesma questão se põe para o tal piso em cerâmica sendo a estrutura toda em madeira vai com certeza causar fissuras.

    A madeira e um método valido para este tipo de construção? (moderno sem telhado etc) ou seria mesmo preferível optar por uma estrutura metálica?

    Vou continuar a explorar este sistema construtivo e outros para lhes conseguir uma pegada ecológica reduzida e a rapidez de construção que eles desejam. Tendo esta excelente ferramenta ao meu dispor venho pedir a vossa opinião sobre estas questões e no mínimo que me orientem para onde possa encontrar a informação que desejo.

    Um abraço,
    Antony
  2.  # 2

    veja talvez o acabamento que se costuma fazer ao osb nas casas com sistema lsf,
    e tire-lhes da ideia de por cerâmica a imitar madeira. proponha-lhes algo mais liso tipo microcimento pois terá mais a ver com o tipo de casa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  3.  # 3

    Colocado por: marco1
    e tire-lhes da ideia de por cerâmica a imitar madeira. proponha-lhes algo mais liso tipo microcimento pois terá mais a ver com o tipo de casa.
    Concordam com este comentário:antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:antonylemos


    hahahaha, eles quando me explicaram o que queriam quase me deu uma coisinha ma...

    ok, vou ver isso entao.
  4.  # 4

    Eu proporia um sistema construtivo em LSF... Até porque haverá dificuldade na obtenção de mão de obra qualificada para wood framing.

    LSF, também é ecologico, pois o material pode sempre ser reciclado.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  5.  # 5

    Casas de madeira, ou são projectadas e executadas por empresas especializadas, ou então esqueça....pena que assim perdia um cliente.
  6.  # 6

    e ainda que seria uma pena estar a fazer uma estrutura em madeira ( tratada e da boa) e depois estar a revestir com materiais de outra indole.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasEu proporia um sistema construtivo em LSF... Até porque haverá dificuldade na obtenção de mão de obra qualificada para wood framing.

    LSF, também é ecologico, pois o material pode sempre ser reciclado.
    Concordam com este comentário:marco1


    Para wood framing há uma empresa em Sever do Vouga, a Livinwood. Pode não corresponder ao desejado, mas é a única que conheço com este sistema construtivo.
  8.  # 8

    Eles ja estivera, em contacto com algumas empresas especializadas. E segundo eles (eu não estive na reunião) a maioria das empresas estão dispostas a trabalhar comigo. Ainda não tive qualquer contacto com eles. E isto vai mesmo mesmo no inicio, estou apenas a querer explorar soluções e ideias e ver o que os colegas acham das duvidas que tenho para esta solução relativamente ao post inicial. como eles ainda nao contrataram nenhuma empresa, nao posso usa-la como consultora para as minhas duvidas.

    Não será por ai que perco o cliente.

    O Marco1 tem razão... uma das minhas questões e mesmo essa, usar madeira e esconde-la apenas porque sim, não me parece ter lógica, faz-se o mesmo com qualquer estrutura metálica. mas hoje em dia tb há estruturas laminadas muito boas que eu nunca tive oportunidade de explorar. E se porventura for mais rápido, mais ecológico e mais barato que as outras soluções.. pois que seja em madeira.

    Eu acho, nao tenho a certeza, mais um feeling q outra coisa que eles sao meninos para esquecer a madeira se tiver argumentacao valida para o fazer, mas nao quero para ja por nada de lado antes de explorar bem as minhas opcoes todas.

    e ha a questao do 'ecologico'.
    pos tudo depende de algumas variaveis. transportes, tratamentos, proveniência das madeiras... acredito que hajam casos onde pode ate nem ser o mais ecologico.
  9.  # 9

    se calhar as minhas duvidas são descabidas.. mas perguntar não mata.
  10.  # 10

    não são nada descabidas´é tanto possível fazer uma casa com estrutura em madeira como com estrutura metálica ou LSF, mediante coordenação entre o arquiteto e o projetista da estrutura não tem qualquer problema desde que este ultimo saiba o que está a fazer.

    Mao de obra existe, matéria prima existe, projeto existe.

    Não vejo nenhum senão!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  11.  # 11

    Colocado por: PicaretaCasas de madeira, ou são projectadas e executadas por empresas especializadas, ou então esqueça....pena que assim perdia um cliente.

    Porque tem essa ideia?
 
0.0159 seg. NEW