Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ninguém se vai arriscar a dizer-lhe para mandar alterar isso, embora, se calhar todos o fizéssemos, mas o seu Técnico haveria de ter um ataque de caspa, porque lhe tinham alterado o seu projecto, o que seria um atentado à sua honra. Falar com ele, também não me parece que vá dar em nada, porque ele estaria a assumir que tinha enchido chouriços.

    Por isso ou cumpre o que lá está ou então lembre-se que as nossas fiscalizações, quanto muito, contam a quantidade de ferro mas não se dobram para verificar os diâmetros. :)

    4 de 16? Só em vigas elevadas, em lintéis de fundação 3 de 10 (em cima e em baixo) ou 2 de 10, é mais do que normal.
  2.  # 22

    Colocado por: PauloCorreia... as nossas fiscalizações, quanto muito, contam a quantidade de ferro mas não se dobram para verificar os diâmetros. :)


    Eu dobro. Apesar dos olhares fulminantes que na maioria das vezes me deitam : ))))
  3.  # 23

    Conheci um fiscal que depois de betonagem enfia o braço e ia verificar o ferro, género os veterinários. Chegámos a pensar em meter uma dose industrial de acelerador de presa.
  4.  # 24

    Boas
    Há já cerca de 10 anos fui fiscalizar a betonagem de um pavimento constituído por lajes aligeiradas; verifiquei dimensões e armaduras das vigas e passei à laje propriamente dita: dimensões do tijolo,tipo de vigotas, tarugos, etc. A tudo isto o dono da obra, que tinha chegado entretanto, assistiu sem interferir. Quando dei o OK para a betonagem (prevista para o dia seguinte) o dono da obra chamou-me à parte e perguntou-me se eu não tinha visto nada de errado. Quando lhe disse que não levou-me junto de uma das vigotas e mediu o diâmetro das respectivas armaduras: 4 mm. Consultei os elementos do fabricante para aquela vigota: armaduras de 5 mm. O nº de armaduras estava certo, mas com o diâmetro errado, o fornecedor assumiu o erro, desmontou-se tudo e levantou-se nova laje. Nunca o tinha feito, mas a partir daí jamais deixei de verificar o diâmetro daquelas armaduras.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 25

    Colocado por: zedasilva
    Colocado por: PauloCorreia... as nossas fiscalizações, quanto muito, contam a quantidade de ferro mas não se dobram para verificar os diâmetros. :)
    Eu dobro. Apesar dos olhares fulminantes que na maioria das vezes me deitam : ))))

    Por isso é que aquele meu professor na faculdade se entretinha - na primeira aula - a desenhar bolinhas no quadro, com o giz. Era para que nós, lá do meio da sala, nos habituássemos a distinguir os diâmetros do ferro à distância! :-))
    Assim não temos de nos dobrar...
  6.  # 26

    estou em duvida se não vou apresentar o caso a ordem dos Engºs Estamos a falar de uma casa de piso terreo.Estou confuso acerca do que fazer. Uma coisa é certa já marquei reunião com o Sr Engº da camara
  7.  # 27

    pilav.
    A que preposito marcou reunião com o engº da câmara?
    A câmara não pode fiscalizar uma coisa que só a si diz respeito.
    Apenas compete á câmara fiscalizar os alinhamentos o cumprimento do projecto de arquitectura e pouco mais, se o ferro está mal ou bem é uma responsabilidade sua do director técnico e do empreiteiro.
  8.  # 28

    Talvez por poucos euros possa contratar um engenheiro para lhe fazer a estabilidade sem ser para licenciamento, e ai tirar as duvidas. Depois, depende da relação, confrontar o engenheiro inicial.
    • alf7
    • 22 dezembro 2009

     # 29

    Sem ter acesso ao projecto(cargas previstas, tipo de terreno, zona sismica,etc) é difícil dizer se é exagerado ou não e propor um outro modelo de cálculo. Mas de facto parece estranho terem todas o mesmo ferro(mas pode ser preferencial para execução em obra). Mas uma pergunta, sapatas excêntricas porquê? Há condicionantes arquitectónicas e/ou de limites de terreno a imporem essa condição? Não dá para fazer centradas? Uma segunda opinião como o colega em cima aconselha seria talvez a melhor solução para dissipar todas as dúvidas.

    cumps.
 
0.0164 seg. NEW