Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

O projeto foi feito por um engenheiro :)))

Pode ter sido mas ainda não vi nada aqui escrito que diga isso

A culpa é do ENGENHEIRO

Qual deles? O que fez o projecto (se for o caso), o director de obra ou o da fiscalização? Há mais que um a falhar, neste caso.
  2.  # 42

Colocado por: fernandoFerreira17 % com telha ceramica? fonix! e ninguem alertou pra isso antes?

Eu tenho telha cerâmica e inclinação de 20%. Zero problemas até agora. E olhe que tem havido dias de grande temporais este ano...

Será que o problema é mesmo da inclinação de 17% ou poderá o problema estar noutro lado?
    •  
      Mk Pt
    • 8 março 2016 editado

# 43

O fiscal deveria ter alertado para o problema, assim como o director de obra/empreiteiro.

O erro vem do projecto, um telhado com tão pouca inclinação deveria prever algum tipo de impermeabilização, mesmo sem projecto de execução deveria ser mencionado .. mesmo que tenha sido 'esquecimento' de mencionar algo, isto é claramente incompetência por não saber o que estava a projectar.
    Só em algumas situação particulares é que se poderia pensar em telhado com tão pouca pendente, e a suceder isso teria que ser mencionado de forma a manter a cobertura estanque - se a ideia era pouco pendente, por questão de opção/estética o normal é ir logo com a chapa sanduíche ou uma de várias soluções de cobertura plana.

O empreiteiro/director de obra vão alegar que cumpriram o projecto e à partida não podem ser imputados - tinham o dever de alertar antes para 'bem construir', mas não devem poder ser imputados como responsáveis.

Quem pode ser imputado é o projectista e, eventualmente, o fiscal de obra, embora este só de forma parcial - diria eu.

O dono de obra não é obrigado a saber nada de obra, mas é obrigado a ter um fiscal de obra para ajudar a ver se a obra está a ser construída conforme o projecto, conforme as regras de segurança.. e também 'bem construída', nomeadamente alertar antecipadamente erros de concepção do projecto.

Quem é o seu fiscal de obra?

...
    Lei 31/2009

Aprova o regime jurídico que estabelece a qualificação profissional
    exigível aos técnicos responsáveis pela elaboração e subscrição
    de projectos, pela fiscalização de obra e pela direcção de
    obra

Artigo 16.º
    Deveres do director de fiscalização de obra
    [...]
    b) Acompanhar a realização da obra com a frequência
    adequada ao integral desempenho das suas funções
    e à
    fiscalização do decurso dos trabalhos e da actuação do
    director de obra no exercício das suas funções, emitindo
    as directrizes necessárias ao cumprimento do disposto na
    alínea anterior;
    c) Requerer, sempre que tal seja necessário para assegurar
    a conformidade da obra que executa ao projecto
    de execução ou ao cumprimento das normas legais
    ou regulamentares em vigor, a assistência técnica ao
    coordenador de projecto com intervenção dos autores
    de projecto, ficando também obrigado a proceder ao
    registo desse facto e das respectivas circunstâncias no
    livro de obra, bem como das solicitações de assistência
    técnica que tenham sido efectuadas pelo director de
    obra;
    d) Comunicar, de imediato, ao dono da obra e ao coordenador
    de projecto qualquer deficiência técnica verificada
    no projecto ou a necessidade de alteração do mesmo para
    a sua correcta execução;

[...]

Ou seja, antes de comprar as telhas na drogaria [ :D ] o fiscal de obra deveria ter alertado que iria dar problema.
    E, em conjunto com o coordenador de projecto arranjarem uma solução de forma atempada.

Mesmo que, de forma parcial, deve haver participação do fiscal à respectiva Ordem - se este não for o projectista, que obviamente também deverá ter participação na respectiva Ordem.
  3.  # 44

Se há um projecto e foi cumprido, a responsabilidade maior é do autor. A execução da obra está defeituosa, mas se seguiu o projecto, a responsabilidade está a montante.

O director de obra até podia ser um tipo com CAP do IEFP, se cumpriu o projecto, desempenhou o papel dele.
  4.  # 45

Colocado por: SkinkxO director de obra até podia ser um tipo com CAP do IEFP, se cumpriu o projecto, desempenhou o papel dele.

Não é verdade, uma das responsabilidades do DO e do DF é alertar para erros e omissões. Lei 40
    Concordam com este comentário: Mk Pt
    • RCF
    • 8 março 2016

# 46

Não tenho nada contra nem a favor e desculpem-me os bons e honestos engenheiros, arquitetos e empreiteiros que por aqui andam, mas parece-me que conflitos desta natureza beneficiam empresas/projetos chave na mão, tipo casa pro era e outros do género. Nesses casos o DO não terá tantas dúvidas sobre quem responsabilizar, pois apenas terá um interlocutor.
    Concordam com este comentário: Picareta
  5.  # 47

Colocado por: RCFNesses casos o DO não terá tantas dúvidas sobre quem responsabilizar, pois apenas terá um interlocutor.

Quem? A ERA ou a casa pro? Que não tem qualquer tipo de habilitação legal para construir?
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  6.  # 48

Ora bem, vamos ver se não me esqueço de nada!

Quem fez o projecto foi um engenheiro. Esse engenheiro responsabilizou-se para seguir a obra, não sei que nome técnico se dá... Quando o meu marido parou a obra chamou esse engenheiro + o nosso pedreiro. O nosso pedreiro trabalho há muitos anos para ele e segue à risca o que ele diz.

Comprar telha numa drogaria é coisa habitual por cá não estou a ver qual o espanto :-\

Ninguém nos alertou para a pouca queda. Ninguém nem pedreiro nem trolha nem engenheiro nem fiscais (não me recordo se alguma vez foi à obra... )

Volto a sublinhar que no projecto não fala de qualquer impermeabilização. Com esta queda não há nenhuma marca de telha que garanta que não tenhamos problemas. Sou leiga em construção. O meu marido percebe alguma coisa mas nem um nem outro (como alguém já referiu) tem obrigação de perceber de construção de casas. É para isso que pagamos a um engenheiro (neste caso) para nos fazer um projecto. Pagamos 5000€ não foi assim tão pouco digo eu. Este engenheiro foi nos recomendado porque até trabalha na câmara municipal e é melhor... Estou mesmo desiludida, nunca pensei que ele fosse assim...

O certo é que se formos para a justiça com isto também tenho receio que para ter a licença de habitabilidade não seja fácil depois.
  7.  # 49

@ zedasilva
    Estou a ver, como é normal, que concorda que o fiscal também é responsável.

Então e a martelada nos dedos deste fiscal?
    Porque será que está isento?

=)

Mais a sério:
    Opinião de como será a divisão de responsabilidade entre projectista e fiscal num caso destes?
    • RCF
    • 8 março 2016

# 50

Quem? A ERA ou a casa pro? Que não tem qualquer tipo de habilitação legal para construir

Serão ilegais essas construções?!
    Mas, não adianta desconversar e tentar contornar a questão.
    No entanto, repito - não tenho nada contra nem a favor - e por isso não vou fazer publicidade. Fico-me por aqui.
  8.  # 51

Colocado por: Mk Pt@ zedasilva
    Estou a ver, como é normal, que concorda que o fiscal também é responsável.

Então e a martelada nos dedos deste fiscal?
    Porque será que está isento?

Pelos visto o fiscal é o engenheiro que fez o projeto e que até trabalha na câmara.
    •  
      Mk Pt
    • 8 março 2016 editado

# 52

Ui..

O engenheiro trabalha na câmara?

Isso com jeitinho, bem falado (ler 'apertado') esse engenheiro não só lhe paga para meter isso como deve ser, como também lhe paga uma indemnização por ter obra parada e danos morais
    E para ficar calada.

É que está mesmo ao jeito
    :)
  9.  # 53

Colocado por: Mk PtIsso com jeitinho, bem falado (ler 'apertado') esse engenheiro não só lhe paga para meter isso como deve ser, como também lhe paga uma indemnização por ter obra parada e danos morais

De vez enquando estes arquitetos até dizem coisas acertadas
    :)
  10.  # 54

Colocado por: Mk Ptc) Requerer, sempre que tal seja necessário para assegurar
    a conformidade da obra que executa ao projecto
    de execução

Onde é que está o projeto de execução?, como deve saber a informação de um projeto de execução e bem mais detalhada que a de um mero licenciamento.

Colocado por: Mk Pto fiscal de obra deveria ter alertado que iria dar problema

Isso é se ele soubesse. podia não saber!!
  11.  # 55

Ora bem, isto é um 31. Passo a explicar. São 2 amigos engenheiros que fazem projectos. Trabalham ambos em camaras distintas e para não haver problemas um assina o projecto de um e o outro de outro. Faço me entender? Ou seja as assinaturas que tenho no projecto são de um engenheiro que nunca vi mais gordo! E ele vai querer pôr o amigo em problemas?!

Eu acho que ele não está à espera que nós demos luta. Deve pensar que somos uns parvinhos. Por isso é que quero reunir a informação toda que possa para poder argumentar.
  12.  # 56

E claro! Vamos falar com um advogado para nos ajudar.
  13.  # 57

Colocado por: saralimabem, isto é um 31. Passo a explicar. São 2 amigos engenheiros que fazem projectos. Trabalham ambos em camaras distintas e para não haver problemas um assina o projecto de um e o outro de outro. Faço me entender?

sim, claro que pecebemos!!!!.. nunca deveriam ter "embarcado" num esquema desses.... aliás foi logo mal no inicio terem abordado o tecnico da CM para tratar do vosso projecto.
  14.  # 58

Com um bocadinho de sorte ainda anda por estes lados e já fica a saber das coisas!
  15.  # 59

O pior é que inicialmente não era ele! Era outro engenheiro que também devia ter tirado o curso ao domingo e que nos andava a comer dinheiro e não se conseguia mexer lá dentro (CM). Tivemos alguns problemas porque era um loteamento antigo e ele não se estava a desenrascar. Por isso é que fomos para esse engenheiro da câmara... Não deviamos ter aceitado esse esquema, certo, mas já estavamos fartos...
  16.  # 60

Colocado por: saralimaCom um bocadinho de sorte ainda anda por estes lados e já fica a saber das coisas!

Coitado!
    :))

0.0239 seg. NEW