Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Eu sabia que construir casa era uma dor de cabeça mas isto que está acontecer é demais... Estou mesmo desanimada!
  2.  # 62

Colocado por: zedasilva
    Coitado!
    :))

Coitados é de nós que estamos a passar por isto desnecessariamente...
  3.  # 63

Colocado por: saralimaEstou mesmo desanimada!

Tenha calma, há solução para tudo.
    Como o Pedro disse lá atrás isso com uma subtelha resolve-se
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 64

Colocado por: zedasilvaPelos visto o fiscal é o engenheiro que fez o projeto e que até trabalha na câmara

é um 3 em 1:)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva, fernandoFerreira
  5.  # 65

Colocado por: riscosé um 3 em 1:)

Assim é mais fácil encontrar o culpado.
    Pena é não ser arquiteto :)))
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  6.  # 66

Colocado por: saralimaOra bem, isto é um 31. Passo a explicar. São 2 amigos engenheiros que fazem projectos. Trabalham ambos em camaras distintas e para não haver problemas um assina o projecto de um e o outro de outro. Faço me entender? Ou seja as assinaturas que tenho no projecto são de um engenheiro que nunca vi mais gordo! E ele vai querer pôr o amigo em problemas?!

Eu acho que ele não está à espera que nós demos luta. Deve pensar que somos uns parvinhos. Por isso é que quero reunir a informação toda que possa para poder argumentar.

Um técnico não pode assinar projectos para uma CM onde trabalhe por incompatibilidade.
    Por isso eles fazem isso.

E por isso eu disse que isso bem feito, não só lhe paga o arranjo, como também lhe dá uma 'indeminização' por ter a obra parada [e não levanatar ondas]

Pagou os projectos a quem?
    Tem recibo e/ou foi por transferência bancária ou cheque?

Colocado por: riscos

Onde é que está o projeto de execução?, como deve saber a informação de um projeto de execução e bem mais detalhada que a de um mero licenciamento.

Isso é se ele soubesse. podia não saber!!

Um técnico capaz de assumir a fiscalização de uma obra tem que ter conhecimentos.
    Entre elas, saber ler um projecto ou... saber questões básicas de construção.

Por alguma coisa não é qualquer pessoa que poderá ser fiscal de obra.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
  7.  # 67

Assim é mais fácil encontrar o culpado.
    Pena é não ser arquiteto :)))

È verdade a culpa sempre é do ENGENHEIRO:))
  8.  # 68

È verdade a culpa sempre é do ENGENHEIRO:))

Calma, calma, ainda vamos descobrir que afinal quem assinou o projeto foi um arquiteto
    :)
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  9.  # 69

Direcção de fiscalização de especialidade, em obras de edifícios, nas obras até à classe 2 de alvará

Desativada com a publicação de Lei 40/2015

Todas as especialidades

Estagiário

G

Portaria 113/2015, de 22 de abril

Portaria n.º 701-I/2008, de 29 de Julho
    Portaria n.º 701-H/2008, de 29 de Julho
    Decreto - Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 136/2014, de 09 de Setembro

Regulamento n.º 442/2013, de 20 de novembro (Atos de Engenharia da OET) publicado na 2ª Série do Diário da República.
    Lei n.º 31/2009, de 3 Julho, que revoga o Decreto n.º 73/73, de 28 de Fevereiro
    Portaria n.º 1379/2009, de 30 de Outubro

146A

Direcção de fiscalização de especialidade, em obras de edifícios, nas obras até à classe 6 de alvará

Substituída pelas declarações Modelos 415A a 423A (depende da especialidade)

Todas as especialidades

Exercício de engenharia

G

146B

Direcção de fiscalização de especialidade, em obras de edifícios, nas obras até à classe 8 de alvará

Substituída pelas declarações Modelos 415B a 423B (depende da especialidade)

Todas as especialidades

5 anos de exercício efectivo da profissão

Acha que é preciso muitooooo para ser fiscal de uma obra???
  10.  # 70

Isso com a telha marselha está catita, bem como não desgosto do aspecto do volume com essa inclinação... ( o arquitecto que desenhou isso para o engenheiro da sua câmara e da qual o engenheiro da outra câmara assinou, portou-se bem). :)

Agora é so levantar a dita cuja telha e meter uma solução de impermeabilização. vai ver não gasta mais de 1000€ ;)
    Concordam com este comentário: zedasilva, riscos
  11.  # 71

até um estagiário ou um engenheiro com 1 ano de exercício pode ser fiscal de uma obra dessa dimensão
  12.  # 72

até um estagiário ou um engenheiro com 1 ano de exercício pode ser fiscal de uma obra dessa dimensão

Se não me engano, até os arquitetos podem. Isto da fiscalização anda pelas ruas da amargura.
  13.  # 73

Colocado por: saralimaIMG_20151127_121304.jpg

Estou admirado é de ainda ninguem tem falado nas condições de segurança... ó Zé da silva...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
  14.  # 74

Colocado por: riscosDirecção de fiscalização de especialidade, em obras de edifícios, nas obras até à classe 2 de alvará

Acha que é preciso muitooooo para ser fiscal de uma obra???

Independentemente se é muito ou pouco, é alguém que tem que assumir responsabilidade.
    E tem que ter competência e conhecimentos mínimos para assumir essa responsabilidade, caso contrário está a ser irresponsável ao assumir essa responsabilidade. :)

Há questões de bom senso de bem construir que alguém que possa assumir a fiscalização deve ter mínima noção e identificar logo em projecto e alertar o dono de obra e coordenador de projecto e, inclusive, caso estes insistam em continuar, anotar no livro de obra a 'discordância'.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  15.  # 75

Colocado por: fernandoFerreiraEstou admirado é de ainda ninguem tem falado nas condições de segurança... ó Zé da silva...

Estou a ficar mole!
    :((((
    •  
      Mk Pt
    • 8 março 2016 editado

# 76

Colocado por: riscosaté um estagiário ou um engenheiro com 1 ano de exercício pode ser fiscal de uma obra dessa dimensão

Mais uma vez, a inexperiência não pode ser argumentação para descartar uma (ir)responsabilidade.

Se não me engano, até os arquitetos podem. Isto da fiscalização anda pelas ruas da amargura.

Olhe que muitos arquitectos - ou pelo menos alguns - davam por este erro grave e alertavam para o mesmo.
    E neste caso não só foi projectado, como também fiscalizado por um engenheiro.
    :D :D :D

Sendo engenheiro... era mesmo caso para dar uso ao taser que eu tinha falado à uns dias noutro tópico - depois das essenciais marteladas nos dedos, claro está.

p.s: há que aproveitar para bater em engºs quando se pode
    :)
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16.  # 77

Já algum tempo os eng não podem "fazer " projectos de arquitectura.
    Depois , realmente a telha Marselha não é a mais indicada para essa cobertura. Aliás essa cobertura assim, não lembra a ninguém, e não era por meia dúzia de fiadas de blocos que o empreiteiro ia ganhar ou perder. Se a fez assim, é porque estaria assim em projecto.
    Na página inicial tem lá a tabela inclinação para telhados, para quem leu, tem umas notas. Uma das quais, será que a inclinação poderá ser inferior desde que se use impermiabilizacao do suporte, a vulgar subtelha. Neste caso parece-me que alguém se esqueceu da subtelha.
    Levantar telha, colocar subtelha, e repor telhado.
  17.  # 78

Colocado por: zedasilvaComo o Pedro disse lá atrás isso com uma subtelha resolve-se

Pois claro!
    Mesmo ficando o telhado mal executado, com a pendente inadequada, é preciso é que os responsáveis fiquem impunes, o costume PT!
  18.  # 79

pois ainda não percebi porque é que este projeto de arquitetura foi pelos visto assinado pelo engenheiro.
  19.  # 80

Colocado por: marco1pois ainda não percebi

Calma, vai ver que daqui a mais uns posts, já vai perceber ;))

0.0281 seg. NEW