Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: saralima
    outra pergunta pelo regulamento da engenharia civil qual o mínimo de inclinação para um telhado com telha?



    Colocado por: box
    sem perceber nada do assunto, diria que é aquela recomendada pelo fabricante, logo depende da telha quer escolher. (isto sem recorrer a malabarismos e/ou soluções remendadas)
    Concordam com este comentário:Picareta


    Logo no inicio do tópico , mensagem numero 7, tem a informação que pede. O regulamento não fala sobre inclinações, devendo ser utilizadas as recomendações dos fabricante.
    Fica aqui novamente o quadro com as recomendações e anotações que devem ler, inclinação em função da zona do pais, do tipo de telha e exposição:
    https://forumdacasa.com/discussion/42927/1/responsabilizar-engenheiro-da-obra/
    Concordam com este comentário: marco1
  2.  # 122

    Colocado por: happy hippyMeu estimado, tem-se este um dos tópicos que acompanho, procurando - também deste - retirar alguns ensinamentos. Ora aqui neste seu comentário, foi-me suscitada uma dúvida porquanto, do juiz conselheiro do STJ, de seu nome, Dr. Jorge Alberto Aragão Seia, diz num seu parecer: "Os telhados propriamente ditos, chamados de coberturas ordinárias têm vertentes para o escoamento das águas. Estão são tanto ou mais inclinadas quanto maior puder ser o peso das sobrecargas - granizo ou neve. Além disso, esta inclinação varia conforme o tipo de revestimento: em média 60º para o colmo, 28º para a ardósia, 26º para a telha, 20º para o vidro e, assim, por diante".

    Sem pretender contraditá-lo, sublinhe-se, consegue-me precisar a fonte desta informação e, bem assim, complementá-la (ou facultar link para a mesma)? De antemão, agradecido!


    Possivelmente o parecer do ilustre Juiz terá sido fundamentado por alguma bibliografia, e/ou parecer técnico.... Terá porventura este parecer alguns BONS anos?!
    O texto enferma por diversas imprecisões tecnicas, nomeadamente a designação de coberturas ordinárias ( quando deveria ser coberturas inclinadas).... Face os avanços tecnológicos e a diversas opções construtivas actualmente é possivel construir com segurança e funcionalmente com valores de referência bastante inferiores ao enunciado no texto.... Para tal deve ser utilizado os valores de referencia dos fabricantes e querendo ir abaixo dos limiares dos mesmo, e de modo a garantir a funcionalidade do sistema será necessário prever/ pensar/ projectar tendo em vista soluções complementares e/ou prescrevendo um sistema adequado, seja de fabricante, seja criado autónomamente pelo técnico.

    A solução é sempre uma conjugação de factores que a equipa de projecto deverá levar a bom porto. Opcões e razões esteticas, patrimoniais, de segurança estrutura ( vários acções - vento, neve, sismo) conforto acustico e termico e protecção da acção da chuva.
    Essa conjugação de factores é consubstanciada pelos respectivos reguulamentos técnicos, por bibiliografia tecnica adequada, inlcuindo estudos e ensaios, manuais de instalação de fabricantes, etc....

    A informação é dispersa e confusa, permite diversas opções, umas com mais outras com menos fiabilidade.... Cabe ao Técnico ( por isso é que está habilitado para tal) essa decisão e prescrição.

    Caro happy happy, se não existe é porque não existe, como lhe posso facultar um link de um assunto, não assunto ;)

    Consegui esclarecer?
    Concordam com este comentário: marco1, zedasilva, riscos, benicami
    Estas pessoas agradeceram este comentário: happy hippy
    • MRK
    • 20 novembro 2016

     # 123

    Estimada saralima enviei MP.

    Cmpts
 
0.0236 seg. NEW