Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite! Estou a construir uma moradia e estou com um grave problema. O meu telhado é de uma água só e tem uma inclinação de apenas 17%. O nosso engenheiro disse que tinha inclinação suficiente, mas o certo é que nos está a entrar bastante água pelas telhas. Temos falado com várias pessoas entendidas que nos dizem que com esta inclinação nunca devíamos ter posto telha. Agora digam-me de quem é a responsabilidade? O engenheiro está-se a descartar completamente da responsabilidade. Vamos ter que optar por um telhado de chapa sandwich ou zinco o que nos vai provocar um tombo no orçamento entre 8 a 11 mil euros. O que devemos fazer para que o engenheiro se responsabilize por um erro que foi claramente dele?
    Agradeço desde já toda a ajuda que me puderem dar.
    NOTA: na memória descritiva refere telhado cerâmico aplicado em ripinha.
    • r.v
    • 7 março 2016

     # 2

    e inclinação marca no projeto? a telha tem normas de inclinação,dependendo da zona do pais.
    Concordam com este comentário: Picareta
  2.  # 3

    Qual é a inclinação que está no projecto?
    qual é a inclinação mínima indicada pelo fabricante da telha?
    Quem é esse engenheiro? Projectista ou director de obra)
  3.  # 4

    Onde ficou a subtelha?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 5

    17 % com telha ceramica? fonix! e ninguem alertou pra isso antes?
  5.  # 6

    e no projeto de arquitectura que inclinação tem?
  6.  # 7

    ..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      Screenshot_2016-03-07-22-55-54.jpg
  7.  # 8

    Com telha cerâmica, o minimo que projectei foi 20% de inclinação, que é a inclinação tipica dos montes alentejanos... Mas sim é um risco, especialmente em zonas demasiados expostas à acção do vento.
    Até aos 25% deverá ser previsto uma subtelha, ou outro complemento de estanquidade adequado.

    EDIT: Projectos para zona I
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 9

    Afinal são 17 graus ou 17 %?
    É que 17 graus até é bem aceitável
  9.  # 10

    O que disseram o empreiteiro e o fiscal da obra?
  10.  # 11

    eu nunca aconselho menos de 35%
  11.  # 12

    Eu habitualmente utilizo 25% e proponho sempre complemento de estanquidade ( mas só tornei isso regra desde 2009)
    35%, em determinada arquitectura é descaracterizador... Estas coisas têm de ser ponderadas/ salvaguardadas.
  12.  # 13

    Desde já agradeço as vossas respostas. Vou tentar responder a tudo.

    No projecto está prevista inclinação de 17%. Na memória descritiva não fala em subtelha, apenas telha cerâmica em ripinha. Durante a construção o meu marido parou a obra e chamou o engenheiro e disse que achava que o telhado tinha pouca queda e que se calhar era melhor meter mais dois blocos para aumentar a inclinação. O dito engenheiro respondeu ao meu marido que ele estava tolo que tinha inclinação suficiente...

    Chamamos o engenheiro no sábado passado que não se acreditava que a água vinha da telha até o meu marido testar com uma mangueira... Primeiro disse que escolhemos mal a telha (temos marselha) que a bebé era melhor depois já disse que mesmo com a bebé iamos ter o mesmo problema.

    Ninguém nos alertou antes. Na drogaria que compramos a telha ficaram preplexos porque dizem que não há nenhuma telha para essa inclinação.

    Agoram digam-me, quem é o responsável? É ele que é engenheiro e tirou um curso para isso ou somos nós que não estudamos para tal? E se vocês soubessem a arrogância com que falou... Tipo então em vez de pôr mos umas cortinas xpto metemos umas cortinas mais baratas! Entre outras barbaridades...

    Orçamento para novo telhado em chapa sandwich 9000€ em zinco 11000€
      IMG_20151127_121304.jpg
  13.  # 14

    Vi agora a tabela das inclinações... Desculpem mas este meu suposto engenheiro deve ter tirado o curso ao domingo só pode!

    Falaram-me de um seguro de responsabilidade civil que pode ser acionado nestes casos, mas que terá de ser o engenheiro a acionar. Ora ele está a pôr-se de fora, como posso fazer? Se não quiserem responder publicamente mandem mensagem privada. Entendo que é chato estar a comprometer um colega de profissão mas estamos por tudo já. Obrigado!
  14.  # 15

    Os seguros de responsabilidade civil servem para isso mesmo, contudo ou ele aciona o seguro admitindo o erro ou você terá que mover um processo contra ele.
    Dê-lhe 48h para resolver o problema, se não o fizer ameace que lhe vai mover um processo não só nos tribunais cíveis como junto da ordem profissional.
  15.  # 16

    Colocado por: saralimaVi agora a tabela das inclinações... Desculpem mas este meu suposto engenheiro deve ter tirado o curso ao domingo só pode!

    Falaram-me de um seguro de responsabilidade civil que pode ser acionado nestes casos, mas que terá de ser o engenheiro a acionar. Ora ele está a pôr-se de fora, como posso fazer? Se não quiserem responder publicamente mandem mensagem privada. Entendo que é chato estar a comprometer um colega de profissão mas estamos por tudo já. Obrigado!


    Conheço um caso de um projecto entregue a um arquitecto que demorou anos a ser feito (o projecto!!!), e quando foi entregue na camara veio para trás com erros grosseiros!
    Como o proprietário se fartou do dito cujo arquitecto, fez queixa na ordem dos arquitectos.
    O valor já pago ao arquitecto foi devolvido (por um seguro da OA) e a OA posteriormente deve-se entender com o referido profissional.

    Este exemplo não é igual ao seu, mas as vezes até na OE se pode safar. Fale para la e ponha queixa na mesma, sempre é mais fácil e barato que no tribunal...
  16.  # 17

    Colocado por: tozepalma
    Fale para la e ponha queixa na mesma, sempre é mais fácil e barato que no tribunal...


    Creio que a ordem apenas pode punir o técnico a nível profissional. Para além disso só os tribunais
    Mas sim a meça pode funcionar, em especial a OE costuma ser bastante severa em casos de negligência profissional
  17.  # 18

    Deve remover as telhas, meter uma tela de TYVEC sob as mesmas e garantir o escoamento das aguas que passarem para essa tela para a caleira.
    Como reparou as telhas marselha necessitam de mais inclinação que as lusa.
    Esta é a solução mais barata.
  18.  # 19

    Colocado por: zedasilva

    Creio que a ordem apenas pode punir o técnico a nível profissional. Para além disso só os tribunais
    Mas sim a meça pode funcionar, em especial a OE costuma ser bastante severa em casos de negligência profissional


    As vezes a OE pode ter um seguro profissional para cobrir casos destes...
  19.  # 20

    O seguro "oferecido" pela OE, não é de apenas de 10.000€!?
 
0.0210 seg. NEW