Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, estou com um problema bicudo.
    Comprei uma casa e vou remodelar.
    Aquilo que eu quero fazer parece-me simples, simplesmente mandar abaixo uma parede para alargar a divisão e fazer parede em continuação com uma já existente (ver a foto). Portanto, ganhar m2.
    Sei que preciso de licença pois estou a mexer na estrutura exterior. Mas, é só uma parede... e é na parte de trás da casa e dificilmente alguém verá pois é uma parte escondida. O construtor diz que passa despercebido e não há problema.
    Mas claro, o construtor quer é o trabalho :)

A minha questão é:
    - Em caso de multa, quanto poderá ser? Para pesar o risco, se vale a pena corrê-lo.

Em caso de eu querer fazer a obra legalmente, o que involve? Projecto + licença? Quanto ao projecto, é só essa parede, tudo o resto se mantém...será muito dispendioso?

Gostaria de saber valores aproximados para ficar com uma ideia.
    Dados:
    A casa tem 132m2 (de estrutura) e 850m2 de terreno total.
    Fica em Vila nova de Gaia em Serezedo.
    O tempo das obras (incluindo as interiores) é de 90 dias (suponho que essa baixa de parede e nova parede não sejam mais que uns 10 dias).

Para além de projecto + licença, necessitaria de + alguma coisa? A casa está habitável, necessitaria de licença de habitabilidade? E se sim, quanto mais $$ ?
    Obrigado.

2.  # 2

Claro que precisa de projecto e de licença!

Vai aumentar a area da casa e vai mexer na estrutura!

Pode haver uma denuncia ou até através de visualização aérea a camara pode se aperceber... consequência? Podem em ultimo caso aplicar multa e mandar deitar abaixo.

Primeiro vá se informar á camara se pode aumentar a area da casa, se lhe for permitido vá a um gabinete de arquitetura pedir para lhe fazerem o projecto.
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes
  3.  # 3

bem está consciente dos prós e dos contras.

apesar de ser na traseira da casa e as obras poderem passar despercebidas existem dois pontos que pode não estar a lembrar-se:
    1º dá-se bem com os seus vizinhos, existem vizinhos invejosos que podem denunciar as obras ilegais à camara.
    2º mesmo que faço tudo sem projecto e licença vai sempre deixar esse imbróglio para alguem resolver no futuro, ou voce se quiser vender a casa ou os seus herdeiros.
  4.  # 4

Colocado por: LuisPereiraClaro que precisa de projecto e de licença!

Vai aumentar a area da casa e vai mexer na estrutura!

Pode haver uma denuncia ou até através de visualização aérea a camara pode se aperceber... consequência? Podem em ultimo caso aplicar multa e mandar deitar abaixo.

Primeiro vá se informar á camara se pode aumentar a area da casa, se lhe for permitido vá a um gabinete de arquitetura pedir para lhe fazerem o projecto.

Sim, eu sei disso tudo claro. Mas tenho um bebé a nascer em Setembro e tenho um prazo de execução de obra de 90 dias.
    Sendo apenas uma parede a ir abaixo, queria medir o risco e perceber qual a opção a tomar.
    Se seguir por via das licenças sei que nunca conseguirei estar na moradia antes do bebé nascer.
    Daí o meu post, perceber os prós e os contras e perceber qual o risco para perceber se estarei à altura de o absorver.

E a ter que seguir pela via legal, quais as despesas inerentes? portanto, o que já tinha referido no post:
    Em caso de eu querer fazer a obra legalmente, o que involve? Projecto + licença? Quanto ao projecto, é só essa parede, tudo o resto se mantém...será muito dispendioso?

Gostaria de saber valores aproximados para ficar com uma ideia.
    Dados:
    A casa tem 132m2 (de estrutura) e 850m2 de terreno total.
    Fica em Vila nova de Gaia em Serezedo.
    O tempo das obras (incluindo as interiores) é de 90 dias (suponho que essa baixa de parede e nova parede não sejam mais que uns 10 dias).

Para além de projecto + licença, necessitaria de + alguma coisa? A casa está habitável, necessitaria de licença de habitabilidade? E se sim, quanto mais $$ ?
    Obrigado.
  5.  # 5

Bom dia,

Claro que necessita de licenciamento. De qualquer das formas eliminado a hipótese de denuncia poderá arriscar avançar com a construção s/ legalização assumindo o risco.
    De qualquer das formas, a meu ver, o processo de licenciamento é sempre o mais correto até para ficar mais descansado. Se pretender, envie-me a planta da moradia (se tiver planta de estruturas melhor) e poderei dar-lhe orçamento para licenciamento e projeto. Cmpts.

0.0113 seg. NEW