Colocado por: Pedro BarradasAté um esquema de pintura serve. ( um para interior, outro para o exterior)
Fale com uma marca de tintas...
Colocado por: callinasPorque motivo contratou duas pessoas para analisar a qualidade do ar?
Colocado por: callinasPorque motivo contratou duas pessoas para analisar a qualidade do ar?
Colocado por: callinasA mim parece-me um pouco incorrecto. Voce deveria analisar varios fragmetos da placas para saber se tem amianto ou nao.
Se analisar o ar e nao houver amianto hoje, que lhe garante que amanha nao haja ? Ou daqui a 3 anos ? Vai continuar sem saber se as placas tem amianto.
Ou vai fazer analises periodicas ?
Sendo voce particular e arrenda o espaco a uma entidade publica , faz disso um edificio publico.
Colocado por: José_Luís
Pelo que eu tenho lido, o dito amianto só se desprende para o ar se as placas estiverem danificadas. Ora, não é o caso. A cobertura está normal, não tem chapas partidas. Uma leitura dos níveis de partículas em 3 momentos diferentes do dia, como vão fazer, parece-me que já é algo de positivo fazer. Mostra preocupação da minha parte e que, perante os resultados, estou disposto a actuar.
Agora, ir lá cima ao telhado, parti-lo para colher amostras... não me parece correcto. E depois teria que enviar os bocados para Lisboa, para análise nem sei bem para onde... Isso é que não me parece muito coerente, pelo menos para uma primeira aproximação ao problema. E depois ninguém me garante que todas as telhas têm a mesma composição. Podem ter sido fabricadas em fornadas difrentes, eu sei lá... Enfim, seja qual for a alternativa que eu escolha há sempre prós e contras.
Substituir todo o telhado, sendo a mais radical, é a solução que deixava tudo resolvido. Só que custa muito dinheiro e eu quero evitar isso, se puder, naturalmente. Ainda hoje falei pelo telefone com um engenheiro do Porto, amigo de um amigo meu, que me disse que a remoção/levantamento do telhado (tendo amianto) dá "água pela barba"... e lembrou-me que a actividade do armazém terá que estar suspensa por vários dias, já que a dita remoção das telhas onduladas é demorada (requer um perímetro de segurança) e a colocação da nova cobertura também não se faz de um dia para o outro.
Enfim, é uma coisa que exige os seus procedimentos.
Veremos o que isto dá. Para já, dia 21 tenho cá os técnicos que vão medir o nível de partículas do ar.
Colocado por: Pedro Barradasse encapsular as placas.. deixa de haver problemas.
Colocado por: Rfr19Com 40 anos as placas tem fibras de amianto de baixa densidade.
As placas de fibrocimento caso estejam em bom estado não oferecem grande risco para a saúde publica, o amianto é uma grande farsa para encher os bolsos a meia dúzia de empresas. Falo de experiência própria e tenho formação sobre o assunto.
Não troque a cobertura e em ultimo caso pinte as placasConcordam com este comentário:Pedro Barradas
Colocado por: Pedro Barradasse encapsular as placas.. deixa de haver problemas. Mesmo assim poderia ser efectuado analises à QAI periodicas... è preparem um calendário, por exemplo ap+ós encapsulamento, depois de 5 anos, a cada dois anos ate aos 15 anos de vida ( reavaliar a situação)
Produto da MAPEI...
http://www.mapei.com/PT-PT/Produtos-para-o-acabamento/Tratamento-de-pain%C3%A9is-de-cimento-amianto
Entretanto encontrei este documento da ACSS, que de certa maneira vai de encontro com o que tenho escrito aqui:
http://pensarpm.no.sapo.pt/docs/ACSSGuia3_2008.pdf
Boa sorte.