Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Gostaria de ser ajudado numa questao:
    Sou proprietário de um apartamento em Lisboa e desde há seis meses vim trabalhar para outro país. Na altura nao pensei em vender ou alugar a casa, porque nao sabia se queria ser emigrante a longo prazo. Entretanto decidi-me, vou continuar no exterior e apenas voltar a Portugal de férias, pelo que os meus planos a médio prazo seriam, quando precisamente voltasse de férias, preparar o apartamento para alugar, passar procuracoes para contratos e financas, contactar imobiliárias, etc.

    Ora, tendo comentado isto a amigos, surgiu-me agora um pedido particular vindo de "conhecidos de amigos" para alugar o apartamento.
    Obviamente nao tenho nada preparado porque ainda nao voltei de férias.

    Existe alguma coisa que possa fazer 'a distancia?
    1. Como fazer contrato de arrendamento 'a distancia, nao podendo eu deslocar-me neste momento a Portugal para o assinar? Nao passei procuracoes a ninguém.
    2. Como passar recibos de rendas 'a distancia?
    3. Como declarar as rendas nas financas? - assumo que isto se pode fazer online, só nao sei se existe algum passo prévio que necessite presenca local.
    4. Em caso de término de arrendamento por minha iniciativa ou dos arrendatários, quais os procedimentos ou problemas que veriam de estar 'a distancia?
    5. Coisas como problemas que seja preciso resolver, tipo canos rotos, como veriam a situacao? Para algumas coisas tenho o seguro do crédito bancário mas nao saberia como activar 'a distancia.
    6. Outras questoes que nao me esteja agora a lembrar?

    Nota: ainda nao tenho a residencia oficializada no país onde estou, ou seja, para as financas ainda sou residente portugues. Mas pretendo tratar disso este ano antes de Junho.
  2.  # 2

    Experimente a telefonar para o Consulado Português e saiba se o podem ajudar. Se sim, marque com eles sem se esquecer de questionar sobre todos os documentos necessários para o efeito.
    Se faz IRS em Portugal no Consulado talvez saibam ou um emsil para o portal das Finanças ou no Forum Finanças.
    Não sendo pelo Consulado acho que só constituindo um procurador em Portugal. A procuração pode fazê-la no Consulado.
    se não está na capital desse país estrangeiro, fica mais dificil para se deslocar so Consulado.
    Salvo melhor opinião, estes são os passos que eu daria.
    Boa sorte
  3.  # 3

    Não precisa de passar procurações a ninguém. Pode fazer um contrato, assinar , digitalizar e enviar ao inquilino. Ele assina, digitaliza e devolve. Vai á pagina das Finanças, regista o contrato e passa a fazer os recibos electronicos que pode enviar por mail todos os meses logo que o inquilino deposite a renda na sua conta. Pode pedir a alguém para entregar a chave ao inquilino e antes disso contratar uma empresa de limpezas para preparar a casa antes da entrada do inquilino.
    Para eventuais reparações há dezenas de empresas ( muitas que trabalham para as seguradores) que resolvem qualquer problema.
    Hoje pela net e telefone tudo se resolve.
    O problema maior é saber se os futuros inquilinos são de confiança. O ideal era pedir uma garantia bancaria. Pesquise por aqui essa informação.
    Concordam com este comentário: Flica, Supporter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: palmstroke
  4.  # 4

    Obrigado Carvai!

    Neste momento estou a reunir os procedimentos para alterar a residencia fiscal aqui para o Chile sem necessidade de me deslocar a Portugal, e fico descansado por nao ter dependencias com o contrato de arrendamento.
    Em todo o caso vou actualizando esta thread para conhecimento geral.
  5.  # 5

    Colocado por: Flicatelefonar para o Consulado Português


    Não sei o país onde está mas boa sorte com o telefonema!
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  6.  # 6

    Se vai residir para um país fora do Espaço Económico Europeu necessita de nomear um representante fiscal nas finanças
    Concordam com este comentário: mfigu
  7.  # 7

  8.  # 8

    Colocado por: LuisPereira

    Não sei o país onde está mas boa sorte com o telefonema!
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    Se precisa que telefone tem de me dizer qual a sua nacionalidade, ajudarei no que puder e souber. A quem faz o que pode só temos de agradecer e ser delicados.
  9.  # 9

    Colocado por: SergeSe vai residir para um país fora do Espaço Económico Europeu necessita de nomear um representante fiscal nas finanças
    Concordam com este comentário:mfigu


    estou a tentar fazer isso 'a distancia, mas as financas nao me querem passar a minuta de procuracao.
    no google também nao encontro.

    será que alguém tem uma minuta por aí?
  10.  # 10

    Boa noite as finanças nunca fornecem minuta de procuração. Já falou com o consulado?
  11.  # 11

    Ou embaixada?
  12.  # 12

    Pode fazer a procuracao no consulado portugues ou num notario chileno. No entanto se estiver em lingua estrangeira necessita de uma traducao autenticada.

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/area-notarial/docs-comuns/procuracoes-nocao/
  13.  # 13

    Olá,

    Bastou enviar um email para a direccao geral das financas para me alterarem a morada fiscal e nomearem representante.
    Nao precisei de nenhuma documentacao, o que até é estranho porque também nao precisei de provar que eu sou eu.. alteraram no portal das financas e pronto.

    Agora falta o arrendamento. Vou procurar minuta de arrendamento. :)
  14.  # 14

    Colocado por: palmstrokeOlá,

    Bastou enviar um email para a direccao geral das financas para me alterarem a morada fiscal e nomearem representante.
    Nao precisei de nenhuma documentacao, o que até é estranho porque também nao precisei de provar que eu sou eu.. alteraram no portal das financas e pronto.

    Agora falta o arrendamento. Vou procurar minuta de arrendamento. :)


    Representante Fiscal:

    https://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/ajuda/DGCI/FAQNomearRep.htm

    Outros:

    http://saldopositivo.cgd.pt/emigracao-quais-sao-funcoes-representante-fiscal/

    http://www.economias.pt/como-nomear-um-representante-fiscal-em-portugal/

    Alteração de morada:

    https://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/ajuda/DGCI/FAQAM.htm

    Outros:

    http://www.comofazer.pt/como-alterar-morada-portal-das-financas/

    http://www.e-konomista.pt/artigo/morada-fiscal/
  15.  # 15

    Gostava de actualizar esta thread:

    O meu arrendamento durou 1 ano e meio e correu tudo bem, nunca conheci pessoalmente a pessoa que lá estava mas pagou sempre a tempo e horas e o meu representante confirmou que deixou tudo impecável. Como tinham referenciado aqui, bastou-me assinar o contrato e enviar o documento por correio (optei por nao digitalizar...), e logo registei o contrato nas financas.

    Agora, vou alugar a uma segunda pessoa, mas desta vez nao tenho referencias. Que documentos posso solicitar para garantir que a pessoa tem bons rendimentos e nao é mau pagador?
  16.  # 16

    Colocado por: palmstrokeGostava de actualizar esta thread:

    O meu arrendamento durou 1 ano e meio e correu tudo bem, nunca conheci pessoalmente a pessoa que lá estava mas pagou sempre a tempo e horas e o meu representante confirmou que deixou tudo impecável. Como tinham referenciado aqui, bastou-me assinar o contrato e enviar o documento por correio (optei por nao digitalizar...), e logo registei o contrato nas financas.

    Agora, vou alugar a uma segunda pessoa, mas desta vez nao tenho referencias. Que documentos posso solicitar para garantir que a pessoa tem bons rendimentos e nao é mau pagador?

    Para já, pode se precaver com uma garantia bancária como foi dito mais acima. Depois, pode-lhe exigir uma caução e 2 meses adiantados. Também lhe pode pedir os 3 últimos recibos de vencimentos; se a pessoa tiver um contrato com termo certo ou se não tiver trabalho, tire as suas próprias conclusões...

    Também lhe pode exigir um fiador e sendo assim a declaração de IRS.
  17.  # 17

    existe algo que se possa consultar para saber se esta pessoa alguma vez foi incumpridora em algum contrato anterior?
  18.  # 18

    Colocado por: palmstrokeexiste algo que se possa consultar para saber se esta pessoa alguma vez foi incumpridora em algum contrato anterior?

    Isso não lhe sei dizer, agora mais outra dica: se tiver pouco, nenhum ou a conta a negativa, também não será um bom sinal...
  19.  # 19

    Colocado por: palmstrokeexiste algo que se possa consultar para saber se esta pessoa alguma vez foi incumpridora em algum contrato anterior?

    Não, só os bancos e empresas financeiras têm acesso á informação do Banco de Portugal. Daí a maior vantagem da garantia bancária, que exclui logo qualquer pessoa com incumprimentos anteriores.
  20.  # 20

    hmm...
    uma outra duvida, para que um contrato tenha validade com responsabilizacao do fiador, basta que tenha um papel assinado, ou tenho que registrar o contrato em algum lado? porque eu estou no estrangeiro e só posso registrar online no portal das financas. mas posso enviar um papel fisico assinado por mim e pedir para que me assinem o resto.
 
0.0251 seg. NEW