Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos, tenho uma duvida que ainda não consegui tirar pois uns dizem uma coisa e outros outra, é obrigatório numa construção nova colocar pelo menos um WC completo com banheira e bidé? Ou pode-se ter banheira numa wc e o bidé noutra ou nenhuma das duas hipóteses?
    Que estupidez se for este o caso...
    Obrigado a todos.
    Cumprimentos.
  2.  # 2

    pode, leia bem o art.º 68 do RGEU nos pontos 2 e 3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scorpionlabel
  3.  # 3

    Bom dia marco1, então se bem percebi numa moradia de 4 quartos posso ter uma banheira e lavatório em um dos quartos e noutro um bidé e lavatorio sendo que se houver outros wc's não tenho que ter nem banheira nem bidé obrigatoriamente, é isso?
    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: madalena112
  4.  # 4

    sim mas cuidado onde tiver o bidé tem de ter a sanita.

    no fundo a casa precisa de ter algures um espaço com uma banheira e um lavatório e noutro espaço o bidé e a sanita e lavatório. neste ultimo espaço por motivos das normas de acessibilidade terá que ter um duche e prever que haja espaço para uma eventual banheira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scorpionlabel
  5.  # 5

    Obrigado marco1, fiquei esclarecido.

    ps: poupanças à vista em louças sanitárias ;)
  6.  # 6

    Colocado por: marco1no fundo a casa precisa de ter algures um espaço com uma banheira e um lavatório e noutro espaço

    Aproveitando este tópico.....existe alguma definição de banheira? Uma banheira não poderá ter apenas 5cm de altura?
  7.  # 7

    boa pergunta, no entanto nas normas da acessibilidade diz que o bordo da banheira tem de estar a 45 cm
  8.  # 8

    Colocado por: PicaretaAproveitando este tópico.....existe alguma definição de banheira? Uma banheira não poderá ter apenas 5cm de altura?

    ... mas podes meter uma de 1.20, ou até de 1.00m - facilmente convertível em duche ;) depois de arrancada ....
  9.  # 9

    Colocado por: marco1no entanto nas normas da acessibilidade diz que o bordo da banheira tem de estar a 45 cm

    Ora porra ..... mas se olharmos apenas para o velhinho do regeu parece-me que podemos colocar uma base de duche banheira com 5cm de altura !!!!
  10.  # 10

    atão fixe, as acessibilidades não obrigam a ter banheira, desde que haja espaço para eventual colocação.
    Concordam com este comentário: callinas
  11.  # 11

    Haja um pouco de sensibilidade, eu próprio já tive em situação de mobilidade condicionada, e uma banheira era o pior que me podiam ter arranjado. Nada melhor que um duche com um banquinho. Haverá situações extremas em que dará jeito mesmo a banheira, então, que o espaço do duche dê para colocar uma banheira.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

    penso mesmo que o RGEU pela sua antiguidade exige uma banheira dentro de uma casa para em tempos idos, garantir que as pessoas preservavam a higiene e garantindo que havia assim uma tina grande na casa de banho :))
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta
  13.  # 13

    Eu defendo a base de chuveiro, provavelmente pelos mais usos da banheira que já vi. Batatal, bacia permanente de roupa, etc
  14.  # 14

    Colocado por: marco1penso mesmo que o RGEU pela sua antiguidade exige uma banheira dentro de uma casa para em tempos idos, garantir que as pessoas preservavam a higiene e garantindo que havia assim uma tina grande na casa de banho :))

    Acho que é mesmo isso, interpretamos a lei "à letra", e depois parecemos umas ovelhas num rebanho, na altura provavelmente não existiam as bases de duche, escreveram "banheira", mas o objectivo era ter um espaço para um banho e ter condições de higiene, que também podem ser garantidas com uma base de duche.
    Nunca mais me vou preocupar com as banheiras. Não querem banheira? Ok, venha uma base de duche.
  15.  # 15

    Atenção que há determinados tratamentos ou terapias em que tem que se fazer banho de imersão... logo a banheira é precisa.

    Claro que são situações de excepção... mas basta uma...
  16.  # 16

    É obrigatório ter pelo menos uma banheira dentro de casa. Quando são remodelações cada acaba por fazer o que quer, mas quando são obras sujeitas a licenciamento, o caso muda de figura...
  17.  # 17

    Colocado por: Minimalmas quando são obras sujeitas a licenciamento, o caso muda de figura...

    Vai a banheira indicada no projeto, em obra mete-se uma base de chuveiro, o DT assina o termo em como está tudo bem e a coisa resolve-se.
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    Vai a banheira indicada no projeto, em obra mete-se uma base de chuveiro, o DT assina o termo em como está tudo bem e a coisa resolve-se.


    Isso pode acontecer se o fiscal e o director técnico de obra não se importarem em fechar os olhos a essa situação... mas nem todos fazem isso...
  19.  # 19

    Colocado por: Minimal
    mas nem todos fazem isso...

    Não deviam, não deviam

    :)))
  20.  # 20

    Boa tarde, aproveito esta discussão para tirar uma dúvida.
    No projeto da minha casa (que desde já adianto não foi pensado por mim - comprei o lote com projeto e licenças já aprovadas) existe uma casa de banho com bidé, mas como para mim não terá qualquer utilidade e para não gastar dinheiro numa peça que não terá outro uso senão colocar a roupa suja, decidi retirá-lo e alterar a configuração da casa de banho por completo. Este wc é o da suite, e fica no 1º piso da casa.
    O empreiteiro disse-nos que não haveria grande problema, que em ultimo recurso coloca lá um bidé no espaço vazio (onde no futuro vou colocar um armário) a fingir que faz mesmo parte da casa de banho só para o fiscal não chatear na hora de passar a licença de habitabilidade. A minha questão é a seguinte: no caso de não colocar lá o bidé a fingir, o que poderá acontecer? Não me passam a licença? Terei que "partir" a casa de banho para colocar lá o bidé? Terei que pagar uma multa? E se for este o caso, a rondar que valores, sabem-me dizer?
    Muito obrigada pela atenção.
 
0.0207 seg. NEW