Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: JoanitaDiga-me uma coisa, depois de lavar, seca? Ou "deixa ao ar"? Seca a uma toalha? Todos em casa à mesma toalha, ou cada um tem a sua toalha?

Quando alguem coloca estas questoes e diz que um bide nao e higienico, percebe-se o atraso civilizacional que se vai sentindo com as "modas".

Colocado por: larkhe34 - Sanita.jpg

Por aqui toda a gente tem disto em casa e nos cafes, restaurantes etc. No final, pelo menos em minha casa, usa-se uma toalha individual, diferente do banho, algo que vou mantendo em Portugal junto ao bide desde crianca. Nos espacos publicos usam o papel para limpar depois da limpeza com agua.

Custa-me mesmo acrer que haja quem duvide que a agua limpa melhor que o papel higienico, sinceramente!
  2.  # 2

Colocado por: treker666
    Quando alguem coloca estas questoes e diz que um bide nao e higienico, percebe-se o atraso civilizacional que se vai sentindo com as "modas".

Por aqui toda a gente tem disto em casa e nos cafes, restaurantes etc. No final, pelo menos em minha casa, usa-se uma toalha individual, diferente do banho, algo que vou mantendo em Portugal junto ao bide desde crianca. Nos espacos publicos usam o papel para limpar depois da limpeza com agua.

Custa-me mesmo acrer que haja quem duvide que a agua limpa melhor que o papel higienico, sinceramente!

Suponho que uma vez utilizada a toalha seja colocada para lavar certo? Ou tem uma toalha para cada habitante da casa?
    Toalhitas, acho a coisa mais pratica e higienica, usa e deita fora... também não vejo utilidade nenhuma no bidé!
  3.  # 3

Colocado por: DR1982Toalhitas, acho a coisa mais pratica e higienica, usa e deita fora...

solução muito ecologica...
  4.  # 4

Colocado por: Pedro Barradas
    solução muito ecologica...
    Pode nao ser a solução mais ecológica que e e existe, mas nao deve ser por aí que o mundo vai acabar, digo eu...
  5.  # 5

As toalhas de bide, como é obvio é como as do banho, são pessoais.
    Também como as do banho não precisa lavar após cada utilização.... As toalhas de bidé vão enxugar,zonas já limpas... se quiser pode tambem utilizar para se limpar a sua toalha de banho.
    Concordam com este comentário: treker666
  6.  # 6

Colocado por: DR1982Pode nao ser a solução mais ecológica que e e existe, mas nao deve ser por aí que o mundo vai acabar, digo eu...

Eu tive uma pequenita que na altura em que ficava mais assada, a água corrente e uma toalha limpa faziam milagres que nenhuma toalhita fez...

Cheguei a ver outros bebés que eram uma miséria, coitadinhos, e a água é uma coisa que resolve tudo, nem precisa de sabão, porque a toalhita já limpou... cheguei a ver muitas mães desesperadas, que já só lá iam com compressas humedecidas e a minha nunca chegou a esse ponto, pelo menos nunca de forma continuada. Ficava assada, caprichava-se e nessas alturas lavava-se sempre o rabito com água corrente (nada de água quente!) e aquilo rapidamente melhorava e bastante.

O único senão é ter a garantia de toalhas limpas e foi por isso que chamei os estudos de patetas, o bidé não tem culpa nenhuma da falta de higiene das toalhas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

Aí está, não duvido de todas as vantagens da água, mas ha o problema das toalhas, tal como diz...
  8.  # 8

EU também não duvido das vantagens da água, mas também não descuro as possíveis desvantagens e ignorar estudos em prol do "acho eu", ou "tenho uns amigos que experimentaram", é que não. A toalha, uma para cada um, espero que a família não seja grande, senão as casas-de-banho parecem estendais.
    Concordam com este comentário: Skinkx
    • Saki
    • 17 junho 2018 editado

# 9

A água corrente não limpa tudo (não tira e. coli, pex.) e só porque uma superfície parece limpa não significa que esteja.
    Usar uma toalha previamente usada (mesmo por nós), não invalida que se esteja a levar bactérias presentes do ânus para a uretra por exemplo, podendo levar a infecções urinárias (principalmente nas mulheres).

Nesta questão acho que a solução seria mesmo colocar as toalhas para lavar a cada utilização, como se fossem toalhitas mas numa versão mais ecológica.
    Assim era possível diminuir o risco de proliferação das bactérias (toalha húmida é muito propícia ao desenvolvimento de bactérias, principalmente depois de estar em contacto com dejectos) e consequente diminuição de problemas associados.
  9.  # 10

Colocado por: SakiA água corrente não limpa tudo (não tira e. coli, pex.) e só porque uma superfície parece limpa não significa que esteja.
    Usar uma toalha previamente usada (mesmo por nós), não invalida que se esteja a levar bactérias presentes do ânus para a uretra por exemplo, podendo levar a infecções urinárias (principalmente nas mulheres).

Nesta questão acho que a solução seria mesmo colocar as toalhas para lavar a cada utilização, como se fossem toalhitas mas numa versão mais ecológica.
    Assim era possível diminuir o risco de proliferação das bactérias (toalha húmida é muito propícia ao desenvolvimento de bactérias, principalmente depois de estar em contacto com dejectos) e consequente diminuição de problemas associados.

O que tenho vindo a defender, menos esta parte "colocar as toalhas para lavar a cada utilização [...] numa versão mais ecológica" - isso não tem nada de ecológico.
  10.  # 11

Se as secar bem ( as toalhas)... entre utilizações, vê esses riscos serem muito reduzidos.
  11.  # 12

Colocado por: DR1982Aí está, não duvido de todas as vantagens da água, mas ha o problema das toalhas, tal como diz...

Aquelas toalhitas de papel, tipo seca-mãos, desde que não sejam ásperas, salvaram-me muitas vezes.

O papel é quimicamente inerte e a água milagreira. Nenhuma toalhita me dava o mesmo resultado.

É claro que em casa ninguém quer toalhitas junto ao bidé, mas a culpa nunca pode ser do bidé.
    • Skinkx
    • 17 junho 2018 editado

# 13

Colocado por: JoanitaEU também não duvido das vantagens da água, mas também não descuro as possíveis desvantagens e ignorar estudos em prol do "acho eu", ou "tenho uns amigos que experimentaram", é que não. A toalha, uma para cada um, espero que a família não seja grande, senão as casas-de-banho parecem estendais.
    Concordam com este comentário:Skinkx

Verdade, o que eu disse foi que já vi muitos estudos que fazem associações absurdas e depois apresentam conclusões absurdas. A de que o bidé gera maiores infecções e menor higiene, por exemplo.

Os estudos são feitos por pessoas como você e como eu, não julgue por default que aquilo são verdades universais. Basta ver a guerra que é em torno das vacinas...

No fundo, sejam cínicos com todos os estudos e brochuras comerciais, leiam os pressupostos, não se fiquem apenas pelas conclusões e acima de tudo comparem com a vossa experiência, onde for possível.
    • Saki
    • 17 junho 2018

# 14

Colocado por: Joanita

O que tenho vindo a defender, menos esta parte "colocar as toalhas para lavar a cada utilização [...] numa versão mais ecológica" - isso não tem nada de ecológico.

Não me fiz entender porque o que queria dizer é que lavar toalhas é mais ecológico que utilizar toalhitas não biodegradaveis.
  12.  # 15

Bom dia,

Estou a renovar uma casa em que os WC´s são relativamente pequenos.
    Apesar de tomar banho todos os dias, gosto e uso o bidé (em minha casa...).
    Assim, estou com dúvidas se devo manter o bidé ou se devo usar os kits de chuveiro para sanita e bidé.

Opiniões são muito bem vindas.

Obrigada
  13.  # 16

Colocado por: Anonimo06082021os porta piaçaba

Nada como ter um belo "Merdolino" ;)

sobre o dito:
    http://www.klatmagazine.com/en/design-en/merdolino-alessi-stefano-giovannoni-evergreen-014/40657
  14.  # 17

Pensava que a função principal dos tais kits de chuveiro era, de alguma forma, para substituir o bidé e não para lavar a sanita.
    A minha dúvida quanto à eliminação ou não do bidé, com substituição pelos kits de chuveiro, era para ganhar um pouco de espaço (e talvez algum $$), embora não muito significativo.

0.0233 seg. NEW