Iniciar sessão ou registar-se
    • AnGeL_
    • 27 abril 2009 editado

     # 1

    Boa noite.
    Como este é o meu primeiro post fica aqui a minha apresentação, sou o Nelson e moro perto de Aveiro.

    Ando para começar a remodelar a minha casa e andava a fazer pesquisas na net e vim parar a este forum que me era desconhecido. Já reparei que andam por aqui entendidos na materia de construção/remodelação e por isso agradeço que me vão ajudando em algumas dúvidas que ja me começam a surgir.

    A casa em questão no minimo tem 90 anos mas sempre foi arranjada quando necessário. Ja se arranjaram paredes, telhado "novo" que ja não é novo que ja conta com 20 anos etc. É de 1º andar e apenas tem 5,5 mts de largura, contudo tem de cmp 16mts + um terraço coberto com + 5mt + um patio com 6, ou seja de cmprido tem um total de 27 mts. Tenho espaço bom para fazer uma casa "engraçada" é preciso é dinheiro.

    Para Junho vou começar por arranjar a frente toda, vou colocar janelas em pvc da kommerling a imitar madeira, vidro duplo com 3cm cada, bom isolamento, arranjar paredes, pintura nova, pedra nova em redor das janelas, porta nova ... ("estrago" para 6700 euros)

    Como sabem casas antigas tinham os compartimentos pequenos, "paredes" finas e altas, o interior da casa no 1º andar tem 5mts . Isolamentos de som ou seja do que for nao tem nada. Um empreiteiro que trabalha mt com pladur deu-me a ideia de ampliar os compartimentos e fazer algumas divisoes em pladur que ja se conseguia fazer algum isolamento e ficar com um aspecto mais moderno.

    Um dos grandes problemas é que a casa não tem placa, o "chão" é todo em madeira e o que o sustenta sao barrotes grossos. Estes parecem estar em boas condiçoes o problema é ao andar sente-se um bocado que é madeira. Quando começar a remodelar por dentro não sei o que fazer. Fazer placa torna-se dispendioso e a casa aguentará visto nao ser nova? É possivel fazer uma placa mais fina por ex? Ou é preferivel meter piso flutuante por cima das tabuas ja existentes (acualmente tem alcatifa) e depois por baixo reforçar e fazer um tecto falso com material para isolar??? Eu estava mais para a ideia de manter porque para fazer placa de cimento teria que partir todas as paredes no andar de cima, por outro lado claro que em cimento ficaria outro tipo de trabalho.

    opiniões precisam-se.

    cumprimentos
    Nelson
  1.  # 2

    Colocado por: AnGeL_Como sabem casas antigas tinham os compartimentos pequenos, "paredes" finas e altas, o interior da casa no 1º andar tem 5mts . Isolamentos de som ou seja do que for nao tem nada. Um empreiteiro que trabalha mt com pladur deu-me a ideia de ampliar os compartimentos e fazer algumas divisoes em pladur que ja se conseguia fazer algum isolamento e ficar com um aspecto mais moderno

    Grande ideia, se aquilo cair não é ele que lá está debaixo.

    Caro amigo
    Nessas casas, não se fazem alterações da compartimentação à toa, porque essas paredes podem e costumam ser a estrutura de suporte das lages de piso e da própria cobertura. Ao tirá-las, compromete toda a estabilidade da casa. Estrutura de madeira, são estrutura de madeira não de betão

    Colocado por: AnGeL_Um dos grandes problemas é que a casa não tem placa, o "chão" é todo em madeira e o que o sustenta sao barrotes grossos. Estes parecem estar em boas condiçoes o problema é ao andar sente-se um bocado que é madeira. Quando começar a remodelar por dentro não sei o que fazer. Fazer placa torna-se dispendioso e a casa aguentará visto nao ser nova? É possivel fazer uma placa mais fina por ex? Ou é preferivel meter piso flutuante por cima das tabuas ja existentes (acualmente tem alcatifa) e depois por baixo reforçar e fazer um tecto falso com material para isolar???

    Se meter uma placa de cimento, vai ter de demolir todo o interior pelos trabalhos acessórios que isso implica.

    Uma lage em madeira, não é um problema, requer apenas trabalhos diferentes. Infelizmente as nossas escolas só produzem engenheiros de betão e tijolo e poucos sabem tratar uma estrutura de madeira com oo respeito que ela merece.

    Se a madeira está em condições, têm várias opções, mas pode assoalhar com placa OSB (aglomerado de madeira) com mantas de isolamento de sons por impacto (baratissimias) e por cima colocar uma pavimento em madeira à escolha. Por baixo coloca um tecto falso (corta fogo de preferência) com lã para isolamento acústico e os níveis de isolamento subirão muito.

    Colocado por: AnGeL_Eu estava mais para a ideia de manter porque para fazer placa de cimento teria que partir todas as paredes no andar de cima, por outro lado claro que em cimento ficaria outro tipo de trabalho.

    Não pense nisso. Não é directo. Misturar betão com paredes de alvenaria de pedra e estrutura em madeira, é uma confusão das boas e o resultado é sempre duvidoso
  2.  # 3

    Tive conhecimento através da Feira de Março duma empresa especializada nesse tipo de recuperações - Dignito.
  3.  # 4

    antes de mais obg pelos comentários.

    Quanto à placa, realmente deixar em madeira será a menlhor solução para não ter que destruir tudo por dentro e visto que dá para fazer algum isolamento deverá ser essa a minha escolha. Quando o PauoloCorreia falou que agora cá so se produzem engenheiros de betão tb é uma verdade, é pro isso quando vejo o programa da people and arts de restruturar casas de madeira em 7 dias ate fico de "boca aberta".

    Quanto à questao das paredes estarem a segurar o tecto é o seguinte, pelo que já me apercebi (mas depois terá que ser melhor analisado) o tecto esta apenas agarrado as paredes laterais, por isso as paredes das divisões não estão a segurar nada. A minha dúvida é como poder ampliar compartimentos. Por ex, onde agora tenho um quarto e uma sala, abrir a parede por completo ou fazer um arco para ficar uma sala maior,até aqui é simples , so que depois como heide ampliar os quartos visto terem um corredor no meio? A minha ideia inicial era colocar o corredor para um lado em vez de ficar ao centro como está actualmente e assim p ganhar espaço para fazer dois quartos maiores, mas o problema é como fazer as paredes devido à "placa" ser de madeira. Dai ter falado no pladur.

    cumprimentos
    Nelson
  4.  # 5

    Colocado por: AnGeL_o tecto esta apenas agarrado as paredes laterais, por isso as paredes das divisões não estão a segurar nada.

    Nem pense nisso. O tecto está sempre agarrado às paredes, mas precisa de apoios no meio, senão seriam precisas vigas com secções enormes. Olhe um pormenor tipo dessas ligações, que neste caso tiveram de ser reforçadas.
    Photobucket
  5.  # 6

    Eu também tenho uma dúvida neste campo.. Tenho uma casa, também ela antiga e com estrutura em madeira(laje). As paredes exteriores da casa é a parede tradicional.. bem grossa. A casa não tem mais que 9*9m e tem 3 andares sendo que um deles (rés-do-chão) está ocupado por uma loja.

    Não sei o estado dos interiores.. sei apenas que aquilo é alugado durante o verão a turistas.. ou seja os dados que tenho são mt escassos)

    A minha dúvida então é a seguinte.. sairá mais barato deitar a casa abaixo e construir de novo, ou aproveitar a fachada exterior e deitar todo o interior abaixo e construir lajes em betão?

    Mais uma dúvida.. como possivelmente iria manter a loja.. a construção de 9*9m de um espaço aberto (ou seja o espaço para a loja) seria mais barato sempre que construir 9*9m de uma habitação não? Por exemplo na loja a única coisa de que necessitava de mão de obra era mesmo as cofragens.. depois de interiores, colocação de possivel caixilharia, pladur e chão eu próprio o faria
  6.  # 7

    Sr. Paulo Correia, em resumo a minha casa é assim, estando no res do chão e olhando para cima é exactamente como essa imagem que mostrou, barrotes grossos como esses mas como a casa apenas tem 5,5mt de largura os barrotes estao enfiados nas paredes laterais até porque a casa em baixo é praticamente ampla e tambem pequenos barrotes ao comprido (vou tentar arranjar uma foto e dp coloco aqui). Para ganhar mais segurança estou a pensar fazer umas divisoes no res do chão para ajudar a suportar os barrotes. Caso vá ao sotao onde se ve o tecto do 1º andar penso que é igual, tábuas de parede a parede a agarrar o tecto (mas tenho que confirmar para tirar as duvidas) e se assim for as paredes (1º andar) não o estão a suportar nada. Caso estejam o que poderei fazer é abrir algumas paredes parcialmente, penso que assim nao haverá problemas, mas como disse, antes de fazer alguma coisa tem que ser tudo bem estudado e com entendidos na materia.
    Ja agora caso possa ampliar compartimentos o que sugere para o fazer? O uso de pladur nao será boa opção? Para ter algum isolamento nas paredes actuais revestir a parede de um lado com pladur e meter isolamento no meio o que acha? Esta visto que ha mt trabalho a fazer e se falar com empreiteiros arranjam logo solução para tudo mas poderá nao ser a mais acertada, dai ando por este forum para tentar nao cometer erros e dp me arrepender.

    cumprimentos
    Nelson
    Aveiro
  7.  # 8

    Colocado por: AnGeL_Esta visto que ha mt trabalho a fazer e se falar com empreiteiros arranjam logo solução para tudo mas poderá nao ser a mais acertada,

    O que qualquer empreiteiro lhe vai propor é a solução que ele conhece, que invariavelmente, é:
    Bota abaixo e faz em betão
    Corta e mete vigas em ferro

    Desde que não existam sismos, não há crise, mas se houver, a casa vem abaixo, pode ter a certeza

    Colocado por: AnGeL_O uso de pladur nao será boa opção?

    Opladur é um revestimento, logo não é problema nem deixa de ser. O problema é que a estrutura se aguente.

    Colocado por: AnGeL_estando no res do chão e olhando para cima é exactamente como essa imagem que mostrou, barrotes grossos como esses mas como a casa apenas tem 5,5mt de largura os barrotes estao enfiados nas paredes laterais até porque a casa em baixo é praticamente ampla e tambem pequenos barrotes ao comprido

    Com 5.5m é possivel que apenas estejam encastrados nas paredes exteriores, Um pouco no limite, mas não é problemático. Os pequenos barrotes são os tarugos e destinam-se a manter estáveis as vigas.
    Se assim for e não houver apoios a meio, poderá fazer o que entender, mas deve confirmar isso, com bastante cautela

    Colocado por: AnGeL_Para ter algum isolamento nas paredes actuais revestir a parede de um lado com pladur e meter isolamento no meio o que acha?

    Correcto, mas antes de aplicar, pique os rebocos e deixe as paredes secarem durante algum tempo
  8.  # 9

    AnGel_ desculpa estar a usar o seu tópico.. mas como são questões semelhantes, e como a minha dúvida por enquanto é de resposta rápida uso o seu..

    PauloCorreia, tem alguma opinião sobre a minha situação?
  9.  # 10

    Phantom nao ha problema. Estamos cá todos para o mesmo, ajudar e arranjar ajuda. Eu nao percebo mt de construção mas se a casa estiver em mt mau estado penso que ficará mais barato começar do zero, reconstuir tudo, mas os entendidos na materia que se pronunciem. Eu no meu caso como a casa esta bem conservada e esta "enfiada" entre casas (tb antigas) dos lados, meti logo a ideia de por tudo a baixo de parte porque para fazer algo do zero preferia o fazer num espaço com algum terreno de lado para nao estar encostado a casas. Como nao tenho terreno e tenho esta casa, aos poucos vou fazendo as obras necessárias para a por a meu gosto e mais confortavel. Se vir que a sua casa tem condições para ser arranjada e o seu custo nao se aproximar de uma construção nova entao penso que será a melhor opção.
  10.  # 11

    Colocado por: PhantomNorthPauloCorreia, tem alguma opinião sobre a minha situação?

    Esqueci-me de si, já volto pra lhe responder
  11.  # 12

    Colocado por: PhantomNorthA minha dúvida então é a seguinte.. sairá mais barato deitar a casa abaixo e construir de novo, ou aproveitar a fachada exterior e deitar todo o interior abaixo e construir lajes em betão?

    E porque quer fazer isso em vez de estudar uma reabilitação? Mandar abaixo apenas porque sim, é caro.

    No caso de enveredar por ai, é sempre mais económico demolir tudo, porque aproveitar a fachada é muito caro. Apenas é uma solução a considerar no caso de ser uma fachada com valor arquitectónico

    Colocado por: PhantomNorthNão sei o estado dos interiores.. sei apenas que aquilo é alugado durante o verão a turistas.. ou seja os dados que tenho são mt escassos)

    Se é assim, avaliem isso primeiro e depois pensem nas soluções e não o contrário

    Colocado por: PhantomNorthMais uma dúvida.. como possivelmente iria manter a loja.. a construção de 9*9m de um espaço aberto (ou seja o espaço para a loja) seria mais barato sempre que construir 9*9m de uma habitação não? Por exemplo na loja a única coisa de que necessitava de mão de obra era mesmo as cofragens.. depois de interiores, colocação de possivel caixilharia, pladur e chão eu próprio o faria

    Se não executar os revestimentos, logicamente sair-lhe-á muito mais barato
  12.  # 13

    Boa tarde, estou no forum faz 2 horas, de tudo o que preciso saber, encontrei várias coisas, algumas não se adaptam na totalidade ao meu caso e por isso exponho a quem me puder ajudar. em princípio vou fazer contrato de promessa compra e venda esta segunda feira mas tenho alguns medos...Encontrei a casa dos meus sonhos, na freguesia da lapa (lisboa) 100m2 para remodelação quase total, no entanto o chão está óptimo, e as parades só precisam de um estuque, num prédio de 100 anos a um preço muito acessivel. também estava a pensar tirar duas paredes e contruir uma transformando 3 divisões em 2 paralelas. depois de ler aqui algumas coisas ao que parece não posso contruir uma parede qualquer e fiquei um pouco assustada porque soube que no último andar (prédio de 4 andares o que penso comprar é o 1)já fizeram isso, o que deve tornar o prédio instável a sismos (é uma zona sismica ainda por cima), e mais me preocupa é saber que os restantes andares serão em breve remodelados e se cada um tirar 1 ou 2 paredes.... Como é um prédio sem condominio organizado existe alguma forma de "averiguar" as próximas obras a serem feitas no prédio? alguém me poderá indicar um engenheiro especialista neste tipo de casas e que perceba se existe alguma instabilidade estrutural .
    a minha próxima dúvida é a seguinte: tendo um crédito bonificado (com 10 anos)e indo fazer hipoteca com sistema troca de casa, (pagar juros da actual durante 3 anos e só juros da nova por 10)posso arrendar a casa actual enquanto não a vendo?
    muito obrigada
  13.  # 14

    Colocado por: pc saldanhaTive conhecimento através da Feira de Março duma empresa especializada nesse tipo de recuperações -Dignito.


    Aqui também tem o contacto 962621349 Sr Valter.
  14.  # 15

    Olá Paulo Correia,

    Na sua foto acima de barrotes de madeira poderia informar que tipo de madeira e dimensões tem os barrotes e qual é a distancia entre eles. Pergunto ainda se na parede frontal e tardoz (?) os barrotes em vez de estarem "encastrados" na parede podem ser colocados em cima da parede (barrotes que separam o 1º andar do sótão)?
    E caso essas paredes precisem de algum reforço na parte superior para receber os barrotes em cima quais seriam as soluções possíveis para efectuar esse reforço?
  15.  # 16

    Colocado por: Crissyque tipo de madeira

    Podem ser várias, mas a mai vulgar actualmente é a Casquinha Vermelha 2ª

    Colocado por: Crissydimensões tem os barrotes

    Depende do vão a vencer (distância entre os apoios)

    Colocado por: Crissye qual é a distancia entre eles

    Vulgarmente entre 40 a 50cm ao eixo

    Colocado por: CrissyE caso essas paredes precisem de algum reforço na parte superior para receber os barrotes em cima quais seriam as soluções possíveis para efectuar esse reforço?

    Chama-se frechal e pode ser em madeira, betão ou ferro, dependerá do estado da paredes.

    Se ela estiver em boa condições, pode usar um perfil metálico tipo L150x150 ou 100x100, chumbado à parede
    Se ela estiver desagragda, pode fazer um lintél de coroamento em betão que serve de apoio
  16.  # 17

    Paulo Correia,

    Abusando do seu know-how seria possível indicar as dimensões ideais dos barrotes para os seguintes distâncias entre apoios:

    Sala – 3,90 mt
    Quarto – 2,86 mt
    Cozinha – 2,97 mt

    Obrigada,
    Cristina
  17.  # 18

    Não sei se no seu caso terá de contemplar a sobrecarga da neve.. mas cá para o Sul, normalmente utilizo, barrotes de casquinha/ pinho nórdico com secção de 8x16cm, afastados entre eixos 60cm, nunca utilize madeira de forro com espessura inferior a 14mm (os nós da madeira tendem a cair com muita facilidade) - vãos até 4,50m.

    Normalmente uniformiza-se a estrutura da cobertura com as mesmas secções... mas os outros vãos até 4m, podem ser utilizadas secções de 8x12cm, afastado 50cm entre eixos - neste caso deverá ser previsto uma viga de tarugagem em vãos maiores que 4.00m... com uma secção a calcular conforme a geometria da área de influência...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  18.  # 19

    Obrigada pelas vossas respostas, vou tirar umas fotos das paredes que recebem os barrotes que se encontram em pior estado do que esperávamos e abrir um tópico sobre essa situação.
  19.  # 20

    Desculpem retomar este tópico, mas é para não abrir um novo e procurando encontrei este.

    A madeira de Casquinha Vermelha, apesar de muito utilizada na construção é a melhor opção?
    Neste link (http://www.madeicentro.pt/portal/alias__madeicentro/lang__pt-PT/tabID__199/FirstChild__-1/DesktopDefault.aspx) dizem coisas como:

    "Madeira moderadamente durável a pouco durável. Susceptível ao ataque de térmitas e durável ao ataque de carunchos."

    Não haverá melhor opções ou usa-se a Casquinha Vermelha porque é a mais barata?
 
0.0226 seg. NEW