Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Gostaria de colocar aqui uma questão para ver se alguém me consegue responder.
    Um topografo é obrigado a estar associado à associação nacional de topografos ANT?
    Isto, porque a câmara municipal exige que o topografo que fez o levantamento topografico esteja associado a esta mesma associação, e ele não está e recusa-se a inscrever, pois tem é obrigado a pagar cotas etc....
    Onde está esse decreto lei que obriga o topografo a estar associado ANT?
    O que posso fazer nesta situação? quem tem razão, a câmara ou o topografo?
    Obrigada.
  2.  # 2

    Que eu saiba não...
    E não perguntou à câmara qual a legislação que se baseia para exigir isso mesmo?

    PS; Nunca nenhuma Câmara municipal me solicitou comprovativo e/o habilitação profissional ou de inscrição em associação que ateste alguma capacidade para realizar o serviço. ( mas por acaso, todos eles tem carteira profissional)
  3.  # 3

    Salvo melhor opinião
    Creio que a câmara apenas pode exigir comprovativo da capacidade técnica do topografo, isso pode ser feito através da apresentação do diploma do curso.
    Só os técnicos abrangidos por associações de direito publico são obrigados a estar inscritos nas mesma, neste caso engenheiros, arquitetos e engenheiros técnicos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Essa pessoa é mesmo topográfo.?
    Realmente se tem de estar inscrito, não sei, pois todos aqueles com que trabalho estão inscritos.
    Que apresente o diploma de curso profissional.
    Agora eng e arquitectos que assinem Levantamento têm de apresentar declaração da ordem
  5.  # 5

    A ANT (associaçao nacional de topografos) não possui qualquer estatuto de utilidade publica.
    Não existe legislação que obrigue a isso.
    Neste momento nem está autorizada a passar carteiras profissionais nem sequer a renovar as anteriormente emitidas.

    Neste momento as certificações estão a cargo da ANQEP ( Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional).

    Mas devido a um caso semelhante, também me associei à ANT, devido a não querer perder o cliente (arquitecto). Mas isto foi à uns anos atrás
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
  6.  # 6

    A ANT já não faz a renovação das carteiras profissionais?
  7.  # 7

    ".......qualquer documentação oficial que certifica e qualifica um técnico de topografia a exercer a profissão e a habilitá-lo a fornecer trabalhos de topografia a organismos (Câmaras Municipais, Repartições de Finanças, Conservatórias, etc...), terá obviamente que ser fornecido pela ANQEP"

    decreto lei Nº37/2015 de 10 de Março
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilvaA ANT já não faz a renovação das carteiras profissionais?


    Se ainda o faz, penso que não tenha qualquer validade legal dada a legislação em vigor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  9.  # 9

    Bom dia

    A CM Matosinhos não aceita o meu projeto sem que o topografo apresente o numero de inscrição na ANT. Ele já apresentou o diploma e nº de certificado e fez um documento assinado digitalmente, " A inscrição na Associação Nacional dos Topógrafos (ANT) não se torna obrigatório, pois
    não se trata, como por exemplo, uma Ordem mas sim uma instituição sem fundos lucrativos e
    não possui carácter sindical ou patronal, conforme está descrito nos estatutos a ANT.
    Para confirmação da situação, envio parecer da instituição para comprovar a não
    obrigatoriedade de inscrição na respetiva ANT."

    Podem mesmo exigir que ele esteja inscrito numa associação privada?!
      ANT.png
  10.  # 10

    que eu saiba nao existe essa lei..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TeresinhaQMX
  11.  # 11

    Responderam-me que é o regulamento próprio. Sem isso não aprovam nada.
    Toca a pagar novo levantamento topográfico a um técnico que esteja inscrito na ANT...
  12.  # 12

    Colocado por: TeresinhaQMXToca a pagar novo levantamento topográfico a um técnico que esteja inscrito na ANT...


    Fica-lhe mais barato e rápido oferecer-se a pagar as cotas de inscrição, mesmo que por 1 ano, ao técnico que lhe fez o levantamento...
  13.  # 13

    Se o regulamento próprio da CM obrigar o topógrafo a fazer o levantamento de bikini às bolinhas, estamos tramados.
    Concordam com este comentário: TeresinhaQMX
  14.  # 14

    Colocado por: rjmsilvaSe o regulamento próprio da CM obrigar o topógrafo a fazer o levantamento de bikini às bolinhas, estamos tramados.
    nem sei até que ponto este tipo de regulamento interno é legal...

    existem certos jornais que adoram vasculhar os porquês deste tipo de situação.. qual a ligação entre a ANT e o município?
    Concordam com este comentário: TeresinhaQMX
  15.  # 15

    A certificação dos técnicos obedece a regulamentação própria.
    Nenhum município poderá ter regulamentos que se sobreponham e essa regulamentação.
    Concordam com este comentário: Beira Interior Power
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TeresinhaQMX
  16.  # 16

    A quantidade de "regulamentos próprios" que a Camara de Matosinhos me tem sujeitado nestes últimos 2 anos só para aprovar o projeto arquitetura da construção de uma simples casa...
    Desde que o meu quarto era muito grande, uma cornija não podia ser em granito, tinha de ser em mármore (acabei por retirar) até à caixilharia em madeira natural..agora estão a pegar que as árvores que irei plantar têm de ser de grande porte.
    A exigência de estar inscrito na ANT, já não me admira muito.
    Enfim..
  17.  # 17

    Colocado por: TeresinhaQMXA quantidade de "regulamentos próprios" que aCamara de Matosinhosme tem sujeitado nestes últimos 2 anos só para aprovar o projeto arquitetura da construção de uma simples casa...
    Desde que o meu quarto era muito grande, uma cornija não podia ser em granito, tinha de ser em mármore (acabei por retirar) até à caixilharia em madeira natural..agora estão a pegar que as árvores que irei plantar têm de ser de grande porte.
    A exigência de estar inscrito na ANT, já não me admira muito.
    Enfim..


    Árvores de grande porte junto a habitação? O mundo está perdido...
  18.  # 18

    Colocado por: TeresinhaQMXDesde que o meu quarto era muito grande
    e não poderia ser porque?


    Colocado por: TeresinhaQMXma cornija não podia ser em granito, tinha de ser em mármore

    Marmore!? em matosinhos?

    Colocado por: TeresinhaQMXpegar que as árvores que irei plantar têm de ser de grande porte.

    então, mas porquê. no espaço privado?
  19.  # 19

    Alguém da câmara embirrou consigo ou com o seu arquitecto.

    Não há outra explicação lógica para tanta comichão ao projecto, ao ponto de implicarem até com o tipo de árvores que planta.
  20.  # 20

    Colocado por: TeresinhaQMXDesde que o meu quarto era muito grande
    o quarto é muito grande??? que tamanho tinha?
 
0.0205 seg. NEW