Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 761

este valor nao inclui recheio, liçenças , projecto so mesmo a obra
  2.  # 762

Tendo em conta que não pode fazer a obra sem projectos nem licenças e taxas, é como dizer que consegue que consegue ir de Lisboa ao Algarve por 15€, mas não contabilizar o custo das portagens.
    • shok
    • 29 dezembro 2010

# 763

Colocado por: AugstHillTendo em conta que não pode fazer a obra sem projectos nem licenças e taxas, é como dizer que consegue que consegue ir de Lisboa ao Algarve por 15€, mas não contabilizar o custo das portagens.

se estivermos falar do consumo do carro é claro que não vamos incluir portagens...

acho eu....

se vamos falar de licenças e taxas vamos ter uma maior descrepancia de valores, pois cada camara leva o que entende.

cumps
  3.  # 764

Colocado por: shok

se estivermos falar do consumo do carro é claro que não vamos incluir portagens...

acho eu....

se vamos falar de licenças e taxas vamos ter uma maior descrepancia de valores, pois cada camara leva o que entende.

cumps

Estamos a falar de quanto custa chegar a determinado sítio.
  4.  # 765

Colocado por: shokse vamos falar de licenças e taxas vamos ter uma maior descrepancia de valores, pois cada camara leva o que entende.

Da mesma forma que um terreno em trás-os-montes custa pouco e em lisboa ou porto custa muito mais, e daí ? Temos de incluir todas as despesas. Julgo eu.

Colocado por: ?o calor "expande-se"....este é o termo correcto!!

Obrigado pela correcção. Mas julgo que o meu raciocínio estará correcto, pelo menos ouvi ser dito por alguém que teria a obrigação de saber do assunto.
  5.  # 766

Colocado por: AugstHillEu acredito mais facilmente se vir as facturas.

So para alimentar a fogueira...
    Acrecentem mais 21% iva ( nao estou a dizer que aqui o nosso amigo nao o pagou ) , mais taxas de licenca ( e ate podem ir pela zona mais cara do pais , que eu nao sei qual é), mais projecto de arquitectura ( pode ser um valor bem chorudo) e mesmo assim temos um preco muito ,muito diferente daquele que muitos defendem...
  6.  # 767

Colocado por: nbastos
    So para alimentar a fogueira...
    Acrecentem mais 21% iva ( nao estou a dizer que aqui o nosso amigo nao o pagou ) , mais taxas de licenca ( e ate podem ir pela zona mais cara do pais , que eu nao sei qual é), mais projecto de arquitectura ( pode ser um valor bem chorudo) e mesmo assim temos um preco muito ,muito diferente daquele que muitos defendem...

A mim tambem me faz confusao...
    costumo dizer nem tanto ao mar , nem tanto a serra
  7.  # 768

Boas
    Sem querer desconfiar do nosso amigo Jorge Gonçalves, estive a fazer algumas medições, mas gostava de saber se estão bem feitas.
    Espero que o Jorge Gonçalves confirme.
    Cumprimentos,
    Carlos Almeida
      medições.jpg
  8.  # 769

Boa Tarde.

Faz-me imensa confusão ver este valores, estou neste momento a fazer casa, e olhem que consegui muitos descontos, a casa da está pouco mais de meio e já ultrapassei esses valores e muitoooooooo.
    Ainda falta muita coisa...
    Jmaia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  9.  # 770

Colocado por: jmaia

Faz-me imensa confusão ver este valores,

Também a mim, mas acho que somos todos uma cambada de burros, não sabemos fazer contas, somos enganados pelos subempreiteiros e fornecedores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  10.  # 771

Colocado por: ?eu só o disse porque você fez questão que eu o dissesse em publico.

(eu disse-o em privado)

Não fazia sentido dizê-lo em privado, até porque não disse dessa forma.

Mas já que percebe de climatização podia comentar o que disseram sobre ser uma loucura colocar um sistema de arrefecimento independente do sistema de aquecimento. Eu discordo disto, por isso é que falei.
  11.  # 772

Colocado por: PicaretaTambém a mim, mas acho que somos todos uma cambada de burros, não sabemos fazer contas, somos enganados pelos subempreiteiros e fornecedores.

Como dizia o Scolari: "E o burro sou eu?"

Agora a sério, depois de 793 comentários neste tópico, ninguém do foro profissional da construção disse ser possível estes valores (sem fugir a coisas muito importantes), até aqui vimos fotos de uma obra que não respeitava minimamente (nem pouco mais ou menos) as regras de segurança.

Mais, até aqui veio um sr. que comprou uma casa por esse valor, mas que felizmente teve a decência de admitir dizendo "Paguei carapau e tenho... carapau". Agora virem para aqui dizer que uma casa de 100.000€ leva material de gama média, por favor. É tudo de gama baixa e a fugir em tudo o que consigam.
  12.  # 773

boas
    sr two-rok se eu fosse a vc apanhava o primeiro aviao pra cuba ,vc deve ter problemas de faroes por isso vè mal, caso o sr nao saiba esta casa ja tem liçença de habitablidade ha mais de uma ano como deve calcular a obra ja nao se encontra como mostra nas fotos se vc esta a falar das escadas perdeu o seu tempo .

enfim, pelos menos ainda ha fotos para mostrar mas gente k faz comentarios aqui que eu tenho a certeza que numca fizeram casa,so falam por falar , nao estou aqui para ofender nimguem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui1magano
  13.  # 774

E esta, é uma boa Moradia não é ?

Moradia Contemporanea

"Vendo moradia nova de arquitectura moderna situada em zona tranquila a 10 minutos do Parque das Nações. Tipologia T3 (2 quartos + 1 Suite), cave, anexo de garagem, churrasqueira exterior e arranjos exteriores efectuados. Cozinha totalmente equipada com electrodomésticos Smeg, estores e portões eléctricos, som ambiente, recuperador de calor, aquecimento central a gás, aspiração central e sistema de alarme."

Ora então vamos a contas :

Temos assim uma Moradia construida em 2010 com 270 m2 de área. Assumindo o custo de construção por m2 a 750€ + IVA como se costuma falar por aqui, esta moradia teria tido um custo de construção de 750 * 1,21 * 270 = 245.000 €

Então mas ... E o custo do Lote ? E os projectos ? e as Licenças ?

Se ela está a venda por 298.000€, quer dizer que o dono está a perder dinheiro não ?!
    Sim, porque um lote naquela zona não prima por ser barato, mesmo com a área que tem, que deve rondar entre os 200 e os 300 m2.

Pensem bem, se faz sentido uma casa destas ter custado 750€/m2 a construir, dado o valor pelo qual está a venda.

Nem a 750€ m2 já com IVA faria sentido, quanto mais ... Apontaria mais para algo em torno dos 600 / 650€ m2 já com IVA, no máximo, para que o negócio possa ser viável para quem a vende.

Poderão argumentar a qualidade dos materiais utilizados. Pois bem, se isto é qualidade baixa (o que não me parece), então o que eu preciso para mim é mesmo uma moradia com materiais de gama baixa !
    Pelo que vejo, com o nivel de equipamento que tem (bastante completo), a moradia parece-me bastante boa, independentemente de ter soalho a 20€ m2 ou a 50€ m2. E tem inclusivé cave como diz o anuncio, tendo portanto mais um piso enterrado.

Não quero defender os 100.000 € para construir uma moradia, mas também, e olhando aos factos, os 750€ m2 que se promovem por aqui, deixam-me desconfiado ...

A maioria das pessoas não precisa mais que isto, e muitas delas nem chegam a tanto.
    E estamos bem na zona de Lisboa ...

Para reflecção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui1magano
  14.  # 775

só lhe digo que está a fazer muito mal as contas, no entanto alguêm por aqui que seja empreiteiro lhe poderá explicar melhor a "simplicidade" dessas contas. Apenas arrisco a dizer-lhe que a 750+iva não se contabilizam "alguns" m2 que essa moradia tem, ou seja nesses 270 estão incluidos anexos e cave que não podem ser contabilizados a 750 €+iva/ m2.
    ainda assim repare que 58 mil dá para muita coisa, não sei se entendeu.
    outra coisa é custar-lhe a si 750+ iva ,outra é o que custa ao construtor que para manter uma empresa não lhe vai fazer uma casa ao preço que lhe custa a ele fazer.
    ah e para mim por cerca de 300 mil não a queria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge goncalves
  15.  # 776

bom dia

espero ajudar como sao feitos os calculos de um valor de uma casa ;

Para efeitos de cálculo das estimativas orçamentais dos projectos (de que depende a determinação da Classe de Alvará do Industrial de Construção Civil), foi deliberado em Reunião de Câmara de 9 de Maio de 2007 aprovar os seguintes valores para o custo da construção por metro quadrado na área do município:

Habitação Corrente 475,00€/m2
    Habitação Social 345,00€/m2
    Comércio e Serviços 400,00€/m2
    Garagens e Aparcamentos 200,00€/m2
    Arrumos e Anexos 120,00€/m2
    Industrias e Armazéns 240,00€/m2
    Varandas e Alpendres 100,00€/m2
    Piscinas 240,00€/m2
    Campos de Ténis 60,00€/m2
    por aqui vcs ja podem fazer as vossas contas +- tudo depende agora das cameras ,por aquilo que se fala por aqui è ex; uma casa com 300m2 a 400eur o m2 vale 120000 mas as contas nao sao feitas assim , no caso de vcs venderem a casa os bancos ainda lhe dao nestes valores 30 % a menos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  16.  # 777

Boas

Isso não tem nada a ver com o custo real de construção. Como, aliás, acontece com os custos definidos aqui:

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Portaria n.º 1172/2010 de 10 de Novembro
    A determinação da renda condicionada, regulada pelo Decreto-Lei n.º 329 -A/2000, de 22 de Dezembro, em vigor por força do disposto no artigo 61.º da Lei n.º 6/2006, de 27 de Fevereiro, assenta, no valor do fogo, ao qual é aplicada uma determinada taxa de rendimento. Um dos factores de determinação do valor do fogo é, nos termos do n.º 2 do artigo 1.º do Decreto -Lei n.º 329 -A/2000, o preço de construção da habitação, por metro quadrado (Pc), o qual, nos termos do artigo 4.º do mesmo diploma, é fixado
    anualmente, para as diferentes zonas do País, por portaria da Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território. Esta competência encontra -se, actualmente, delegada na Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, nos termos da alínea i) do n.º 2.2 do despacho n.º 932/2010, publicado na 2.ª série do Diário da República em 14 de Janeiro de 2010.
    Assim:
    Manda o Governo, pela Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 4.º do Decreto -Lei n.º 329 -A/2000, de 22 de Dezembro, em vigor por força do disposto no artigo 61.º da Lei n.º 6/2006, de 27 de Fevereiro, o seguinte:
    Artigo 1.º
    Preços de construção da habitação, por metro quadrado de área útil
    Os preços de construção da habitação, por metro quadrado de área útil, para vigorarem durante o ano de 2011 são:
    a) Para a zona I — € 743,70;
    b) Para a zona II — € 650,10;
    c) Para a zona III — € 588,98.

Mas cada um acredita no que quer acreditar, principalmente se vem de encontro ao que deseja.

PS: o agradecimento anterior foi um lapso

cumps
    Josesé cardoso
  17.  # 778

sao os preços que estao em vigor neste momento na camera de vila nova de famalicao nao fui eu que os inventei.
  18.  # 779

Colocado por: ?sentido ou não é cá comigo...incomodou-se??..azar

(quando eu disse Evereste podia ter dito também Kilimanjaro ou Chamonix "Mont-blanc")

Sim sr.

assim é que é falar,
    educação acima de tudo...

Colocado por: ?consegue definir o que é gama baixa ou média???..de-me um exemplo em sanitários por exemplo

Falo do que sei e conheço bem, Caixilharias, por exemplo sistemas de batente da Navarra (uma boa marca nacional):
    gama baixa - N10000 (série normal sem vedação central) ou N12000 (série normal com vedação central) ambas de 40mm
    gama média - N14100 (série de 45mm com corte térmico)
    gama alta - N14200 (série de 54mm com corte térmico) ou N14300 (série de 64mm com corte térmico)

Você não tenha duvidas que numa casa de 100.000€ come com N12000 sem qualquer duvida, e se exigir corte termico, o empreiteiro vai inventar um extra noutra parte da casa para o sr. lhe pagar a diferença (que ainda é significativa).

Mas também já vi muita casa de 300.000€ com N12000, mas aí só compra quem está desinformado...

Colocado por: jorge goncalvessr two-rok se eu fosse a vc apanhava o primeiro aviao pra cuba ,vc deve ter problemas de faroes por isso vè mal

Esse comentário foi deveras interessante para discutir o tópico em questão.
    Srs. foristas alguém dê um prémio a este sr...

Colocado por: jorge goncalvescaso o sr nao saiba esta casa ja tem liçença de habitablidade ha mais de uma ano como deve calcular a obra ja nao se encontra como mostra nas fotos se vc esta a falar das escadas perdeu o seu tempo .

Não me admira que tenha. Não é isso que se discute aqui.
    Eu falava da lateral da casa que só tem uma janela, nessa lateral nota-se umas manchas bem grandes pensava eu que era da tinta, mas afinal é aquela matéria que é projectada como o sr. disse (que eu nunca gostei muito, nem sei se protege tão bem como se fosse uma boa tinta, mas não discuto isso), seja o que for, nota-se que ficou um bocado mal aplicada, pois a cor deveria ser homogénea por toda a casa.

Colocado por: jorge goncalvesenfim, pelos menos ainda ha fotos para mostrar mas gente k faz comentarios aqui que eu tenho a certeza que numca fizeram casa,so falam por falar , nao estou aqui para ofender nimguem

há aqui muitos construtores amigo jorge, eu não sou, mas muitos dos que lhe responderam são construtores e arquitectos, mas o sr. acha que ficou bem servido e que quem estudou para perceber afinal percebe menos do que você, se continuar convencido disso será sempre uma pessoa feliz, portanto desejo-lhe felicidades.

Já agora, pagou IVA de tudo? Pelo preço que disse só acredito se vir as facturas. E vindo de alguém que se gabou aqui de que ganha muito bem no Luxemburgo, considero isso uma ofensa a todos os contribuintes portugueses.
  19.  # 780

Boas

sao os preços que estao em vigor neste momento na camera de vila nova de famalicao nao fui que os enventei.

Não ponho em causa a veracidade do que afirma, apenas lhe digo que esses valores não têm nada a ver com o preço da construção e servem apenas para calcular as taxas a pagar às câmaras.

cumps
    Jose Cardoso

0.0275 seg. NEW