Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 781

Colocado por: jorge goncalvessao os preços que estao em vigor neste momento na camera de vila nova de famalicao nao fui que os enventei.

A Câmara municipal deveria conjugar esses valores com a legislação e ver se é possível fazer uma casa em condições por esses valores.
    É que até isso acontecer, pessoas como o sr. continuaram convencidas de que construíram uma casa em condições.
  2.  # 782

Tenho aqui na minha zona uma câmara cujo o valor para o m2 de construção são 250€.
    Estes valores como já foi referido servem apenas para determinar a classe de alvará. nada tem a ver com a realidade
  3.  # 783

Colocado por: marco1só lhe digo que está a fazer muito mal as contas, no entanto alguêm por aqui que seja empreiteiro lhe poderá explicar melhor a "simplicidade" dessas contas. Apenas arrisco a dizer-lhe que a 750+iva não se contabilizam "alguns" m2 que essa moradia tem, ou seja nesses 270 estão incluidos anexos e cave que não podem ser contabilizados a 750 €+iva/ m2.
    ainda assim repare que 58 mil dá para muita coisa, não sei se entendeu.
    outra coisa é custar-lhe a si 750+ iva ,outra é o que custa ao construtor que para manter uma empresa não lhe vai fazer uma casa ao preço que lhe custa a ele fazer.
    ah e para mim por cerca de 300 mil não a queria.

Estas pessoas agradeceram este comentário:jorge goncalves

Certo. Entendo o seu ponto de vista.
    Então nesse caso sou eu que estou a interpretar mal o que é que está incluido nos 'nossos' 750€ + IVA.
    Mas vamos então clarificar que é para isto que o forum serve.

Nao sabendo ao certo o que é que aqueles 270m2 incluem, e independentemente de ser esta casa ou não, vamos assumir um exemplo de uma casa com esta topologia e com estas areas tendo os 270 m2 distribuidos por 2 pisos, 1 cave e 1 anexo em 80m (Piso 0) + 80m (Piso 1) + 80m (Cave) + 30m (Anexo).

Tinhamos assim 160m2 (Piso 0 + Piso 1) a 750 € m2 + IVA e 110m2 (cave + anexo) a 350€ m2 + IVA por exemplo.
    Se estiver a assumir erradamente alguns dados façam o favor de corrigir.

Tinhamos assim o Piso 0 + Piso 1 a custarem 145.200 € e a cave + anexo a custarem 46.600 € (ambos os valores já com IVA).
    Nao sei se com os 750€ m2 ja se está a incluir os muros, portões e arranjos exteriores, mas caso nao esteja, ainda teriamos de somar mais esse custo. Se puderem esclarecer seria bom.

Portanto, uma moradia com estas áreas teria um custo de construção de cerca de 192.000€ já com IVA.

Bom, neste caso, dou razão ao Marco1. Com este preço de construção, assumindo que seria um particular, já se entende o preço de venda da moradia. No entanto, se contabilizarmos o custo do lote, projectos e licenças a margem no negócio poderá não ser assim tão boa, mas isso depende de vários factores.
    Se for o proprio construtor a vender ao invés de um particular, aí provavelmente o caso muda de figura, porque como o marco1 afirmou, um construtor consegue construir mais barato.

Não entendo é porque é que o marco1 refere que não queria uma moradia com estas areas e caracteristicas por cerca de 300 mil ...
  4.  # 784

Colocado por: SchopferGottE esta, é uma boa Moradia não é ?

Moradia Contemporanea

"Vendo moradia nova de arquitectura moderna situada em zona tranquila a 10 minutos do Parque das Nações. Tipologia T3 (2 quartos + 1 Suite), cave, anexo de garagem, churrasqueira exterior e arranjos exteriores efectuados. Cozinha totalmente equipada com electrodomésticos Smeg, estores e portões eléctricos, som ambiente, recuperador de calor, aquecimento central a gás, aspiração central e sistema de alarme."

Ora então vamos a contas :

Temos assim uma Moradia construida em 2010 com 270 m2 de área. Assumindo o custo de construção por m2 a 750€ + IVA como se costuma falar por aqui, esta moradia teria tido um custo de construção de 750 * 1,21 * 270 =245.000 €

Então mas ... E o custo do Lote ? E os projectos ? e as Licenças ?

Se ela está a venda por 298.000€, quer dizer que o dono está a perder dinheiro não ?!
    Sim, porque um lote naquela zona não prima por ser barato, mesmo com a área que tem, que deve rondar entre os 200 e os 300 m2.

Pensem bem, se faz sentido uma casa destas ter custado 750€/m2 a construir, dado o valor pelo qual está a venda.

Nem a 750€ m2 já com IVA faria sentido, quanto mais ... Apontaria mais para algo em torno dos 600 / 650€ m2 já com IVA, no máximo, para que o negócio possa ser viável para quem a vende.

Poderão argumentar a qualidade dos materiais utilizados. Pois bem, se isto é qualidade baixa (o que não me parece), então o que eu preciso para mim é mesmo uma moradia com materiais de gama baixa !
    Pelo que vejo, com o nivel de equipamento que tem (bastante completo), a moradia parece-me bastante boa, independentemente de ter soalho a 20€ m2 ou a 50€ m2. E tem inclusivé cave como diz o anuncio, tendo portanto mais um piso enterrado.

Não quero defender os 100.000 € para construir uma moradia, mas também, e olhando aos factos, os 750€ m2 que se promovem por aqui, deixam-me desconfiado ...

A maioria das pessoas não precisa mais que isto, e muitas delas nem chegam a tanto.
    E estamos bem na zona de Lisboa ...

Para reflecção.

Eu não estava nunca a falar de casas de 300.000€ quando falei em materiais de gama baixa, mas sim de 100.000€.

Falando do que me compete, as caixilharias são de correr... Nem sequer têm fechos multiponto... E até arrisco a dizer que não tem corte térmico, pode ter mas não me parece, se tiver nunca tinha visto um sistema de correr com corte térmico com tão pouca vista de alumínio (excepto séries minimalistas, que essa não é).

Portanto, falando do que conheço melhor, as caixilharias são de gama baixa. Isto vem reforçar o que disse atrás, se até uma casa de 300.000€ leva material de gama baixa, o que levará uma casa de 100.000€ ?

Concordo com o sr. marco1, por 300.000€ não queria essa casa, aliás por 300.000€ construo o meu sonho :)

Por exemplo, o construtor aí preocupou-se com o conforto de ter estores e portões eléctricos, mas não se preocupou com a prestação térmica da casa, que quanto a mim é mais importante.
    Já para não falar que esses estores "térmicos" de cor escura, no verão podem servir para fritar ovos, isso vai aquecer e bem :)

Mas tudo bem, a casa não é para mim e estamos aqui a trocar opiniões civilizadamente (sempre que possível) :-)
  5.  # 785

Colocado por: two-rokFalando do que me compete, as caixilharias são de correr... Nem sequer têm fechos multiponto

Só um pequeno aparte: o que são fechos multiponto?
  6.  # 786

Colocado por: MikeMelgaSó um pequeno aparte: o que são fechos multiponto?

Conhece certamente as Fechaduras Multiponto que hoje em dia são habitualmente aplicadas em portas de entrada, imagine algo desse género para séries de correr, mas sem chave, sendo accionado por uma manete do género das que se costumam ver em series de batente.

É portanto um fecho que dependendo da altura da janela tem 2 ou 3 pontos de fecho, são muito mais robustos que os fechos de embutir (que facilmente se desafinam, seja de que marca for), proporcionam uma melhor estabilidade à janela, são muito mais seguros por causa do amigo do alheio, para mim só tem vantagens estes fechos multiponto.
  7.  # 787

Colocado por: two-rokÉ portanto um fecho que dependendo da altura da janela tem 2 ou 3 pontos de fecho, são muito mais robustos que os fechos de embutir (que facilmente se desafinam, seja de que marca for), proporcionam uma melhor estabilidade à janela, são muito mais seguros por causa do amigo do alheio, para mim só tem vantagens estes fechos multiponto.

E podem ser aplicados em qualquer marca/série? Eu vou colocar navarra série 24200. É possível nestas? Aumenta muito o valor das mesmas?
  8.  # 788

Bons dias!

Meus senhores tenham calma... =) na minha opinião é tudo muito subjectivo. claro que há sempre aquele limite ao qual se caracterizam as coisas pelas varias gamas. mas se calhar há coisas que de baixa gama até são o suficiente e acaba por se poupar bastante nisso. tudo depende dos bolsos e dos gostos de cada um. no meu caso por exemplo, como tenho intenções pro futuro de avançar sozinha para a aventura de construir casa pretendo fazer uma casinha pequena, simples e modesta e poupar em tudo o que puder excepto numa coisa: no isolamento/aquecimento/arrefecimento. Vivo ainda na casa dos meus pais construída há mais de 30 anos em que o único defeito é mesmo esse. morro de frio la dentro... por mim os azulejos até poderão ser material de refugo, desde que fique bem não quero saber. =) mas la esta, se só posso comer carapau então é mesmo isso que irei comer. e diga-se que por vezes encontram-se carapaus no mercado de comer e chorar por mais. =)

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMF
  9.  # 789

Colocado por: MikeMelgaE podem ser aplicados em qualquer marca/série? Eu vou colocar navarra série 24200. É possível nestas? Aumenta muito o valor das mesmas?

Já adjudicou a obra? Se sim peça que lhe mostrem o catálogo e na parte dos acessórios tem lá o FCH.268 (no catálogo tem um erro que diz que este fecho tem 2 pontos, mas tem 3)
    Uma série tão robusta como essa é uma pena se levar fechos de embutir normais, pois a sua segurança será igual a tantas outras.
    Com estes fechos de que falo tem um acréscimo em estanquidade e segurança pois ela fecha em toda a sua altura e não apenas no meio.

Estive agora a analisar os ITT's da Navarra e essa série foi testada com fechos multiponto, logo não pode ser executada com fechos inferiores, se lhe fornecerem essa série com fechos normais estarão a cometer uma ilegalidade. Aliás o sr. está neste momento em condições de chantagiar o seu fornecedor (brincadeira lol)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
  10.  # 790

Concordo com o sr. marco1, por 300.000€ não queria essa casa, aliás por 300.000€ construo o meu sonho :)

Tendo em conta tudo aquilo que defende , esta afirmacao , parece-me um contracenso...
    ou o seu sonho , é tb muito pequeno...
    Pelo que defende , não faria grande coisa com 300.000€...
  11.  # 791

A zona tambem nao é grande coisa.....a 10 minutos do parque das naçoes (São João da Talha-Loures).....logo o lote não é assim tão caro.
  12.  # 792

Colocado por: jorgferrA zona tambem nao é grande coisa.....a 10 minutos do parque das naçoes (São João da Talha-Loures).....logo o lote não é assim tão caro.

De 50.000 € pra cima ...
  13.  # 793

Colocado por: elodiaMeus senhores tenham calma... =)

Tenho tido bastante :-) Mesmo depois de ouvir insinuações a meu respeito e até outros comentários desagradáveis.

Colocado por: elodiapoupar em tudo o que puder excepto numa coisa: no isolamento/aquecimento/arrefecimento.

Então terá de ter em atenção alguns pormenores, como caixilharias e vidros a aplicar, o isolamento das paredes/estrutura, o equipamento de climatização com uma boa classificação energética, a forma como aplica os estores (se colocar estores, é muito importante que a tampa do mesmo fique entre a caixilharia e o proprio estore, nunca deixe a tampa no interior da casa pois fica sempre muito mal isolado).

E tem razão em relação a algumas coisas onde se pode poupar, os azulejos são um bom exemplo, não queira é pôr refugo, pois é material que tem algum defeito.

O que eu vejo hoje em dia, é que as casas de 100.000€ têm os dias contados, hoje em dia nenhuma casa tem licença de habitabilidade sem certificado energético e o que tenho visto em alguns pedidos de orçamentos é que já acompanham um documento sobre certificação energética, a exigir que os materiais aplicados cumpram certas regras para que o imóvel obtenha uma classificação de (normalmente) B e para isso por exemplo para a caixilharia diz lá que deve ser de corte térmico com vidro de espessura por exemplo 6 + 16 + 4 com um valor 2,8 W/m2.K

Ou seja, já me parece que isto caminha para algum lado, no sentido das pessoas se preocuparem com o essencial, que é a poupança energética e fazer casas o mais autónomas possível, para que não dependam tanto da climatização (aos engraçadinhos do costume não venham já insinuar que sugiro que não instalem climatização).

Colocado por: elodiaVivo ainda na casa dos meus pais construída há mais de 30 anos em que o único defeito é mesmo esse. morro de frio la dentro...

Pois ainda hoje se constroem casas assim, por isso aqui no forum os profissionais todos torcem o nariz quando as pessoas querem fazer casas por 100.000€
    É que no fim de feitas já é tarde para certas alterações cruciais.

Colocado por: elodiamas la esta, se só posso comer carapau então é mesmo isso que irei comer. e diga-se que por vezes encontram-se carapaus no mercado de comer e chorar por mais. =)

precisamente, mas há certos dias do ano que se abre uma excepção e come-se marisco não é? A sua casa e você vai agradecer se tiver isso em conta quando a construir e nesses pontos que falou faz bem em ter alguma preocupação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elodia
  14.  # 794

Concordo mas ainda assim gostaria de acreditar que conseguiria realizar o meu sonho gastando próximo desse valor. terreno já tenho por herança da minha mãe com 2950 m2. esse terreno possui uma casa antiga que era dos meus avós. logo a ideia era fazer reconstrução e não construção. segundo vi algures, corrigam-me se estiver errada, o IVA nesses casos é à taxa reduzida, é assim? logo ai já poupava bastante. mas nao sei ate que ponto poderá ser assim uma vez que a casa existente tem apenas 52 m2 e mesmo sendo reconstrução teria sempre de ser "alargada" e não sei se será possivel fazer um projecto de reconstrução quando vai para além do existente, percebe o que quero dizer? seja como for queria uma coisinha pequena entre 100 a 130 m2 ja a contar com garagem/telheiro.....

para já são só ideias pois primeiro quero acabar de pagar o carro e juntar algum pra projectos e afins... até lá vou "rabiscando" e idealizando a coisa de modo a poupar o mais possível e tirar o máximo de dúvidas pra quando chegar a hora tentar ser 100% decidida do que quero e não haver os tão falados "ja agora" =)

Cumprimentos
  15.  # 795

Colocado por: nbastosTendo em conta tudo aquilo que defende , esta afirmacao , parece-me um contracenso...
    ou o seu sonho , é tb muito pequeno...
    Pelo que defende , não faria grande coisa com 300.000€...

Eu defendo que com 100.000€ não se faz grande coisa, agora de 100.000€ até 300.000€ vai uma grande diferença não vai?

Às vezes pergunto-me se serei eu que não me sei explicar bem (sinceramente, não estou a brincar).

Simplesmente gastar 300.000€ nessa casa não gastava, poderia ser melhor aplicado noutra casa, pelo menos a caixilharia deixa muito a desejar, se o resto foi escolhido pelos mesmos critérios, então essa casa deixa muito a desejar (atenção eu disse SE).

Colocado por: nbastosou o seu sonho , é tb muito pequeno...

além disso, eu não promovi aqui o grande ou o pequeno, promovi a qualidade dos materiais e da mão-de-obra.
    quanto a mim quem não pode fazer uma boa casa com 300 metros quadrados, que faça com 200, mas que não fuja muito na qualidade. Pelo menos eu é assim que vou fazer quando me chegar essa altura.
    acho que ninguém se devia elogiar por ter feito uma casa mais barata do que o normal, como alguns aqui fazem, porque milagres ninguém faz, mas avarias isso sim, há quem as faça aos pontapés.
  16.  # 796

Colocado por: elodiaConcordo mas ainda assim gostaria de acreditar que conseguiria realizar o meu sonho gastando próximo desse valor. terreno já tenho por herança da minha mãe com 2950 m2. esse terreno possui uma casa antiga que era dos meus avós. logo a ideia era fazer reconstrução e não construção. segundo vi algures, corrigam-me se estiver errada, o IVA nesses casos é à taxa reduzida, é assim? logo ai já poupava bastante. mas nao sei ate que ponto poderá ser assim uma vez que a casa existente tem apenas 52 m2 e mesmo sendo reconstrução teria sempre de ser "alargada" e não sei se será possivel fazer um projecto de reconstrução quando vai para além do existente, percebe o que quero dizer? seja como for queria uma coisinha pequena entre 100 a 130 m2 ja a contar com garagem/telheiro.....

para já são só ideias pois primeiro quero acabar de pagar o carro e juntar algum pra projectos e afins... até lá vou "rabiscando" e idealizando a coisa de modo a poupar o mais possível e tirar o máximo de dúvidas pra quando chegar a hora tentar ser 100% decidida do que quero e não haver os tão falados "ja agora" =)

Cumprimentos

Penso num projecto que consiga aliar o existente com o " aumento" conseguem-se coisas muito giras...
    Mas primeiro veja se o estado em que se encontra o existente , dado que por vezes torna-se mais caro a recontrucao do que propriamente demolir e fazer tudo de novo...
    va rabiscando ....
  17.  # 797

Colocado por: elodiaConcordo mas ainda assim gostaria de acreditar que conseguiria realizar o meu sonho gastando próximo desse valor. terreno já tenho por herança da minha mãe com 2950 m2. esse terreno possui uma casa antiga que era dos meus avós. logo a ideia era fazer reconstrução e não construção. segundo vi algures, corrigam-me se estiver errada, o IVA nesses casos é à taxa reduzida, é assim? logo ai já poupava bastante. mas nao sei ate que ponto poderá ser assim uma vez que a casa existente tem apenas 52 m2 e mesmo sendo reconstrução teria sempre de ser "alargada" e não sei se será possivel fazer um projecto de reconstrução quando vai para além do existente, percebe o que quero dizer? seja como for queria uma coisinha pequena entre 100 a 130 m2 ja a contar com garagem/telheiro.....

Ter o terreno já é uma boa ajuda, quanto ao outros pormenores, não sei até que ponto ajuda ou prejudica. Há aqui pessoas melhor informadas do que eu nesse aspecto.
  18.  # 798

Colocado por: nbastosPenso num projecto que consiga aliar o existente com o " aumento" conseguem-se coisas muito giras...

Também concordo, com alguma imaginação às vezes surgem coisas engraçadas.
  19.  # 799

Sim também concordo. a casa existente é do género da que o Speedsteer reconstruiu e falou noutro tópico mas mais pequenina. confesso que adorei a reconstrução feita por ele mas não sei como conjugar o antigo com uma parte completamente nova... já pra não falar que apesar do terreno ser grande a casa está feita mesmo junto a estrada o que também dificulta um pouco as coisas a nível de espaço... além de que como nbastos referiu não sei em que estado estará a casa já não vou lá a bastante tempo... se não me engano a casa deverá ter a volta de 60/70 anos. tinha uns barracões a volta que acabaram por ser demolidos pois o telhado já tinha caído. provavelmente se não for feito nada num futuro próximo a casa terá o mesmo desfecho o que é pena... mas enfim logo se ouve dizer. =)

Cumprimentos
  20.  # 800

Colocado por: SchopferGottTemos assim uma Moradia construida em 2010 com 270 m2 de área. Assumindo o custo de construção por m2 a 750€ + IVA como se costuma falar por aqui, esta moradia teria tido um custo de construção de 750 * 1,21 * 270 =245.000 €

1º - Lá porque o dono diz que têm 270m2, isso não significa que os tenha, nem como são decompostos esses m2 (habitação + cave + anexos).
    2º - Se retirar uns 25m2 para a garagem, tenho cerca 85m2 por piso, pelo que:

170m2 x 750 - 127 500
    85m2 x 400 = 42 500
    25x 300 = 7500
    Total = 177 500

Do ponto de vista do construtor, a mão de obra representa 40% do total e não paga IVA enquanto você, como particular, terá de o pagar. No caso presente, o construtor paga IVA sobre 100000€ (60%), pelo que, adicione 20.000€ o que lhe dá um valor final de 200.000€.

Se o lote custar 50.000€, temos 250.000€. 5000 para projectos e temos 255000.
    Se ele vender por 298000, tem um lucro liquido de 43.000€ que corresponde a 16,8%.
    Acha pouco? Sabe há quanto tempo não faço um orçamento com uma margem de lucro dessas? Nos dias de hoje, se tivessemos margens dessas, estávamos todos felizes, quando a realidade é que estamos todos falidos ou a caminho de.

PS1: por acaso, não é dos que acredita que consegue construir mais barato que um construtor, pois não?
    PS2: A arquitectura da casa é do mais barato que há, 4 paredes lisas com pouca área de caixilharia.
    PS3: 300.000 por aquilo? por amor de deus, há quem se drogue
    PS4: Associar São João da Talha ao Parque das Nações, deve ser por gozo. 10min? às 9 da manhã? só se for de Domingo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMF, raulschone, two-rok

0.2846 seg. NEW