Iniciar sessão ou registar-se
  1. Sr Picareta tenho pouca paciência para o seu discurso provocatório de ironias básicas e enfadonhas. Aborrece-me.

Já se percebeu que estamos de lados diametralmente opostos e que o seu conceito de justiça e justeza está totalmente distorcido.

Por respeito ao fórum que tanto prezo, não vou alimentar discussões irrelevantes.
  2. Colocado por: mingosmPerguntei posteriormente que lei é e quem a aplica. Só isso. Não estou aqui para criar caso, apenas quero estar informado e agradeço quem souber sobre a questão.

OK. então vamos a isso, seguem estas para aperitivo , quando terminar diga que mando mais.

DL136 -2014 de 9 de Setembro (esta está fresquinha saiu esta semana, só entra em vigor no próximo ano, mas não vale a pena perder tempo com a anterior)
    DL 273 de 2003 de 29 de Outubro
    DL 69_2011 de 15 de Junho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mingosm
  3. Colocado por: mingosmPor respeito ao fórum que tanto prezo, não vou alimentar discussões irrelevantes.

Então fale apenas daquilo que sabe. Não invente, nem fale do dinheiro que os outros ganham sem saber os custos associados.
    Concordam com este comentário: two-rok
  4. Colocado por: PicaretaEntão fale apenas daquilo que sabe. Não invente, nem fale do dinheiro que os outros ganham sem saber os custos associados.

O Sr Picareta é que sabe tudo, os outros nunca sabem nada. Eheheh... Mesmo que até tenham experiência no ramo.

Mas, quem é que lhe disse que não sei de pintura? Sabe quantas vezes já pintei moradias, no caso de familiares? Não sabe evidentemente. Sei bem o custo, trabalho e os materiais envolvidos, sei muitíssimo bem. Esta mania de tentar arranjar justificativas impossíveis, dá-me vontade de rir.

É isto que não alimento. Discussão estéril de quem acha que sabe tudo e ai de quem tenha a ousadia de falar do seu ramo. Esqueça, todos já perceberam de que lado está, espero que seja feliz com isso. Eu da minha parte orgulho-me de ganhar o meu nunca enganando/roubando ninguém e por vezes sendo até eu roubado. Honra, orgulho e noites sossegadas. Adoro.

(e como pessoa educada que sou, agradeço a sua colaboração acerca da legislação)
  5. Colocado por: mingosmSei bem o custo, trabalho

Então diga lá qual o custo mensal de um profissional da construção que ganhe 800€ limpos.

Colocado por: mingosmsei muitíssimo bem.

óptimo, vou ficar à espera..mas olhe que vou mesmo!!
    •  
      Tyrande
    • 14 setembro 2014 editado
    Colocado por: Picareta
    Se há coisas dessas, sem especialização e cobradas a preço de ouro diga-me, que eu ando a precisar de arranjar uns ganhos extra.

É lá.. Granda salganhada que já para aqui vai.
    A Tyrande diz que o outro disse que aquele disse... ui...
    Vamos lá ver. O mingosm teve um orçamento de 5000€ para pintura de exteriores. Tudo o que fiz foi para efeitos explicativos fazer a conta de que, se levar ao pintor 5 dias para pintar a casa, e descontando os 500€ de materiais, a pintura ficou por 900€ por dia... Matemática base.. não estou a dizer que "diz que disse"...
    Se acredito no que ele disse? Há pois como acredito.. Acredito porque estou neste momento a olhar para dois orçamentos de empresas completamente diferentes para acabamento de uma moradia e para pintura de exteriores uma pede-me a módica quantia de 3831.97€ (mais IVA) e a outra 2331 (+IVA). (se calhar se a casa fosse em Cascais o preço era outro também.. não sei..) Ainda estou à espera de um terceiro orçamento...
    Percebo que tenha de defender o seu ofício, visto que tem uma empresa de construção, mas ao olhar para orçamentos que são apresentados de algumas "especialidades", não dá para engolir...
  6. O que nós precisamos em Portugal é de imigrantes Polacos, em França já tomaram os trabalhos mais básicos aos portugueses, trabalham por 3/5 do valor dos tugas e fazem o trabalho tão bem como eles. Claro que isto não agradaria de forma alguma a profissionais como o Picareta.
  7. Uma pessoa sozinha pinta uma casa numa semana (digamos uma casa de 200m2)? Eu pensava que para dar umas duas de mão, montar e desmontar andaimes e tal fossem precisas pelo menos umas 3 pessoas uma semanita. Mas eu falo em pintar como deve de ser....não é ficar como certas casas que levam tinta plástica ou como lá se chama, depois cai a chuva e a água infiltra-se criando bolhas e as casas parecem leprosas.
    Já agora na margem sul uma amiga minha teve para orçamento total, "arrancar" a tinta plástica leprosa e pintar tudo com material e mão de obra 7000 euros.
  8. Colocado por: TyrandePercebo que tenha de defender o seu ofício, visto que tem uma empresa de construção, mas ao olhar para orçamentos que são apresentados de algumas "especialidades", não dá para engolir...

Onde é que eu defendi orçamentos de 5000€ para trabalhos que custam 1000€ ?

Colocado por: TyrandeAcredito porque estou neste momento a olhar para dois orçamentos de empresas completamente diferentes para acabamento de uma moradia e para pintura de exteriores uma pede-me a módica quantia de 3831.97€ (mais IVA) e a outra 2331 (+IVA). (se calhar se a casa fosse em Cascais o preço era outro também.. não sei..) Ainda estou à espera de um terceiro orçamento...

Só é possível comparar orçamentos se conhecermos o local dos trabalhos, os materiais e equipamentos a utilizar, e as empresas que fornecem os orçamentos. Neste caso não sabemos nada disso.
    Qual a área a pintar?
    Qual o esquema de pintura?
    Quais as condições existentes para a montagem dos andaimes?

Colocado por: DelfimO que nós precisamos em Portugal é de imigrantes Polacos, em França já tomaram os trabalhos mais básicos aos portugueses, trabalham por 3/5 do valor dos tugas e fazem o trabalho tão bem como eles. Claro que isto não agradaria de forma alguma a profissionais como o Picareta.

O melhor mesmo é consumirmos apenas produtos chineses que são mais baratos que os nossos. E já agora vinham mais alguns para fazer o seu trabalho a metade do preço.

Parece-me que ainda não perceberam que se alguém faz um trabalho por 5.000 e gasta apenas 1000, o problema não é dele, mas de quem o contratou!!
    A realidade é esta: Empresas na área da construção não faltam, quem quiser ganhar obras tem que espremer muito os preços, quem não acredita é porque não conhece o mercado. Atenção que eu falo do mercado da construção civil, não falo do mercado dos biscateiros.
    Concordam com este comentário: jorgand, two-rok, jorgealves
  9. A ideia que os empreiteiros ganham tanto dinheiro e tem a lei toda do lado deles é errada. Basta ver que a maioria estão a fechar portas.
    Concordam com este comentário: eu, two-rok, Picareta
  10. A ideia que fico ao ler estes topicos e que se acham tanto dinheiro porque nao montam uma empresa e comecam e trabalhar voces mesmos? Compram andaimes, compram maquinas, pagam impostos sobre os empregados, seguros de trabalho, infrastruturas de apoio, como escritorios, estaleiros de material, desgaste de carros utilizados para transportes de pessoal e proprio patrao, combustivel, etc e depois falam, engracado como a maior parte das pessoas aqui so se queixam dos precos altos da construcao civil, mao de obra neste caso, mas alguem obriga alguem? Quando vao ao supermercado ou pagam o que la esta ou deixam ficar, vao a um dentista e pagam 50 euros por uma consulta ou entao nao vao, e mais nao sao os ordenados de medicos, advogados entre outros que estao altos mas sim os restantes e que estao baixos como os da construcao dos quais tanto se queixam, vao voces andar de martelo a cinta o dia todo de manha a noite 10 horas por dia ao sol ou chuva sobre lama ou o que calhar, sobe e desce andaimes com pesos em cima e depois falem, e no final ganham 5 euros a hora e ja tem de ser um oficial razoavel, trabalham 200 horas ganham 1000 euros e descontam 60 ou 70 euros de seguranca social referentes aos 11 por cento do valor que declaram sim porque na pratica declaram que ganham 600 ou 700 euros quando nao se declara menos, quando o patrao nao poe no recibo metade dos dias do mes como falta por exemplo! Depois vem o feriado que se fica em casa e nao se ganha, as ferias sao duas semanas que se esta parado , mas ninguem recebe por isso, nao confundam que a realidade e diferente , trabalhas ganhas nao trabalhas nao ganhas ponto. Ah e tal isso e ilegal, sim eu sei que e, ah e tal a empresas que pagam ao mes, sim acredito mas isso sao empresas maiores , nao os empreiteiros que tomam conta da casa do manel e do joaquim, a maior parte desses trabalham como descrevi! Mas ui, estes trabalhadores da cv ganham fortunas, e afinal o que eles fazem nem sequer e dificil, claro que nao qualquer borra botas poe uns tijolos em cima de outros, qualquer um areia uma parede e ate assenta tijoleira e azulejo, qualquer um faz uma cofragem, qualquer um cofra umas escadas por exemplo! Nao e preciso saber, eu olho para aquilo "depois de feito" e e tao simples! Pelo amor de deus, valorizem todas as profissoes que sao todas necessarias, valorizem todas as profissoes dignas e nao queiram inferiorizar nenhuma delas ou dizer que sao bem pagas demais! Nao concordam com os precos, facam se a vida, facam voces as coisas, que ate deixam de precisar de comprimidos para dormir, terminam o dia e dormem como anjinhos! Tenho dito
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, two-rok, jorgealves
    •  
      Tyrande
    Oh DR1982...releia lá os posts anteriores...
    Então o homem não diz que faz ele mesmo?
    Se calhar por a construção civil dar dinheiro é que Portugal tinha empresas dessas aos milhares.. porque de certeza que se não fosse bom negócio, não haveriam tantas..Agora com a crise e com a falta de obra..catrapumba.. .
    Queixa-se que tem de trabalhar ao sol, à chuva e mais não sei o que? Olhe, eu também trabalho assim muitas vezes... Quer vida de escritório? Estudasse...

Ninguém está a desvalorizar profissão de ninguém, mas não queiram por tudo ao mesmo nível! Querer comparar agora um pintor a um dentista? Lololol...

Olhe a diferença..
    O Mingosm precisa pintar a casa. Procura vários orçamentos. O mais baixo que lhe dão é de 5000€. O Mingosm diz que está muito caro. O pintor lá lhe diz "Acha caro? Olhe, abra uma empresa de construção ou faça você mesmo".
    E o Mingosm vai para casa, compra as tintas, convida uma malta para umas bejecas, e juntos pintam a casa.

O Mingosm tem dores de dente. Vai a vários dentistas. Descobre que tem uma cárie. O preço mais baixo que lhe dão é 50€, O Mingosm diz que está muito caro. O dentista lá lhe diz:"Acha caro? Olhe, estude para ser dentista ou faça você mesmo..."
    E o Mingosm vai para casa... convida uma malta para umas bejecas...e continua com dores de dente...

Picareta, sobre a referida moradia, a área de pintura é a mesma, as condições para montar os andaimes são exactamente o mesmo para ambas...
  11. Colocado por: TyrandeSe calhar por a construção civil dar dinheiro é que Portugal tinha empresas dessas aos milhares..

Se existem milhares de empresas, e mesmo assim ganham dinheiro, é porque existe trabalho para todos. Qual é exactamente o seu problema relativamente a isto?

Colocado por: Tyrandeporque de certeza que se não fosse bom negócio, não haveriam tantas..

Como cliente só deve ficar satisfeita por existirem muitas, porque caso contrário os custos para os clientes seriam superiores.
    Sabe o que é a lei da oferta e da procura?

Colocado por: TyrandeQueixa-se que tem de trabalhar ao sol, à chuva e mais não sei o que? Olhe, eu também trabalho assim muitas vezes...

E alguém lhe disse que a Tyrande ganha muito dinheiro por isso?

Colocado por: TyrandeQuer vida de escritório? Estudasse...

Daqueles comentários de baixo nível.

Colocado por: TyrandePicareta, sobre a referida moradia, a área de pintura é a mesma,

Isso em m2 é quanto?
    Concordam com este comentário: two-rok, DR1982
  12. Aqui ninguem esta a comparar um pintor a um dentista, voce e que nao esta a comparar nada igual...
    Por essa ordem de ideias vai a um dentista descobre que tem uma carie, fala comigo que eu arranco lhe o dente com um alicate, fica servida na mesma, ou vai dizer que o servico que os amigos lhe fazem fica igual ao de um pintor? Nao nao fica, mas e mais barato e desenrasca, entao venha ter comigo eu arranco lhe o dente nao fica como se fosse no dentista mas desenrasca...
    O grande problema e quando um desses amigos tiver um acidente de trabalho ao fazer o favor ao amigo, e ficar incapacitado de trabalhar para o resto da vida, sim porque nao sao so os pintores que caiem dos anidaimes, os amigos tambem podem cair.. Depois ai, vai a uma companhia de seguros e paga lhes umas bjecas que eles asseguram o sutento desse amigo para o fim da vida, da familia dele e dos tratamentos que o mesmo precisar!
    Nao se trata de estudar para ter vida de escritorio, porque por essa ordem de ideias eram todos doutores, e depois queria ver quem ia sujar o fatinho a construir a casa! Ninguem certamente obriga ninguem a aceitar os orcamentos que lhes sao fornecidos, nao quer nao aceita e faz a pessoa com as proprias maos, agora nao passem a vida a dizer que a construcao civil se ganha muito, e nao queiram fazer os servicos por tuta e meia, ah sem falar que pinta a casa , o servico fica mal feito, pior parte lhe um vao envidracado ou algo de valor com o decorrer das obras va ter com o amigo a quem pagou a bejeca para lhe pagar os estragos! Sim porque o orcamento que recebeu para pintar a casa certamente inclui garantia e responsabilidade sobre qualquer dano causado! Mas tem toda a razao, o melhor e mesmo chamar os amigos para pintar a casa, porque nao entao chama los para fazer o restante? Afinal fica so pelo custo de umas bejecas, e eu estou confiante que os amigos vao vir sempre deitar a mao a trabalhar por umas bejecas, assim como se eu tiver um amigo dentista quem sabe se o mesmo nao me arranca o dente por uma bejeca?
    Cada um faz o que achar melhor com o dinheiro que tem, contra isso nada, agora nao se queixem dos orcamentos, aceitam ou nao, tao simples quanto isso!
  13. O Mingosm tem dores de dente. Vai a vários dentistas. Descobre que tem uma cárie. O preço mais baixo que lhe dão é 50€, O Mingosm diz que está muito caro. O dentista lá lhe diz:"Acha caro? Olhe, estude para ser dentista ou faça você mesmo..."
    E o Mingosm vai para casa... convida uma malta para umas bejecas...e continua com dores de dente...

Não há muito tempo em que os dentes se tiravam no barbeiro, que tratava ainda outras maleitas. Pessoalmente prefiro um dentista embora saiba que é mais caro. Há ainda hoje em Portugal quem consulte um “endireita". Pessoalmente prefiro um médico, embora saiba que é mais caro. Claro que há quem prefira os biscateiros, é a opção de cada um. O que me parece pouco lógico é comparar um endireita com um médico. O que me parece totalmente falho de lógica é comparar um profissional com um biscateiro. O que me parece não ter lógica nenhuma é comparar um trabalho feito por amigos a troco de umas minis com uma empreitada feita por uma empresa nas condições exigidas por lei e a Tyrande, pensando bem, também deve achar - a não ser que também aceite chegar ao fim do mês e ser paga com umas minis.

PS: não só há que ter em conta que materiais custam bem mais que os 500 euros que fala como não inclui o preço de andaimes, etc.

Se ainda assim não a consegui convencer então fico desde já a contar consigo para me ajudar a pintar a minha casa. Para além de não ser forreta sou ainda bom cozinheiro pelo que pode contar não só com as minis mas também com o petisco para acompanhar
    Concordam com este comentário: two-rok, DR1982
  14. Colocado por: j cardosoSe ainda assim não a consegui convencer então fico desde já a contar consigo para me ajudar a pintar a minha casa. Para além de não ser forreta sou ainda bom cozinheiro pelo que pode contar não só com as minis mas também com o petisco para acompanhar
    eu não sou pintor de profissão, mas para borrar uma parede devo ter capacidade suficiente, dá para escolher a paparoca? pode ser francesinha com todos?
    se sim, basta marcar o dia e lá estarei, até consigo levar mais uns quantos, não garanto é a rapidez inicial depois das 3 ou 4 primeiras grades de cerveja.

ps: eu disse 3 ou 4 PRIMEIRAS porque depois teram que aparecer mais.
    Concordam com este comentário: jorgand, two-rok
  15. Não percebi, está a dizer que tem só tgem jeito para borradas? Isso é que é sinceridade ... :-)

Pode escolher, se quer francesinha assim seja: francesinha para o Jorge Alves e polvo no forno para os outros. E bolos para todos, muitos bolos, que esta gente não imagina os bolos que a trolhice come
  16. LOL! O pintor é formado pela faculdade de belas artes de Paris!!!?! É que mesmo assim é caro que se farta! Os profissionais da alvenaria aqui nos subúrbios da europa, estão muito mal habituados. Pedir um tal orçamento por um trabalho que até um adolescente faz nas férias escolares é obra. A minha casa pintei-a eu aos fins-de-semana. Não sou da área. A manutenção do carro também sou eu que a faço, afinal que custa mudar o óleo e os filtros ? basta ter um jogo de ferramentas e alguma curiosidade. Na oficina queriam 60eur/hora pela mão-de-obra.
  17. Colocado por: DelfimLOL! O pintor é formado pela faculdade de belas artes de Paris!!!?! É que mesmo assim é caro que se farta! Os profissionais da alvenaria aqui nos subúrbios da europa, estão muito mal habituados. Pedir um tal orçamento por um trabalho que até um adolescente faz nas férias escolares é obra. A minha casa pintei-a eu aos fins-de-semana. Não sou da área. A manutenção do carro também sou eu que a faço, afinal que custa mudar o óleo e os filtros ? basta ter um jogo de ferramentas e alguma curiosidade. Na oficina queriam 60eur/hora pela mão-de-obra.

Todas as profissões são nobres...Já agora, o que é que o Delfim faz da vida?
    Concordam com este comentário: two-rok
    •  
      Tyrande
    Colocado por: Picareta
    Se existem milhares de empresas, e mesmo assim ganham dinheiro, é porque existe trabalho para todos. Qual é exactamente o seu problema relativamente a isto?

Como cliente só deve ficar satisfeita por existirem muitas, porque caso contrário os custos para os clientes seriam superiores.
    Sabe o que é a lei da oferta e da procura?

E alguém lhe disse que a Tyrande ganha muito dinheiro por isso?

Daqueles comentários de baixo nível.

Isso em m2 é quanto?
    Concordam com este comentário:DR1982

Caro Picareta.. Não disse existe.. Disse existiam.. Pretérito perfeito, sabe...
    Comentário de baixo nível, não sei porque... É o que muitos me diziam quando eu também me queixava do frio, do vento e mais não sei o que... é a verdade.. não gosta, paciência..

Já sabia que iam dizer que chegavam a casa e arrancavam o dente.. pois tá claro.. deve ser por isso que andam ai velhotes sem dentes na boca...porque a solução para uma cárie é mesmo arrancar o dente!
    Isto já deu pano pra manga noutra discussão. Você está a levar tudo a peito Picareta, que eu me recorde, não discordei de si em nada, apenas concordei com a revolta do Mingosm e partilho da sua vontade em fazer ele o trabalho para economizar uns (bons) trocos. Você leva para ataque pessoal.
    Tanto é ridículo a parte do pessoal reunir para ajudar a fazer obras/reformas/pinturas na casa do amigo que neste mesmo fórum temos posts ativos de gente a fazer exatamente isso...
    Não há por ai um de um rapaz a refazer um telhado com a ajuda dos amigos?
    Mas não, é refugiar-se logo atrás das fatalidades....
    Que eu saiba o Mingosm não se prontificou a fazer especialidades como eletricidade ou canalização, pois provavelmente isso não é um assunto que domine, logo tem de confiar o trabalho a um profissional qualificado. Agora uma mera pintura???? Ainda por cima se ele têm XP na área? Eu pintei o apartamento onde vivo neste momento há um ano atrás e olhe, tá perfeitinho. E antes de sair da casa vou pintar outra vez!

Se o serviço fica tão perfeito como se fosse feito por um pintor? se calhar demora o dobro do tempo que o pintor levava, mas se o homem diz que até tem alguma experiência em pintar casas, até acredito que ficasse com boa qualidade.
    Também se não ficar, ele só tem a si para se queixar, a responsabilidade é dele. Quantos e quantos serviços também pagamos por ai a bom preço e na hora de corrigir alguma coisa.. safa que já é tarde...

Essa arrogância do "ou aceita orçamento ou não" se calhar é o que está a levar muita gente a fechar portas... se calhar o senhor que deu o orçamento ao Mingosm de 5000€ até conseguiria fazer o mesmo por 3000€ e ter algum lucro, se bem que menor, mas agora vai ficar sem nenhum.. Azar. Temos pena.

0.6988 seg. NEW