Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Tenho uma casa vaga que pondero alugar neste sistema, ao quarto, ou mesmo a casa toda, em vez de arrendar a casa num arrendamento normal, presumo que se as coisas correm bem a rentabilidade é bem maior...


    Colocado por: rjmsilvaEu uso o Airbnb para arrendar um apartamento em regime de Alojamento Local, também uso o Booking e o Tripadvisor, já tive no homeaway, mas desisti.

    O proprietário quem que abrir actividade nas finanças, depois tem que registar o imóvel na camara para obter a licença de Alojamento Local, depois tem que passar factura por cada estadia. Ando nisto há quase dois anos e nuca tive problemas de maior, geralmente vou receber as pessoas e entregar as chaves, por norma nem vou fazer o check out, as pessoas deixam as chaves em cima da mesa e vão embora.

    Quem reserva o apartamento por uns dias paga previamente ao site, que depois nos entrega o dinheiro por paypal ou transferência, depende dos sites.

    Para mais e melhores esclarecimentos:
    http://www.alesclarecimentos.pt/

    O nosso amigo Paulo Correia, dos orçamentos, também anda metido nestas coisas.
    Concordam com este comentário:carlosj39
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosj39
  2.  # 22

    Sim a rentabilidade é maior e temos o controlo completo do nosso imóvel e não há calotes, só entra quem já pagou, ficam pouco tempo, (quase) não estragam e temos sempre acesso ao imóvel entre hóspedes.

    Outra vantagem é o regime fiscal, no arrendamento tradicional, leva-se uma pastilha de 28% no IRS, no alojamento local, só 15% do que se recebe é considerado lucro e que depois é tributado de acordo com a nossa taxa de IRS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39, Minimal, Flica
  3.  # 23

    é só 15?
    pensei que fosse mais
  4.  # 24

    Mais feedbacks por favor, não há mais ninguém aqui do forum a usar o airbnb?

    Colocado por: master_chiefé só 15?
    pensei que fosse mais
  5.  # 25

    Também estou a ponderar fazer alojamento local vs arrendamento a tempo inteiro. Nunca tinha ouvido falar nos 15% e também gostava de ter essa confirmação.
  6.  # 26

    De facto, confirmei que só é tributado sobre 15% do valor facturado neste link: http://www.alep.pt/biblioteca/primeiros-passos-no-al/ (passo 10)
  7.  # 27

    Não esquecer os 10% do Imposto de Selo do contrato por cada aluguer efectuado. O verdadeiro ganho do Estado está aí, e não na tributação de 15% do valor facturado.
  8.  # 28

    Colocado por: danivlopesNão esquecer os 10% do Imposto de Selo do contrato por cada aluguer efectuado. O verdadeiro ganho do Estado está aí, e não na tributação de 15% do valor facturado.


    Tenho conhecimento dos 10% do imposto de selo em arrendamentos de longa duração, mas nunca ouvi em situações de alojamento local. Este também se aplica nestas situações?
  9.  # 29

    Yeap. Também se aplica infelizmente. O imposto de selo em aluguer de longa duração é uma despesa quase residual... nos de curta duração não. Em qualquer aluguer, vai-se sempre pagar 10% de imposto de selo.
  10.  # 30

    Pois, não estou é a ver estar-se a fazer um contrato de arrendamento por cada estadia de 2 ou 3 dias ( ou até uma noite), recibos passados pelas estadias aí sim.

    Colocado por: danivlopesYeap. Também se aplica infelizmente. O imposto de selo em aluguer de longa duração é uma despesa quase residual... nos de curta duração não. Em qualquer aluguer, vai-se sempre pagar 10% de imposto de selo.
  11.  # 31

    Colocado por: carlosj39Pois, não estou é a ver estar-se a fazer um contrato de arrendamento por cada estadia de 2 ou 3 dias ( ou até uma noite), recibos passados pelas estadias aí sim.



    Pois, também acho que não faz sentido, mas é o que está na Lei. Para o Estado interessa é ir sacar dinheiro.
  12.  # 32

    Eu sou utilizador e Alugo pelo airbnb e até hoje sem problemas. Já utilizei em Barcelona, Madeira, Lisboa, Metz, Bruxelas etc.....e nem um problema.
  13.  # 33

    Colocado por: danivlopesNão esquecer os 10% do Imposto de Selo do contrato por cada aluguer efectuado. O verdadeiro ganho do Estado está aí, e não na tributação de 15% do valor facturado.


    É uma prestação de serviço não é um arrendamento, não há lugar a pagamento de imposto de selo.
    Concordam com este comentário: Flica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39, Minimal
  14.  # 34

    Já usei o airbnb em Portugal e na Austrália.

    Correu tudo bem, apesar da casa na Austrália ter baratas... não eram muitas, mas era com cada camião...

    E quando fiz menção a isso no meu review, o rapaz ficou um bocado chateado e pediu para eu tirar a referência a baratas... Azar, para o bem e para o mal as reviews no Airbnb não podem ser editadas depois de publicadas.
    Concordam com este comentário: rjmsilva, Flica
 
0.0168 seg. NEW