Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou com uma grande dúvida, em relação aos estores exteriores, a nossa casa é de arquitectura moderna, e estamos indecisos se devemos ou não colocar estores.
    Já vi várias casas deste género, com e sem estores, de facto as que levam aqueles estores tradicionais não ficam tão bonitas, também já vi com estores de lâminas e dá outra graça à casa, mas recuso me a colocar desses até porque para os limpar é um quebra cabeças, já para não falar que me parece algo frágil...
    Eu pondero colocar estores, principalmente por segurança ou se quiser ter os vidros abertos e o estore corrido no Verão etc. o meu marido não é tanto a favor, diz que não é um estore que impede os ladrões de alguma coisa, e com vidros duplos ninguém lá entra etc. outro pormenor que ele referiu, é que temos vários vidros fixos, logo se tiver estores lá, nunca os vou conseguir limpar por dentro.
    Bem, após isto, fiquei quase decidida a não meter estores e pronto, mas tenho receio de me arrepender...
  2.  # 2

Colocado por: Nmendes3
    fiquei quase decidida a não meter estores e pronto, mas tenho receio de me arrepender...

Nos quartos, ao domingo de manhã, como vai impedir a luz do sol de entrar?
  3.  # 3

Colocado por: zedasilva
    Nos quartos, ao domingo de manhã, como vai impedir a luz do sol de entrar?

Pois, cortinas...blackout...
  4.  # 4

O que diz o seu arquitecto sobre o assunto?
  5.  # 5

Colocado por: MinimalO que diz o seu arquitecto sobre o assunto?

Estivemos lá a uns dias e ele não falou no assunto e esquecemo nos de falar sobre isso, penso que deve estar assumir que é sem estores, mas esta semana temos de lá voltar e iremos conversar acerca deste assunto.
  6.  # 6

Pois, cortinas...blackout...

Tem noção que nesse caso tem que investir em vidros para que as divisões não se transformem num forno?
  7.  # 7

Colocado por: zedasilva
    Tem noção que nesse caso tem que investir em vidros para que as divisões não se transformem num forno?

Tal e qual, é essa a nossa ideia, gastar mais na construção da casa mas depois não ter problemas como temos agora na casa onde moramos que de Inverno é imenso frio...os estores exteriores cá em casa são utilizados à noite, e em dias de Verão, quando queremos ter janelas abertas corremos o estore. Mas gosto de ter os estores fechados à noite, eu digo que é uma questão de segurança, mas não sei até que ponto valem de alguma coisa...
    Não sei se ao investir em bons vidros, será mais vantajoso do que investir em estores exteriores.
  8.  # 8

Estivemos lá a uns dias e ele não falou no assunto e esquecemo nos de falar sobre isso, penso que deve estar assumir que é sem estores, mas esta semana temos de lá voltar e iremos conversar acerca deste assunto.

O seu arquitecto será a melhor pessoa para dizer-lhe que tipo de sombreamento deverá ter a sua casa, uma vez que é ele que está a projecta-la. Os estores exteriores, lâminas orientáveis ou painéis de correr são soluções, mas vão ter uma grande influência a nível estético, e devem ser pensadas logo de início. Atenção que se não tiver estores, os seus vidros têm de ser muito melhores para protegerem-se a nível térmico, acústico e de segurança.
    • EOF
    • 14 março 2016

# 9

coloca caixas para os estores. se mais tarde quiser por é mais fácil.
  9.  # 10

Não é relevante para a segurança, mas para o conforto térmico sim. Coloque estores, "brise-soleil"...mas não deixe sem nada janelas viradas a sul-poente.
    • MRK
    • 14 março 2016 editado

# 11

Estou precisamente na mesma situação.

Neste momento estou a aguardar o 1º esboço do arquitecto e o assunto já foi abordado, por questões estéticas ele não é grande defensor no entanto sou eu que tenho de decidir.
    Não quero brisas solares e balckouts também não me convencem.

Vantagens do estores:
    -Segurança
    -Protecção solar
    -Privacidade
    -Luz 0%
    -Conforme Nmendes3, facilidade na ventilação sem deixar de parte a segurança
    -Talvez de poupe alguns € na qualidade e especificidade dos vidros, no entanto os estores tem motores e caixas também custam €
    -Palas de ensombramento mais pequenas, talvez não seja vantagem mas o custo de construção é menor

Vantagens sem estores
    -Estética
    -Sendo arquitectura moderna creio que se perde algo do espírito da arquitectura na comunhão com o exterior...
    -Pontes térmicas mais fáceis de anular sem a preocupação inerente e comum às caixas dos mesmos

Resumindo, é pegar nos pós e contras e decidir, e eu já penso nisto desde o momento em que decidi construir, 8 meses.... e ainda não sei bem o que fazer...
  10.  # 12

Colocado por: EOFcoloca caixas para os estores. se mais tarde quiser por é mais fácil.

Acho que é a melhor opção...pelo menos já ficam lá, e se um dia me arrepender de estar sem estores, é muito mais fácil resolver o problema.
  11.  # 13

Colocado por: MRKEstou precisamente na mesma situação.

Neste momento estou a aguardar o 1º esboço do arquitecto e o assunto já foi abordado, por questões estéticas ele não é grande defensor no entanto sou eu que tenho de decidir.
    Não quero brisas solares e balckouts também não me convencem.

Vantagens do estores:
    -Segurança
    -Protecção solar
    -Privacidade
    -Luz 0%
    -Talvez de poupe alguns € na qualidade e especificidade dos vidros, no entanto os estores tem motores e caixas também custam €
    -Palas de ensombramento mais pequenas, talvez não seja vantagem mas o custo de construção é menor

Vantagens sem estores
    -Estética
    -Sendo arquitectura moderna creio que se perde algo do espírito da arquitectura na comunhão com o exterior...
    -Pontes térmicas mais fáceis de anular sem a preocupação inerente e comum às caixas dos mesmos

Resumindo, é pegar nos pós e contras e decidir, e eu já penso nisto desde o momento em que decidi construir, 8 meses.... e ainda não sei bem o que fazer...

É verdade, há decisões que são difíceis de tomar, e quando me lembrei que vamos ter janelas fixas, com estores vai ser impossível limpa los pelo lado de dentro...no entanto acho que é mais "seguro" deixar lá as caixas e não colocar estores nos primeiros tempos até ver como corre, entretanto se achar necessidade de os colocar já temos a vida facilitada.
    •  
      Mk Pt
    • 14 março 2016 editado

# 14

Os estores em lamelas orientáveis SB200 da Cruzfer não são frágeis.
    Mas também não devem ser propriamente baratos.

Eu recomendo sempre a instalação de estores exteriores, e eu sou técnico, daqueles que os engenheiros gostam de dizer mal só porque costumamos olhar mais para a estética do que para a função.

Isto porque, na minha opinião, a arquitectura é para ser vivida, e se é para ser vivida tem que ser funcional, confortável e ter alguma racionalidade,...afinal arquitectura não é escultura.

E quantos e quantos casos vejo eu de autênticas 'paredes de vidro' voltadas a sul e/ou poente com pouca ou nenhuma protecção solar e sem estores... e também sem protecção a norte, em zonas extremamente ventosas...
    -.-

Casas bonitas, 'esculturas', é muito importante para a fotografia inicial e durante os primeiros dias.
    Ao final de alguns meses começa-se a pagar os erros de concepção da arquitectura e de execução, seja em maior gasto energético para manter algum conforto, seja andar a pintar as palas todos os anos só porque a arquitectura optou por umas palas esbeltas..e sem pingadeira, porque ficava feio - como o outro user aqui no outro tópico.
    Concordam com este comentário: zedasilva, sousa tavares, MRK, r_m_f_f
    • EOF
    • 14 março 2016

# 15

est
  12.  # 16

Colocado por: EOF//=d.offsetWidth&&0>=d.offsetHeight)a=!1;else{c=d.getBoundingClientRect();var f=document.body;a=c.top+("pageYOffset"in window?window.pageYOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollTop);c=c.left+("pageXOffset"in window?window.pageXOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollLeft);f=a.toString()+","+c;b.b.hasOwnProperty(f)?a=!1:(b.b[f]=!0,a=a<=b.e.height&&c<=b.e.width)}a&&(b.a.push(e),b.d[e]=!0)};p.prototype.checkImageForCriticality=function(b){b.getBoundingClientRect&&q(this,b)};h("pagespeed.CriticalImages.checkImageForCriticality",function(b){n.checkImageForCriticality(b)});h("pagespeed.CriticalImages.checkCriticalImages",function(){r(n)});var r=function(b){b.b={};for(var d=["IMG","INPUT"],a=[],c=0;c=a.length+e.length&&(a+=e)}b.g&&(e="&rd="+encodeURIComponent(JSON.stringify(s())),131072>=a.length+e.length&&(a+=e),d=!0);t=a;if(d){c=b.f;b=b.h;var f;if(window.XMLHttpRequest)f=new XMLHttpRequest;else if(window.ActiveXObject)try{f=new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP")}catch(k){try{f=new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP")}catch(u){}}f&&(f.open("POST",c+(-1==c.indexOf("?")?"?":"&")+"url="+encodeURIComponent(b)),f.setRequestHeader("Content-Type","application/x-www-form-urlencoded"),f.send(a))}}},s=function(){var b={},d=document.getElementsByTagName("IMG");if(0==d.length)return{};var a=d[0];if(!("naturalWidth"in a&&"naturalHeight"in a))return{};for(var c=0;a=d[c];++c){var e=a.getAttribute("pagespeed_url_hash");e&&(!(e in b)&&0=b[e].k&&a.height>=b[e].j)&&(b[e]={rw:a.width,rh:a.height,ow:a.naturalWidth,oh:a.naturalHeight})}return b},t="";h("pagespeed.CriticalImages.getBeaconData",function(){return t});h("pagespeed.CriticalImages.Run",function(b,d,a,c,e,f){var k=new p(b,d,a,e,f);n=k;c&&m(function(){window.setTimeout(function(){r(k)},0)})});})();pagespeed.CriticalImages.Run('/mod_pagespeed_beacon','https://forumdacasa.com/discussion/43040/estores-em-moradia-moderna/','B6nXayd9mu',true,false,'obThiTQls0w'); //]]>est

Este tipo de estores é que não quero mesmo, ficam muito mais bonitos é verdade, mas já alguém os tentou limpar ? Horrível mesmo...(sou mulher e penso nesse pormenor, mesmo os tradicionais dão o seu trabalho mas nada que se compare com estes da foto)
    • EOF
    • 14 março 2016

# 17

não consigo imaginar a dificuldade de passar um pano em cada lâmina, mesmo em vãos fixos...
  13.  # 18

Colocado por: becasNão é relevante para a segurança, mas para o conforto térmico sim. Coloque estores, "brise-soleil"...mas não deixe sem nada janelas viradas a sul-poente.

É certo que são as zonas mais preocupantes, mas posso garantir que no meu caso, não tenho problemas nenhuns. No meu vão a Sul (6mx2.65m), tenho uma pala e noutro vão a poente (3.45mx0,70) não tenho nada (dado o formato rectangular da janela o sol não entra em força).

Todos os outros vãos estão com estores ou brisa-solar.
  14.  # 19

Colocado por: EOFnão consigo imaginar a dificuldade de passar um pano em cada lâmina, mesmo em vãos fixos...

É simples. É porque nunca precisou de o fazer....
    Concordam com este comentário: mhpinto
  15.  # 20

Colocado por: MRKVantagens do estores:
    -Segurança
    -Protecção solar
    -Privacidade
    -Luz 0%

Dou-lhe um exemplo da sala, escritório ou lounge. Veja se é prático instalar estores nessa área. As vantagens que refere são todas com os estores fechados.
    Quer controlar a quantidade de luz? Quer ter vista panorâmica?

Para mim, estores foi só em quartos e casas de banho. Tudo o resto em brisa-solar ou com blackouts (sala e cozinha).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRK

0.0190 seg. NEW