Colocado por: MinimalDentro de alguns meses vou arrendar o T2 onde estou a viver agora e estão a surgir as primeiras dúvidas. O apartamento está próximo de universidades, transportes, comércio, jardins (é uma zona com muita procura) e não sei se devo arrendar por longos períodos a estudantes/casal/... ou durante pequenos períodos para turistas (airbnb e afins). Para quem passa ou já passou por isso, qual a vossa experiência e opinião?
Colocado por: CMachadoperante as finanças
Colocado por: MinimalMuito obrigada pelas vossas partilhas. Do que tenho lido, a minha decisão vai depender se quero optar por uma vida mais calma e receber menos dinheiro, ou mudar o ritmo completamente e ganhar dinheiro com isso, como se fosse um 2º emprego. Vai ser uma questão de prioridades.
Uma vez que vou estrear-me nos arrendamentos, entre começar com um ou com o outro, julgo que será mais simples começar pelo arrendamento tradicional e depois se quiser alterar, passar para o alojamento local. No arrendamento tradicional, só preciso de deixar (por opção própria) electrodomesticos e algum mobiliário, e para o alojamento local tenho que deixar tudo completo e apelativo.
De facto o alojamento local dá muito mais dinheiro, mas temos de ter muita disponibilidade na nossa vida. Se o fizer, tenho de estar preparada para limpar a casa entre a hora de um check-out e de um check-in no mesmo dia, entregar chaves às 23h ou às 5h da manhã, e estar sempre preocupada com as reviews e em agradar os turistas - idas ao aeroporto, deixar a casa sempre impecavel, deixar uns miminhos para eles, etc.
Se optar pelo arrendamento tradicional, é saber escolher bem as pessoas (possivelmente universitários será a melhor opção), receber menos dinheiro mas ter uma vida mais calma.
Decisions, decisions...
Colocado por: carlosj39È claro que a localização do seu imóvel tem também um peso preponderante na decisão a tomar; por ex, se estiver próximo a unversidades, se fosse eu não hesitaria nem um pouco, na decisão a tomar...
Colocado por: Minimal
Está a meio passo de universidades e a meio passo do centro histórico, sendo que é uma zona com procura por ambos.
Colocado por: marcoaraujo
Eu tenho um alojamento deste tipo a turistas em sociedade e declaramos tudo certinho. Faturamos cerca de 80 mil euros brutos por ano, do qual pagamos 0% de IVA (graças aos abatimentos) e declara-se 12 mil euros na declaração de IRS (que resulta nuns 600 a 800 euros por ano de imposto de IRS).
Colocado por: marcoaraujo
Portanto estudantes ou turistas. Se a localização for mesmo boa, os turistas dão muito mais dinheiro e paga muito menos imposto.
Paga 6% do que receber dos turistas sob a forma de IVA e pode usar uma panóplia de produtos para abater ao IVA (toalhas, lençóis, mobilia, produtos de limpeza, etc.) e 15% do dinheiro que os turistas lhe pagarem é emglobado nos rendimentos de IRS (não existe taxa liberatória no arrendamento a turistas).
Eu tenho um alojamento deste tipo a turistas em sociedade e declaramos tudo certinho. Faturamos cerca de 80 mil euros brutos por ano, do qual pagamos 0% de IVA (graças aos abatimentos) e declara-se 12 mil euros na declaração de IRS (que resulta nuns 600 a 800 euros por ano de imposto de IRS). O imposto é mesmo muito baixo e compensa largamente quando comparado com arrendamento de longo termo a portugueses.
Colocado por: carlosj39Já agora, este tipo de arrendamento para turistas será que "pega" bem se não for no centro histórico, mas junto a bons meios de acesso ao centro (junto à estação de metro ou CP, por ex.)? È que por ex. um apartamento junto à CP de Benfica, o turista que apanhe o comboio mete-se no centro e no Rossio em 8 minutos...
Colocado por: MinimalMuito obrigada pelas vossas partilhas. Do que tenho lido, a minha decisão vai depender se quero optar por uma vida mais calma e receber menos dinheiro, ou mudar o ritmo completamente e ganhar dinheiro com isso, como se fosse um 2º emprego. Vai ser uma questão de prioridades.
Uma vez que vou estrear-me nos arrendamentos, entre começar com um ou com o outro, julgo que será mais simples começar pelo arrendamento tradicional e depois se quiser alterar, passar para o alojamento local. No arrendamento tradicional, só preciso de deixar (por opção própria) electrodomesticos e algum mobiliário, e para o alojamento local tenho que deixar tudo completo e apelativo.
De facto o alojamento local dá muito mais dinheiro, mas temos de ter muita disponibilidade na nossa vida. Se o fizer, tenho de estar preparada para limpar a casa entre a hora de um check-out e de um check-in no mesmo dia, entregar chaves às 23h ou às 5h da manhã, e estar sempre preocupada com as reviews e em agradar os turistas - idas ao aeroporto, deixar a casa sempre impecavel, deixar uns miminhos para eles, etc.
Se optar pelo arrendamento tradicional, é saber escolher bem as pessoas (possivelmente universitários será a melhor opção), receber menos dinheiro mas ter uma vida mais calma.
Decisions, decisions...
Colocado por: CMachado
Carlosj39... A maioria de turista procura o centro... Para eles Benfica não diz nada... quando acham que o centro está caro para as possibilidades começam a procurar fora do centro (saldanha, campo grande...) Não me parece que um apartamento de turista em Benfica tenha algum sucesso...
Mas nada melhor do que você ir ao site do AIRBNB e faça um pesquisa... veja se há algum algum alojamento local na sua zona... veja os comentários... veja se o calendário está disponível, preço,etc... Mesmo com comboio a porta para o Rossio... talvez o preço que tenha de fazer não compense...Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosj39
Colocado por: carlosj39Já agora, este tipo de arrendamento para turistas será que "pega" bem se não for no centro histórico, mas junto a bons meios de acesso ao centro (junto à estação de metro ou CP, por ex.)? È que por ex. um apartamento junto à CP de Benfica, o turista que apanhe o comboio mete-se no centro e no Rossio em 8 minutos...
Colocado por: master_chief
tudo o que disseste está correcto e adiciono mais
no tradicional podes ter dores de cabeça mas em principio é tudo falado e ficará resolvido
no A Local irá ter muitas dores de cabeça pois a rotatividade será maior...e o pior problema vai ser os comentarios que em 2016 estão a ter um impacto enorme.
Tripadvisor, um site conhecido pode praticamente destruir um estabelecimento se começares a ter maus comentarios... enfim, é um assunto que estou por dentro por isso é optares entre teres dores de cabeça diárias a dores de cabeça mensais... por muito estupido que possa parecer a analogia que inventei agora.
Colocado por: Minimal
Pelo que andei a ver no Airbnb também existem apartamentos em Benfica e na Amadora, mas os preços são iguais aos do centro de Lisboa, o que me surpreendeu... mas é uma questão de sondar, eu também tenho falado com pessoas que arrendam na minha zona para perceber se vale a pena...
Para mim, que gosto de viajar e já fiquei em muitas casas particulares, os comentários e as pontuações sempre foram importantes. Mas quando leio muito boas críticas e há um que escreve alguns defeitos, às vezes nem ligo porque tenho consciência que há pessoas que criticam por tudo e por nada e às vezes são azares que acontecem no momento. Ou seja, os comentários são muito importantes, mas se eu embarcar no alojamento local, não quero tornar-me escrava dos comentários e dar simplesmente o meu melhor.