Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Dentro de alguns meses vou arrendar o T2 onde estou a viver agora e estão a surgir as primeiras dúvidas. O apartamento está próximo de universidades, transportes, comércio, jardins (é uma zona com muita procura) e não sei se devo arrendar por longos períodos a estudantes/casal/... ou durante pequenos períodos para turistas (airbnb e afins). Para quem passa ou já passou por isso, qual a vossa experiência e opinião?
  2.  # 2

Da minha experiência o que posso dizer/perguntar é o seguinte:
    - Tem tempo e disponibilidade para mostrar a casa, procurar inquilinos, para fazer regularmente algumas "obras" de melhoria, como por ex. tapar buracos nas paredes, pinturas...?
    - Se tem acho que o melhor investimento é arrendar a estudantes. Geralmente, a soma do valor de arrendamento dos quartos é superior ao arrendamento pela totalidade da casa. Uma vantagem também, é que os estudantes quase sempre conhecem alguém que também anda à procura de casa e quando sairem podem dar uma ajudinha a escolher os próximos inquilinos. Neste caso, se calhar terá de ter os contratos de luz, internets, ... em seu nome.

Tem mesmo muito tempo/disponibilidade para ter a casa sempre impecável e arranjada?
    Se tem, acho que o melhor investimento é arrendar nos sites para turistas, como está na moda é de aproveitar (e enquanto não há legislação para isso). Assim também fica com a casa sempre disponível para o caso de precisar. Neste caso, tem de ter todos os contratos "activos" e em seu nome.

Se não tem, ou não quer, perder muito tempo com a casa, coloque o valor da renda um bocadito abaixo que os da vizinhança. Consegue bastantes visitas, e pode escolher melhor a quem vai arrendar a casa. Por outro lado, o seu inquilino, depois, não terá tanta tentação de ir ver as outras casas e pensar em mudar-se. Quem arrendar a casa tratará de todos os contratos de luz, gás, ...

Não se esqueça que para arrendamentos com contrato tem uma taxa de 28%. Nos airbnb's e afins sei que há uma comissão, mas não sei o valor, nem como depois declara no IRS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  3.  # 3

Obrigada RibeiroSantos. É um mundo novo para mim e as dúvidas são muitas. Julgo que o alojamento para turistas também tem muitas burocracias, mas quem o faz diz que financeiramente é mais rentável.

Existe algum site onde se possa ver o que é que é necessário para entrar no mercado do arrendamento?
  4.  # 4

Das pessoas que conheço falam em +/- 6 a 10% de rentabilidade mas com muito, mas mesmo muito trabalho. Eu, por exemplo, prefiro estar mais sossegado :)
  5.  # 5

Colocado por: MinimalDentro de alguns meses vou arrendar o T2 onde estou a viver agora e estão a surgir as primeiras dúvidas. O apartamento está próximo de universidades, transportes, comércio, jardins (é uma zona com muita procura) e não sei se devo arrendar por longos períodos a estudantes/casal/... ou durante pequenos períodos para turistas (airbnb e afins). Para quem passa ou já passou por isso, qual a vossa experiência e opinião?

Da minha experiência, tenho um apartamento alugado há mais de 20 anos e um que há três tenho em alojamento local.

Prós e contras por longos periodos:
    Pros: Arrenda-se.. faz se um contracto pelo preço médio da zona e tirando alguns problemas da responsabilidade do senhorio é esperar todos os meses pela renda e não há grandes preocupações.

Contra: Quem arrenda até pode parecer porreiro e tal... mas depois se há chatices é um dor de cabeça para recuperar a casa, etc....

Pros e contras de alojamento local:
    Pros: Arrendamentos curtos, o senhorio nunca perde o controlo da casa, ganho 3/4 vezes mais do que ganharia alugando ao ano... mas também depende da localização. Quanto mais central melhor... lembrar que as pessoas vem de férias.. querem ter tudo o mais perto pois tudo será feito a vida a pé. Quando um dia me fartar, pode ser que volte a alugar ao ano. Quanto às comissões... no AIRBNB não é nada por ai além.. depende da época... mas por exemplo.. num aluguer de 100€, pago 3€/5€ pela comissão... e acreditem que compensa... Existem outros sites, mas isso é falado logo no inicio quando se inscreve no site. Quanto à legislação, anda tudo a fazer um bicho de sete cabeças... é muito simples todo o sistema perante as finanças... Quanto à casa somente tive de comprar um KIT de primeiros socorros, uma manta, extintor e colocar a sinalética de fuga pela casa. Se for em Lisboa é de relembrar a TAXA TURISTICA que até a data ainda não tive uma queixa da parte dos hospedes.

Contras: Há quem venha duas semanas... uma semana... no meu caso o minimo é dois dias... tem de haver sempre alguém para fazer os check ins... check outs... limpar... estar disponível para algum eventualidade e dependendo das ofertas associadas ao aluguer.. ir buscar ao aeroporto.. ajudar como guia, etc...

Fora isso, e se a casa for sua... compensa e muito... se for alugada acho que o senhorio tem de estar a par daquilo que se pretende e o mesmo terá de permitir (escrito no contracto) mas ai terá de descontar a renda aos seus lucros... não creio que nessa situação valha a pena...

No meu caso em 6 meses paguei todo o investimento... estamos a falar de remodelação total da casa (obra), com móveis, eletrodomésticos... Tv, net, etc... tudo habitável...
  6.  # 6

Se está perto de universidades, nem há duvidas: estudantes.

Quando é para sair, saem sem atritos ao contrário de um arrendamento de longa duração a uma familia, onde ao fim de uns meses deixam de pagar casa e barricam-se lá dentro;
    Nunca conheci um estudante que falhasse o pagamento do quarto ou que se barricasse no apartamento sem pagar;
    Não há cá recibos para estudantes, é tudo lucro.
    Se está perto de universidades, vai ter sempre muita procura.

Para mim, que já arrendei imóveis a familias durantes anos, deixei-me disso após a inumeras chatisses que tive. Agora só arrendo a estudantes.
  7.  # 7

Colocado por: CMachadoperante as finanças

O imposto a pagar é o mesmo que no arrendamento "normal"? Os 28%?
  8.  # 8

Muito obrigada pelas vossas partilhas. Do que tenho lido, a minha decisão vai depender se quero optar por uma vida mais calma e receber menos dinheiro, ou mudar o ritmo completamente e ganhar dinheiro com isso, como se fosse um 2º emprego. Vai ser uma questão de prioridades.

Uma vez que vou estrear-me nos arrendamentos, entre começar com um ou com o outro, julgo que será mais simples começar pelo arrendamento tradicional e depois se quiser alterar, passar para o alojamento local. No arrendamento tradicional, só preciso de deixar (por opção própria) electrodomesticos e algum mobiliário, e para o alojamento local tenho que deixar tudo completo e apelativo.

De facto o alojamento local dá muito mais dinheiro, mas temos de ter muita disponibilidade na nossa vida. Se o fizer, tenho de estar preparada para limpar a casa entre a hora de um check-out e de um check-in no mesmo dia, entregar chaves às 23h ou às 5h da manhã, e estar sempre preocupada com as reviews e em agradar os turistas - idas ao aeroporto, deixar a casa sempre impecavel, deixar uns miminhos para eles, etc.

Se optar pelo arrendamento tradicional, é saber escolher bem as pessoas (possivelmente universitários será a melhor opção), receber menos dinheiro mas ter uma vida mais calma.

Decisions, decisions...
  9.  # 9

È claro que a localização do seu imóvel tem também um peso preponderante na decisão a tomar; por ex, se estiver próximo a unversidades, se fosse eu não hesitaria nem um pouco, na decisão a tomar...

Colocado por: MinimalMuito obrigada pelas vossas partilhas. Do que tenho lido, a minha decisão vai depender se quero optar por uma vida mais calma e receber menos dinheiro, ou mudar o ritmo completamente e ganhar dinheiro com isso, como se fosse um 2º emprego. Vai ser uma questão de prioridades.

Uma vez que vou estrear-me nos arrendamentos, entre começar com um ou com o outro, julgo que será mais simples começar pelo arrendamento tradicional e depois se quiser alterar, passar para o alojamento local. No arrendamento tradicional, só preciso de deixar (por opção própria) electrodomesticos e algum mobiliário, e para o alojamento local tenho que deixar tudo completo e apelativo.

De facto o alojamento local dá muito mais dinheiro, mas temos de ter muita disponibilidade na nossa vida. Se o fizer, tenho de estar preparada para limpar a casa entre a hora de um check-out e de um check-in no mesmo dia, entregar chaves às 23h ou às 5h da manhã, e estar sempre preocupada com as reviews e em agradar os turistas - idas ao aeroporto, deixar a casa sempre impecavel, deixar uns miminhos para eles, etc.

Se optar pelo arrendamento tradicional, é saber escolher bem as pessoas (possivelmente universitários será a melhor opção), receber menos dinheiro mas ter uma vida mais calma.

Decisions, decisions...
  10.  # 10

Colocado por: carlosj39È claro que a localização do seu imóvel tem também um peso preponderante na decisão a tomar; por ex, se estiver próximo a unversidades, se fosse eu não hesitaria nem um pouco, na decisão a tomar...

Está a meio passo de universidades e a meio passo do centro histórico, sendo que é uma zona com procura por ambos.
  11.  # 11

Colocado por: Minimal

Está a meio passo de universidades e a meio passo do centro histórico, sendo que é uma zona com procura por ambos.

Portanto estudantes ou turistas. Se a localização for mesmo boa, os turistas dão muito mais dinheiro e paga muito menos imposto.

Paga 6% do que receber dos turistas sob a forma de IVA e pode usar uma panóplia de produtos para abater ao IVA (toalhas, lençóis, mobilia, produtos de limpeza, etc.) e 15% do dinheiro que os turistas lhe pagarem é emglobado nos rendimentos de IRS (não existe taxa liberatória no arrendamento a turistas).

Eu tenho um alojamento deste tipo a turistas em sociedade e declaramos tudo certinho. Faturamos cerca de 80 mil euros brutos por ano, do qual pagamos 0% de IVA (graças aos abatimentos) e declara-se 12 mil euros na declaração de IRS (que resulta nuns 600 a 800 euros por ano de imposto de IRS). O imposto é mesmo muito baixo e compensa largamente quando comparado com arrendamento de longo termo a portugueses.
  12.  # 12

Colocado por: marcoaraujo
    Eu tenho um alojamento deste tipo a turistas em sociedade e declaramos tudo certinho. Faturamos cerca de 80 mil euros brutos por ano, do qual pagamos 0% de IVA (graças aos abatimentos) e declara-se 12 mil euros na declaração de IRS (que resulta nuns 600 a 800 euros por ano de imposto de IRS).

Falta referir o custo das limpezas e mudanças de lençóis/toalhas entre os hospedes.
    Se tiver muito tempo livre tudo bem, agora se tiver de pagar a alguém para efectuar esse serviço deve dar um grande rombo na facturação.
  13.  # 13

Já agora, este tipo de arrendamento para turistas será que "pega" bem se não for no centro histórico, mas junto a bons meios de acesso ao centro (junto à estação de metro ou CP, por ex.)? È que por ex. um apartamento junto à CP de Benfica, o turista que apanhe o comboio mete-se no centro e no Rossio em 8 minutos...

Colocado por: marcoaraujo

Portanto estudantes ou turistas. Se a localização for mesmo boa, os turistas dão muito mais dinheiro e paga muito menos imposto.

Paga 6% do que receber dos turistas sob a forma de IVA e pode usar uma panóplia de produtos para abater ao IVA (toalhas, lençóis, mobilia, produtos de limpeza, etc.) e 15% do dinheiro que os turistas lhe pagarem é emglobado nos rendimentos de IRS (não existe taxa liberatória no arrendamento a turistas).

Eu tenho um alojamento deste tipo a turistas em sociedade e declaramos tudo certinho. Faturamos cerca de 80 mil euros brutos por ano, do qual pagamos 0% de IVA (graças aos abatimentos) e declara-se 12 mil euros na declaração de IRS (que resulta nuns 600 a 800 euros por ano de imposto de IRS). O imposto é mesmo muito baixo e compensa largamente quando comparado com arrendamento de longo termo a portugueses.
  14.  # 14

Colocado por: carlosj39Já agora, este tipo de arrendamento para turistas será que "pega" bem se não for no centro histórico, mas junto a bons meios de acesso ao centro (junto à estação de metro ou CP, por ex.)? È que por ex. um apartamento junto à CP de Benfica, o turista que apanhe o comboio mete-se no centro e no Rossio em 8 minutos...

Carlosj39... A maioria de turista procura o centro... Para eles Benfica não diz nada... quando acham que o centro está caro para as possibilidades começam a procurar fora do centro (saldanha, campo grande...) Não me parece que um apartamento de turista em Benfica tenha algum sucesso...

Mas nada melhor do que você ir ao site do AIRBNB e faça um pesquisa... veja se há algum algum alojamento local na sua zona... veja os comentários... veja se o calendário está disponível, preço,etc... Mesmo com comboio a porta para o Rossio... talvez o preço que tenha de fazer não compense...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  15.  # 15

Colocado por: MinimalMuito obrigada pelas vossas partilhas. Do que tenho lido, a minha decisão vai depender se quero optar por uma vida mais calma e receber menos dinheiro, ou mudar o ritmo completamente e ganhar dinheiro com isso, como se fosse um 2º emprego. Vai ser uma questão de prioridades.

Decisions, decisions...

tudo o que disseste está correcto e adiciono mais
    no tradicional podes ter dores de cabeça mas em principio é tudo falado e ficará resolvido
    no A Local irá ter muitas dores de cabeça pois a rotatividade será maior...e o pior problema vai ser os comentarios que em 2016 estão a ter um impacto enorme.
    Tripadvisor, um site conhecido pode praticamente destruir um estabelecimento se começares a ter maus comentarios... enfim, é um assunto que estou por dentro por isso é optares entre teres dores de cabeça diárias a dores de cabeça mensais... por muito estupido que possa parecer a analogia que inventei agora.
  16.  # 16

Nãp moro Benfica, considerava era a hipotese de comprar um apartamento em Benfica ( ou Reboleira ou Amaddora, porque não) próximo à estação da CP para arrendar neste sistema.

Se eu for como turista a Roma ou a Paris e passar lá uns dias prefiro arrendar pelo mesmo sistema um apartamento ( desde que numa zona minimamente calma) nos suburdios de lá desde que junto ao metro ou ao comboio de lá e pagar metade do preço, portanto admitindo que metade dos turistas pensem como eu, creio que haveria mercado para isto.

Colocado por: CMachado

Carlosj39... A maioria de turista procura o centro... Para eles Benfica não diz nada... quando acham que o centro está caro para as possibilidades começam a procurar fora do centro (saldanha, campo grande...) Não me parece que um apartamento de turista em Benfica tenha algum sucesso...

Mas nada melhor do que você ir ao site do AIRBNB e faça um pesquisa... veja se há algum algum alojamento local na sua zona... veja os comentários... veja se o calendário está disponível, preço,etc... Mesmo com comboio a porta para o Rossio... talvez o preço que tenha de fazer não compense...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosj39
  17.  # 17

Colocado por: carlosj39Já agora, este tipo de arrendamento para turistas será que "pega" bem se não for no centro histórico, mas junto a bons meios de acesso ao centro (junto à estação de metro ou CP, por ex.)? È que por ex. um apartamento junto à CP de Benfica, o turista que apanhe o comboio mete-se no centro e no Rossio em 8 minutos...

Pelo que andei a ver no Airbnb também existem apartamentos em Benfica e na Amadora, mas os preços são iguais aos do centro de Lisboa, o que me surpreendeu... mas é uma questão de sondar, eu também tenho falado com pessoas que arrendam na minha zona para perceber se vale a pena...

Colocado por: master_chief
    tudo o que disseste está correcto e adiciono mais
    no tradicional podes ter dores de cabeça mas em principio é tudo falado e ficará resolvido
    no A Local irá ter muitas dores de cabeça pois a rotatividade será maior...e o pior problema vai ser os comentarios que em 2016 estão a ter um impacto enorme.
    Tripadvisor, um site conhecido pode praticamente destruir um estabelecimento se começares a ter maus comentarios... enfim, é um assunto que estou por dentro por isso é optares entre teres dores de cabeça diárias a dores de cabeça mensais... por muito estupido que possa parecer a analogia que inventei agora.

Para mim, que gosto de viajar e já fiquei em muitas casas particulares, os comentários e as pontuações sempre foram importantes. Mas quando leio muito boas críticas e há um que escreve alguns defeitos, às vezes nem ligo porque tenho consciência que há pessoas que criticam por tudo e por nada e às vezes são azares que acontecem no momento. Ou seja, os comentários são muito importantes, mas se eu embarcar no alojamento local, não quero tornar-me escrava dos comentários e dar simplesmente o meu melhor.
  18.  # 18

Pois é, e pelo preço de um apartamento no centro histórico de Lisboa, (se for na zona do Chiado compram-se uns 9 ou 10)compram-se 3 ou 4 na Amadora, mesmo se o preço dos alugueres for dois terços ou mesmo metade, se houver procura, é um mto melhor investimento...

Colocado por: Minimal

Pelo que andei a ver no Airbnb também existem apartamentos em Benfica e na Amadora, mas os preços são iguais aos do centro de Lisboa, o que me surpreendeu... mas é uma questão de sondar, eu também tenho falado com pessoas que arrendam na minha zona para perceber se vale a pena...

Para mim, que gosto de viajar e já fiquei em muitas casas particulares, os comentários e as pontuações sempre foram importantes. Mas quando leio muito boas críticas e há um que escreve alguns defeitos, às vezes nem ligo porque tenho consciência que há pessoas que criticam por tudo e por nada e às vezes são azares que acontecem no momento. Ou seja, os comentários são muito importantes, mas se eu embarcar no alojamento local, não quero tornar-me escrava dos comentários e dar simplesmente o meu melhor.

0.0235 seg. NEW