Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Gostava ter ter algumas opiniões sobre a situação que está a acontecer comigo relativamente à minha intenção de comprar casa.

    Eu e o meu marido encontramos uma casa que gostamos bastante e decidimos avançar para o pedido de crédito habitação depois de muito pensar.
    Fizemos a simulação com a CGD e tanto a agência da caixa como a agência imobiliária sempre nos disseram que a casa ia ser avaliada nos 135 mil €. O valor de compra seria pelos 110 mil€.
    A simulação que fizemos com a CGD veio aprovada e com financiamento a 100%, uma vez que estavam a calcular com uma avaliação de 135 mil€.
    Avançamos com todos os documentos, abrimos conta e foi pedido a avaliação que chegou esta semana e que trouxe uma surpresa para todos os envolventes deste processo (banco - CGD, agência imobiliária, dono da casa e nós)...a casa foi avaliada em 110 mil€.
    O dono da casa diz que não compreende esta avaliação, sendo que a última vez que a casa foi avaliada foi à 4 anos, sem obras e o valor da avaliação nessa altura foi de 115 mil€. Entretanto fez obras no valor de 30mil€.

    Estamos agora com receio que o financiomento não seja a 100%, apesar do banco nos ter dito que já aconteceram situações destas e que acabaram por financiar o valor total.

    Qual é a vossa opinião sobre o assunto? Será que o banco nos irá financiar a 100% e caso não aconteça, vale a pena pedir uma nova avaliação?

    Obrigada pela atenção.
  2.  # 2

    Dejá vu! Aconteceu-me exactamente o mesmo na CGD. O passo seguinte foi tentar convencer-nos de financiamento a 75%.

    Colocado por: pcsilvacvale a pena pedir uma nova avaliação?

    No mesmo banco dificilmente irão dar um valor diferente, é perder tempo e dinheiro.

    Tente noutro banco. Aqui no forum tem várias opiniões a indicar o Santader e o Banco Popular como boas opções.
  3.  # 3

    Colocado por: RibeiroSantosTente noutro banco. Aqui no forum tem várias opiniões a indicar o Santader e o Banco Popular como boas opções.


    Nós também fizemos simulação com o Santander e não nos financiavam a 1oo%. Só a CGD é que apresentou esse financiamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RuiRosaSousa
  4.  # 4

    Colocado por: pcsilvacA simulação que fizemos com a CGD veio aprovada e com financiamento a 100%, uma vez que estavam a calcular com uma avaliação de 135 mil€.


    Colocado por: pcsilvac
    Nós também fizemos simulação com o Santander e não nos financiavam a 1oo%. Só a CGD é que apresentou esse financiamento.


    Algo aqui me está a escapar.
    Na primeira abordagem eles financiavam os 135k ou, pelo facto da compra ser feita por 110k, bastava eles emprestarem 80% para que você comprasse a casa?
    É que são situações diferentes.
    Não conheço nenhum caso em que o banco financie a 100% (a não ser casas do próprio banco).
    Se o banco financia 100% como disse, tanto vale se foi avaliada em 100 ou 200k. Não?
  5.  # 5

    Colocado por: André Barrosque são situações diferentes.
    Não conheço nenhum caso em que o banco financie a 100% (a não ser casas do próprio banco).
    Se o banco financia 100% como disse, tanto vale se foi avaliada em 100 ou 200k


    Penso que haverá nuances!
    Imaginemos que um imóvel vale 100k€.
    Pode ser escriturado por 120k€, se tiver a mesma avaliação do banco (120k€) e o comprador só paga 100k€ emprestados pelo banco.

    Basta que haja escritura e avaliação nesse valor.
  6.  # 6

    Colocado por: tozepalmaPode ser escriturado por 120k€, se tiver a mesma avaliação do banco (120k€) e o comprador só paga 100k€ emprestados pelo banco.
    Basta que haja escritura e avaliação nesse valor.

    Mau.
    Estamos a falar de situações legais e transparente em que o imóvel é escriturado pelo valor da compra. Ou não?
    Mais, de que me serve o banco dar-me 120k quando vou comprar uma casa de 100k?Vou ficar com 20k no bolso para depois ter que pagar 40k?
  7.  # 7

    Colocado por: André Barros
    Mau.
    Estamos a falar de situações legais e transparente em que o imóvel é escriturado pelo valor da compra. Ou não?
    Mais, de que me serve o banco dar-me 120k quando vou comprar uma casa de 100k?Vou ficar com 20k no bolso para depois ter que pagar 40k?


    Não percebeu.
    O comprador não tem para dar os 100k€ do valor do imóvel. (80k€ do banco e 20k€ próprios)
    Avalia-se... e se o imóvel valer mais que isso num valor superior. Escritura-se por 120k€. O Estado cobra um valor superior na escritura, o vendedor recebe os 100k€ e fica contente e o comprador paga mais de escritura mas recebe o empréstimo pretendido.
  8.  # 8

    Colocado por: tozepalma
    Não percebeu.
    O comprador não tem para dar os 100k€ do valor do imóvel. (80k€ do banco e 20k€ próprios)
    Avalia-se... e se o imóvel valer mais que isso num valor superior. Escritura-se por 120k€. O Estado cobra um valor superior na escritura, o vendedor recebe os 100k€ e fica contente e o comprador paga mais de escritura mas recebe o empréstimo pretendido.


    Escriturar por um valor maior que a venda???
    Costuma ser é ao contrário... essa nunca tinha ouvido. E o vendedor tem de pagar mais valias de um montante que nunca recebeu, é isso? :P
    Concordam com este comentário: André Barros, mfigu
  9.  # 9

    Colocado por: tozepalmaAvalia-se... e se o imóvel valer mais que isso num valor superior. Escritura-se por 120k€. O Estado cobra um valor superior na escritura, o vendedor recebe os 100k€ e fica contente e o comprador paga mais de escritura mas recebe o empréstimo pretendido.

    Acho que não faz qualquer sentido. Mas hoje em dia já acredito em tudo.
  10.  # 10

    Colocado por: rcosta77

    Escriturar por um valor maior que a venda???
    Costuma ser é ao contrário... essa nunca tinha ouvido. E o vendedor tem de pagar mais valias de um montante que nunca recebeu, é isso? :P
    Concordam com este comentário:André Barros

    Ouvi um caso desses. Não é fácil vender certas casas.
    Vendedor paga mais valias ou talvez não... depende do valor de compra e actualizações, comprador paga mais IMI, Banco empresta.
  11.  # 11

    Escritura superior ao valor da venda é possível, logo que seja negociado entre as partes não há problema, em alguns casos, pedem o valor das despesas a mais.
    O único que pode eventualmente ficar prejudicado é o vendedor mas se não pagar mais-valias a ele tanto faz e ainda faz uma gracinha ao compradores.

    Quanto ao caso exposto, espere para ver o que a CGD lhe diz, está a por o carro a frente dos bois.

    O que lhe poderá acontecer é que uma vez que a avaliação foi inferior ao esperado, ter um spread acima do previsto. Caso isso não aconteça, logo que lhe emprestem o valor que pretende, a si tanto lhe faz ser 100% ou não penso eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcsilvac
  12.  # 12

    Eu tenho a minha escritura amanhã e na altura disseram nos que o apartamento deveria andar numa avaliação na casa dos 145 mil para nosso espanto e de todos a avaliação deu 127 mil.
    O passo seguinte foi começar a apertar com todos os interessados, ou seja eu tive de arranjar um pouco mais de dinheiro, a imobiliária baixou um pouco à comissão o vendedor também baixou e o banco fez nova proposta, emprestando 85%, conclusão acabei por comprar a casa 8 mil euros mais barata do que estava para ser o negocio inicial.
    Agora você convém negociar, apertar com o dono que se tem interesse en vender vai ter de baixar e apertar com as restantes partes.
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nasf, pcsilvac
  13.  # 13

    Obrigada a todos pela opinião. Nós temos estando em cima da CGD e da Imobiliária para resolver a situação da melhor maneira. Vamos ficar agora a aguardar o resultado final.
  14.  # 14

    Como é possível a agência ou a imobiliário afirmarem qual vai ser o valor de avaliação quando isso não está nas mãos deles? É um engenheiro avaliador que o fará e no produto final da avaliação não há nenhuma influência possível.

    Soluções: a) aguardar proposta final da CGD
    b) visitar outro Banco

    De acordo com o site da CGD a o valor a financiar será 80% do menor dos valores de avaliação vs aquisição.

    https://www.cgd.pt/Particulares/Credito/Habitacao/Pages/Credito-habitacao-Regime-Geral.aspx

    Poderá haver decisão de excepção para ultrapassar estes 80%...talvez...ou talvez não
  15.  # 15

    Colocado por: mfiguComo é possível a agência ou a imobiliário afirmarem qual vai ser o valor de avaliação quando isso não está nas mãos deles? É um engenheiro avaliador que o fará e no produto final da avaliação não há nenhuma influência possível.


    Eles mais que ninguém estão conscientes dos valores de mercado dos imóveis à venda, mas claro que o valor final será da responsabilidade da avaliadora.
  16.  # 16

    Colocado por: Victor RibeiroEscritura superior ao valor da venda é possível, logo que seja negociado entre as partes não há problema, em alguns casos, pedem o valor das despesas a mais.
    O único que pode eventualmente ficar prejudicado é o vendedor mas se não pagar mais-valias a ele tanto faz e ainda faz uma gracinha ao compradores.

    Quanto ao caso exposto, espere para ver o que a CGD lhe diz, está a por o carro a frente dos bois.

    O que lhe poderá acontecer é que uma vez que a avaliação foi inferior ao esperado, ter um spread acima do previsto. Caso isso não aconteça, logo que lhe emprestem o valor que pretende, a si tanto lhe faz ser 100% ou não penso eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pcsilvac


    O chico-espertismo tuga já arranjou maneira de contornar a dificuldade no credito.

    Somos mesmo desenrascadinhos!

    Só é pena que depressa vamos voltar a bancarrota e pedir ajuda ao FMI e BCE.

    Não aprendemos mesmo...
  17.  # 17

    Boa noite Victor podem ter uma ideia mas isso não leva a nada e pode, ou melhor induz as pessoas em erro.

    O avaliador tem que ter em conta diversas variáveis - áreas registadas vs áreas reais, localização, estado de conservação, tipo de construção, etc

    Um bancário não vai visitar nunca um imóvel por isso de vê-se abster de opinar e são aconselhados a isso...
  18.  # 18

    Mas muitas vezes estes casos ajudam o comprador pois permite utilizar o argumento avaliação para tentar e conseguir baixar o preço de venda.

    Pode ser que aconteça neste caso. Se não conseguir certamente a CGD conseguirá uma proposta adequada, senão haverão outros bancos disponíveis e desejosos de financiar ou então outras casas como opção.

    Há que ver os problemas como oportunidades e sempre com solução.

    Boas compras

    Marco
  19.  # 19

    Financiamentos com hipotecas acima do valor do imóvel... onde já vi isto?

    Parece que ninguém aprendeu nada nos últimos anos de "crise"...
    Concordam com este comentário: jorgferr, luis_guilherme
  20.  # 20

    Colocado por: LuisPereiraFinanciamentos com hipotecas acima do valor do imóvel... onde já vi isto?

    Parece que ninguém aprendeu nada nos últimos anos de "crise"...


    Isso é para contornar o estrangulamento do crédito bancário.

    Existe o valor de compra e o valor de avaliação. Entende-se que o banco só queira emprestar 80% do menor valor?
    Então e se a avaliação (empresa externa e credível) avaliar por um valor maior, e o negócio for feito por um valor menor, o banco mesmo assim só empresa 80% do menor valor?!?! Nestes casos não devia o banco emprestar os 100% do valor de compra?

    Nestes casos será criticável o escriturar acima do valor real de compra? Só para contornar as regras bancárias?

    Antes o financiamento era para a casa, carro, viagem e etc.
    Ainda não estamos a falar da mesma coisa.
 
0.0236 seg. NEW