Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Gostava que, se alguem conseguir ajudar, me ilucidar sobre a seguinte situação.

Estava em vias de adquirir um imovel usado, já tendo acertado com o vendedor o preço final e quando foi para assinar o contrato promessa a representante da imobiliaria apresentou um papel (certidão?) onde vinha a descrição do imovel e as hipotecas sobre ele. Aparecia lá a bancária, que é normal, visto ainda existir credito sobre o imovel do vendedor mas aparecia uma outra que era uma hipoteca provisória por terem sido condenados judicialmente a indmenizar outra pessoa por um negocio já á alguns anos.

Supostamente o vendedor desconhecia que tinha sido condenado (??) e após se tentar tratar do assunto, o advogado entrou em contacto com o colega da outra pessoa para chegar a um acordo e aparentemente só falta esse acordo ser assinado.

A minha maior duvida é a seguinte, após estar esse acordo consumado no papel quanto tempo pode levar para ser retirada essa hipoteca provisória sobre o imóvel?

Obrigado
  2.  # 2

Depende da velocidade com que o vendedor do imóvel se despachar.
    Ele que trate das coisas rapidinho na conservatória.
  3.  # 3

Obrigado Clioll pela resposta.

Mas é necessária a intervenção do tribunal ou depois do vendedor chegar a acordo com o credor é só apresentar esse acordo na conservatoria para a retirada da hipoteca? Sabe me dizer se isso é feito na hora ou tem um tempo de espera? É que se for uma coisa muito demorada tenho de partir para alternativas, mas gostava deste mesmo deste negocio.

Mais uma vez obrigado ;-)
  4.  # 4

Colocado por: S.ManuelMas é necessária a intervenção do tribunal ou depois do vendedor chegar a acordo com o credor é só apresentar esse acordo na conservatoria para a retirada da hipoteca?

Tem que ir falar com o conservador/a e perguntar qual o documento que é necessário. Depois é só tratar desse documento, que depois de ser entregue na conservatória a hipoteca é retirada de um dia para o outro, provavelmente basta levar esse documento na data da escritura.
  5.  # 5

Obrigado Picareta

Pelo vosso feedback quer-me parecer que após existir um acordo formal entre o vendedor e o credor a situação será rapidamente resolvida. O meu receio era se fosse necessária a intervenção do juiz que decretou a hipoteca provisoria (espero não estar a dizer nenhuma besteira) pois todos sabemos a "rapidez" no nosso sistema judicial.
    Acham que não será necessária intervenção judicial?
  6.  # 6

Colocado por: S.ManuelPelo vosso feedback quer-me parecer que após existir um acordo formal entre o vendedor e o credor a situação será rapidamente resolvida.

Não me parece, A hipoteca foi decidida por um juiz, agora o acordo terá que lá voltar.
  7.  # 7

Pois o meu receio era esse. Estou a ver a coisa mal parada em termos de tempo para resolver a situação, prevejo que vá demorar.

Ninguém tem ideia do tempo de demora numa situação destas (+/- claro)?

0.0125 seg. NEW