Iniciar sessão ou registar-se
    • Neon
    • 17 março 2016

# 21

Boas

Atenção que as formulas de avaliação sofreram ligeiras correcções/adaptações

Para além da desvalorização já aqui referida pela idade do prédio, e do preço de construção. As áreas agora têm algumas adaptações, ou melhor ponderações que poderão ser significativas.

Por outro lado os coeficientes de localização também já foram mexidos, uns para cima outros para baixo.

Por regra o director de finanças só promove reavaliação periódica do imóvel se interessar ao estado ( se for para baixo não actualiza)
    pelo que deve pagar na mesma moeda.
    O meu conselho é pegar na caderneta predial (pode aceder a ela no site das finanças) e, também no site fazer uma simulação. Depois de verificar se lhe convêm deve então pedir a avaliação preenchendo novo modelo 1.
  1.  # 22

Cuidado com os CL.

Não eram mexidos há meia dúzia de anos, pelo que as avaliações baixavam sempre pela idade e eliminação da correcção da inflação.

Peçam isso sem analisar (como se diz em bom português "à maluca) e depois aparece um valor superior...
  2.  # 23

Colocado por: NeonAs áreas agora têm algumas adaptações, ou melhor ponderações que poderão ser significativas.

Pode explicar melhor esta parte? Se possível com um exemplo prático. Obrigado.
    • N.M.
    • 17 março 2016

# 24

Antes de ir as finanças pedir o modelo um para nova avaliação, eu ia ao cite das finanças fazer uma simulação.
  3.  # 25

Questão:

Pedi isenção de IMI, mas foi recusada por o valor do imóvel ser superior a 125.000 €

Pela simulação no site das finanças o valor actual, após pedir reavaliação será de 119.000 €.

O imóvel foi construído em final de 2011 e adquirido ao construtor em Agosto de 2015.

Poderei pedir reanálise ou fazer novo pedido? Que acham?

Abraços

Marco
  4.  # 26

Colocado por: NeonO meu conselho é pegar na caderneta predial (pode aceder a ela no site das finanças) e, também no site fazer uma simulação. Depois de verificar se lhe convêm deve então pedir a avaliação preenchendo novo modelo 1.

Falta acrescentar que a reavaliação só será admitida - salvo casos muito excepcionais, digo eu - decorridos três anos depois da última avaliação.
  5.  # 27

primeiro avaliação em 2011/08/07
    • Neon
    • 18 março 2016

# 28

Colocado por: marcoaraujo
    Pode explicar melhor esta parte? Se possível com um exemplo prático. Obrigado.

Boas

Têm aqui o artigo do CIMI sobre o coeficiente de ajustamento de áreas. Se tiver alguma duvida de interpretação disponha

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimi/cimi40-A.htm
    • Neon
    • 18 março 2016

# 29

Colocado por: maria rodrigues
    Falta acrescentar que a reavaliação só será admitida - salvo casos muito excepcionais, digo eu - decorridos três anos depois da última avaliação.

Bom dia

Correto, mas penso que também podemos apresentar novo modelo 1 sempre que se verificarem alterações nos pressupostos de avaliação.
    Presumo que mesmo em intervalo inferior a 3 anos, se existir uma alteração de um dos parâmetros, será legitimo entregar novo modelo 1
  6.  # 30

Colocado por: Neon

Boas

Têm aqui o artigo do CIMI sobre o coeficiente de ajustamento de áreas. Se tiver alguma duvida de interpretação disponha

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimi/cimi40-A.htm

Pelas contas que fiz, então a minha área também está incorrecta e depois da avaliação deverá baixar. Tenho na caderneta:

Aa = Área bruta privativa: 129,8000 m²
    Ab = Área bruta dependente: 14,6000 m²

O cálculo da área ainda é feito pelos moldes antigos, ou seja a área A = Aa + 0,3xAb = 129,8 + 0,3x14,6 = 134,18 m²

No moldes novos a área a fórmula é outra: A = 100 + 0,9x(Aa + 0,3xAb - 100) = 100 + 0,9x(129,8 + 0,3xAb - 100) = 130,762 m²

Resumindamente estou a ser "roubado" das seguintes formas:

i) as finanças calculam-me a área pela fórmula antiga e metem-me 3,418 m² a mais de área;
    ii) as finanças ainda usam o valor por m² de 615€, quando nos novos moldes este valor é de 603€;
    iii) as finanças aplicam um coeficiente de vetustez de 0,9 quando deveria ser de 0,75 pois o prédio já tem 30 anos;
    iv) por outro lado o novo coeficiente de localização é de 1,4 e as finanças ainda estão a usar o antigo de 1,3 (aqui estou a ser beneficiado).

Actualmente o VPT é de 104.870,00€
    O valor correcto deveria ser de 90.722,76€

Dá uma diferença no valor do pagamento anual de IMI de 63,66€ (a meu favor).
    Tenho mesmo de ir às finanças...

O que mais me revolta é que isto, do ponto de vista informático, é facilimo actualizar todos os VPT a nível nacional. Faz-se numa questão de dias e sem ter de dispender demasiados recursos financeiros ou humanos. Mas como não interessa ao fisco, este não o faz. Isto é revoltante.
    • Neon
    • 18 março 2016

# 31

Colocado por: marcoaraujoO que mais me revolta é que isto, do ponto de vista informático, é facilimo actualizar todos os VPT a nível nacional. Faz-se numa questão de dias e sem ter de dispender demasiados recursos financeiros ou humanos. Mas como não interessa ao fisco, este não o faz. Isto é revoltante.

Ainda é dinheiro, o IMI depende depois da aplicação da taxa no seu concelho mas no mínimo deve dar já uns 50 euritos por ano, penso eu
  7.  # 32

0.0183 seg. NEW