Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Este ano ditará o fim da minha isenção do IMI, ou seja, terei que o pagar em 2017 (sei que ainda falta algum tempo).

    A minha dúvida é, devo pedir uma nova avaliação? Qual a antecedência?

    Desde já agradeço a vossa ajuda.
  2.  # 2

    Colocado por: R.OliveiraQual a antecedência?

    O pedido tem que ser feito até ao dia 31-12-2016
  3.  # 3

    Colocado por: R.OliveiraEste ano ditará o fim da minha isenção do IMI, ou seja, terei que o pagar em 2017 (sei que ainda falta algum tempo).

    A minha dúvida é, devo pedir uma nova avaliação? Qual a antecedência?

    Desde já agradeço a vossa ajuda.


    Er...já agora...

    Para que serviria a nova avaliação?
  4.  # 4

    Colocado por: TyrandePara que serviria a nova avaliação?

    Para baixar o valor do imóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  5.  # 5

    Provavelmente servirá apenas para gastar dinheiro... quando foi efectuada a ultima avaliação?
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Para baixar o valor do imóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tyrande


    Ou seja...só para ver se paga menos IMI, correto?

    Mas também não correrá o risco de vir uma avaliação superior e ter de pagar mais ainda?
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  7.  # 7

    Colocado por: TyrandeOu seja...só para ver se paga menos IMI, correto?

    Correcto :-))

    Colocado por: TyrandeMas também não correrá o risco de vir uma avaliação superior e ter de pagar mais ainda?

    Não, o que muda com o tempo é a idade do imóvel, quanto mais velho, menos vale, e as casas avaliadas há uns anos atrás foram avaliadas por um valor por m2 de 615€ e agora esse valor é 603€.
  8.  # 8

    E o coeficiente de vetustez, é actualizado automaticamente pelas finanças, ou temos nós de pedir reavaliação?
  9.  # 9

    Já vi que não... fui consultar a caderneta predial e o imóvel (que tem 30 anos) ainda tem um coeficiente de vetustez de 0,9 (quando deveria ser de 0,75).

    E o curioso é que na caderneta diz "Determinado no ano: 2015"

    E tem o valor por m2 de 615 ainda ao invés de 603!

    Ou seja, o imóvel está avaliado em 105.869€ quando deveria estar avaliado em 85686€ !!
    Por outras palavras, pago de IMI 471,91€ quando deveria pagar 385,59€ !
    Tenho de fazer uma visitinha à repartição de finanças da zona.
  10.  # 10

    Colocado por: rcosta77Provavelmente servirá apenas para gastar dinheiro... quando foi efectuada a ultima avaliação?


    Foi em 2009, quando a comprei...
  11.  # 11

    Colocado por: TyrandeMas também não correrá o risco de vir uma avaliação superior e ter de pagar mais ainda?


    Colocado por: PicaretaNão, o que muda com o tempo é a idade do imóvel, quanto mais velho, menos vale, e as casas avaliadas há uns anos atrás foram avaliadas por um valor por m2 de 615€ e agora esse valor é 603€.


    Olhe que o ano passado os coeficientes de localização foram alterados. Apesar da maioria ter-se mantido inalterada e alguns baixaram, houve também alguns que subiram.
    No meu caso subiu de 1,3 para 1,4.
  12.  # 12

    Colocado por: TyrandeMas também não correrá o risco de vir uma avaliação superior e ter de pagar mais ainda?

    Não, o que muda com o tempo é a idade do imóvel, quanto mais velho, menos vale, e as casas avaliadas há uns anos atrás foram avaliadas por um valor por m2 de 615€ e agora esse valor é 603€.


    Exatamente, assim escuso de pagar pelos valores antigos. Apesar de português, gosto de pensar à frente e não deixar tudo para a ultima da hora...
  13.  # 13

    Colocado por: marcoaraujoOlhe que o ano passado os coeficientes de localização foram alterados.

    Sim, agora também temos que ter isso em consideração.
  14.  # 14

    Colocado por: Picareta
    Sim, agora também temos que ter isso em consideração.

    Por acaso o meu não se alterou, manteve-se no 1.2
  15.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Sim, agora também temos que ter isso em consideração.


    Apenas alguns exemplos:

    - Lisboa Olivais subiu de 1,8 para 2,1;
    - Lisboa Restelo subiu de 2,5 para 3;
    - Lisboa Amoreiras/Rato subiu de 2,8 para 3;
  16.  # 16

    Colocado por: R.Oliveira
    Por acaso o meu não se alterou, manteve-se no 1.2


    Assim sendo, o que altera será apenas o coeficiente de vetustez. Se o imóvel foi construido em 2009, então o valor da avaliação irá baixar 5%.
  17.  # 17

    Colocado por: marcoaraujo

    Assim sendo, o que altera será apenas o coeficiente de vetustez. Se o imóvel foi construido em 2009, então o valor da avaliação irá baixar 5%.


    Bem bom
  18.  # 18

    Colocado por: marcoaraujo



    Olhe que o ano passado os coeficientes de localização foram alterados. Apesar da maioria ter-se mantido inalterada e alguns baixaram, houve também alguns que subiram.
    No meu caso subiu de 1,3 para 1,4.


    Onde é que se pode visualizar essa informação dos coeficientes de localização?
    •  
      jccp
    • 17 março 2016

     # 19

    Colocado por: Bricoleiro

    Onde é que se pode visualizar essa informação dos coeficientes de localização?


    https://zonamentopf.portaldasfinancas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp

    cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas, Bricoleiro
  19.  # 20

    Colocado por: Bricoleiro

    Onde é que se pode visualizar essa informação dos coeficientes de localização?



    Aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
 
0.0228 seg. NEW