Iniciar sessão ou registar-se
    • M32
    • 18 março 2016 editado

     # 1

    Bom dia todos...

    Em conversa com o empreiteiro, que irá construir a minha casa, sobre qual o tipo de tijolo a utilizar juntamente com o capoto 8, que já estava definido, ele falou-me na solução de fazer 2 paredes de tijolo de 11 com caixa de ar e forrada a capoto 8...

    Qual a vossa opinião sobre esta solução?

    Obrigado
    cumprimentos
    Concordam com este comentário: H.L.
  1.  # 2

    Acho que fica melhor bloco termico de 25 + capoto
    Concordam com este comentário: Bru92
  2.  # 3

    O melhor será o indicado no projecto.
  3.  # 4

    Bloco termico 25 + ETICS! Foi o que pedi ao eng para por no meu projeto, acho que é muito melhor!

    Ah e ele concordou plenamente! (antes que me venham já atacar com as coisas do costume =))
  4.  # 5

    pretende pôr xps na caixa ar ?
  5.  # 6

    Colocado por: M32Bom dia todos...

    Em conversa com o empreiteiro, que irá construir a minha casa, sobre qual o tipo de tijolo a utilizar juntamente com o capoto 8, que já estava definido, ele falou-me na solução de fazer 2 paredes de tijolo de 11 com caixa de ar e forrada a capoto 8...

    Qual a vossa opinião sobre esta solução?

    Obrigado
    cumprimentos


    Boa tarde,
    Esta "tipologia" não é muito benéfica, uma vez que irá haver aumento de custos, quer de trabalho quer de material.
    Se optar por soluções como já foram aqui avançadas, Bloco térmico / Tijolo Térmico com 25cm de espessura ou mais e o Capoto de 8, irá certamente sair beneficiado.
    • eu
    • 18 março 2016 editado

     # 7

    Colocado por: M32Qual a vossa opinião sobre esta solução?

    Parece-me bem, mas se calhar ficaria mais bem servido com parede de 15 + 11. Ou então tijolo térmico de 29.

    Nesta fase, com um pequeno aumento do custo pode ficar com um isolamento muito melhor. E o isolamento tem que ser visto como um investimento para os próximos 20 ou 30 anos.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, riscos
    • eu
    • 18 março 2016

     # 8

    Nota: a parede dupla tem vantagens ao nível acústico.
    Concordam com este comentário: riscos
  6.  # 9

    Colocado por: Anonimo16062021
    Acho que se aumentar á espessura do isolamento fica melhor servido no que diz respeito ao isolamento térmico..e mais barato que a parede dupla


    Acha que fica mesmo mais barato que parede dupla? O eng que me esta a fazer o estudo térmico disse me que era capaz de ser mais ou menos o mesmo preço, o construtor diz que talvez fique um pouco mais caro e tenho outro construtor que afirma que fica mais barato porque poupa se muito na mao de obra
  7.  # 10

    Colocado por: euNota: a parede dupla tem vantagens ao nível acústico.


    Se optar por um sistema de isolamento com isolamento em Lã mineral ganha essas vantagens ao nível acústico.
    Concordam com este comentário: eu, Anonimo16062021
  8.  # 11

    Creio que em relação a custos de uma solução e de outra já há por aí pelo fórum essas contas feitas, contudo:

    - Parede dupla:
    execução de dois panos de alvenaria
    execução de dois rebocos (no pano exterior pelo exterior, e no pano interior pelo interior)
    pinturas do exterior e do interior

    - Parede simples + capoto:
    execução de um pano de alvenaria
    execução de um reboco pelo interior
    pintura de interior
    uma vez que leva capoto, pelo exterior fica acabado após o sistema, isto é, não precisa de mais trabalhos.

    Creio eu que os três primeiros items:
    execução de um pano de alvenaria
    execução de um reboco pelo interior
    pintura de interior
    Sendo a dobrar na parede dupla sairá mais caro tanto em mão de obra como em material.
    • eu
    • 18 março 2016

     # 12

    Colocado por: Anonimo16062021
    Acho que se aumentar á espessura do isolamento fica melhor servido no que diz respeito ao isolamento térmico..e mais barato que a parede dupla


    Colocado por: euNota: a parede dupla tem vantagens ao nível acústico.
    • M32
    • 18 março 2016

     # 13

    O que está definido em projecto é o tijolo 22, no entanto, o construtor falou-nos nesta solução, pois a nível de isolamento térmico seria muito melhor, 2 paredes de 11 com caixa de ar (não estando esta ligada ao exterior) do que apenas o tijolo 22.
  9.  # 14

    Visto ter tijolo de 22, não vai meter dois de 11 mais caixa de ar, voce tem de fazer o que diz no projeto da térmica, e mande o empreiteiro fazer bem feito mas de boca fechada...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  10.  # 15

    se ainda mudasse para bloco termico de 25 menos mais agora a opação 11+11 não acho boa ideia
    no meu estava também tijolo de 20 e foi alterado para bloco térmico de 25 a diferença foi 700€
    • eu
    • 18 março 2016

     # 16

    Colocado por: riscosVisto ter tijolo de 22, não vai meter dois de 11 mais caixa de ar, voce tem de fazer o que diz no projeto da térmica, e mande o empreiteiro fazer bem feito mas de boca fechada..

    Neste caso, o empreiteiro tem toda razão: uma parede dupla de 11 + 11 é MUITO superior em termos térmicos e acústicos a uma parede simples de 22.
    • eu
    • 18 março 2016

     # 17

    Colocado por: nelson__ricardono meu estava também tijolo de 20 e foi alterado para bloco térmico de 25 a diferença foi 700€

    De tijolo normal de 20 para tijolo térmico de 25, a diferença foi só de 700 euros ?
  11.  # 18

    Caro M32,

    Em termos de isolamento térmico, é claro que existe diversas formas de isolar termicamente uma habitação, porém:

    -Caso pretenda colocar um sistema de isolamento térmico pelo exterior (capoto), a parede dupla torna-se desnecessária e até "contraproducente", uma vez que, uma das vantagens do capoto é a inércia térmica, isto é, toda a "massa" no interior da habitação servirá como armazenamento de calor, uma vez que o isolamento se encontra do lado de fora. Ora se a parede for de 25 / 30 cm (uma parede apenas, com bloco ou com tijolo) você terá aí uma grande capacidade de armazenamento de "energia". Outra das vantagens é a questão de ser mais fácil corrigir pontes térmicas, nomeadamente na zona das vigas e pilares.

    -Caso pretenda executar com parede dupla não tem lógica gastar dinheiro em sistemas de isolamento pelo exterior, se pretende a alvenaria dupla o melhor seria investir esse tal dinheiro do "capoto" na mão de obra para que conseguisse isolar de forma correta nas zonas dos pilares e vigas e colocar uma espessura maior do que os vulgares 3 ou 4 cm de XPS.


    Todos os sistemas construtivos são possíveis, é claro que todos eles tem vantagens e desvantagens.



    Em termos de um apanhado, por aquilo que se consegue saber pela internet:
    Alvenaria dupla com 4cm de XPS ficaria sensivelmente ao mesmo preço que Alvenaria simples com 8cm de ETICS em Lã Mineral (aqui há custos que são difíceis de se contabilizar, mas a coisa anda lá muito perto), isto é, quando ambas as soluções são executadas de forma correta.

    Alvenaria dupla com 4cm de XPS é mais cara que Alvenaria simples com 8cm de ETICS em EPS, também da mesma forma, quando executada de forma correta.
  12.  # 19

    Colocado por: eu
    Neste caso, o empreiteiro tem toda razão: uma parede dupla de 11 + 11 é MUITO superior em termos térmicos e acústicos a uma parede simples de 22.


    Mas caro eu, não creio que o projeto apenas contemple uma alvenaria de 22 sem qualquer tipo de isolamento seja pelo exterior seja pelo interior, até porque isso nem cumpre com os regulamentos.

    É claro que se formos a comparar essa sua frase:

    "uma parede dupla de 11 + 11 é MUITO superior em termos térmicos e acústicos a uma parede simples de 22."

    ninguém irá colocar em causa isso mesmo, mas, creio que aqui o M32, quando fala na parede simples de 22 está também a referir que essa mesma parede leva o capoto.
  13.  # 20

    Sempre ouvi dizer que o que interessa para efeitos de isolamento térmico é a qualidade/caraterística e espessura do material isolante (XPS, EPS, lã de rocha,...).

    O material que compõe o pano de alvenaria, seja parede dupla, ou tijolo de 22, ou tijolo de 25, ou bloco térmico, só interessa para a inércia. É verdade ou não?
 
0.0232 seg. NEW