Estou a negociar a compra de um terreno com cerca de 450 m2 onde pretendo construir uma moradia unifamiliar. O terreno é praticamente plano mas tem a particularidade de ser triangular, possuindo cerca de 55m de frente e 15m no ponto mais largo.
Devido á tipologia "estranha" do terreno e depois de me deslocar á câmara para perceber o que poderia construir percebi que o melhor seria construir uma moradia térrea estando totalmente encostada ao fundo do terreno e assim ter as frentes apenas para um dos lados.
Criei dois exemplos em visio para tentar perceber o que poderia construir antes de adquirir o terreno e assim depois de o adquirir ter uma melhor ideia do que pretendo para passar essa informação a um arquitecto.
pessoalmente achava mais interessante estarmos já era a ver a solução do arquiteto. a sua solução o que é que se pode dizer? como é que é a envolvente ? qual é o polígono do terreno ? confronta com o quê? onde é o norte? como é a rua publica para onde confrontam essas janelas ? etc..... é apenas um desenho certinho com as divisões lá metidas. veja apenas para já que essa zona de duche não está capaz.
falta muita informação como já referido, mas para conseguir licenciar o projeto terá de o licenciar como T2, aumentar um pouco o banho maior para poder cumprir com acessibilidades. O resto, com pequenas afinações passa, ainda que sejam soluções muito básicas. Haverá muitas opções por explorar e aí seria bom aconselhar-se já com um arquiteto.
De momento como referi ainda não possuo o terreno em meu nome e o negocio não esta fechado e por isso não queria já consultar um arquitecto. A ideia passara por consultar um arquitecto assim que o negocio esteja fechado, de momento queria apenas opiniões sobre se conseguirei fazer o melhor proveito do terreno em questão.
anexo um novo esquema basico com a tipologia do terreno, onde se encontra o norte e onde se encontra a via publica.
Colocado por: marco1não, o melhor aproveitamento é faze um L dentro desse triangulo.
um L em que na parte de cima fazia a sala e cozinha para ficar com as janelas viradas a sul e na outra parte colocava os quartos.
o facto de poder encostar a casa é bom para aproveitar o terreno, se o preço estiver em conta e a localização lhe interessar, força, depois qualquer arquitecto lhe consegue fazer uma boa casa nesse terreno
Inicialmente pensei também em fazer em L mas se optar por esta configuração não tenho onde posteriormente fazer uma garagem ou coberto para os carros, por isso agradou me melhor esta opção, posteriormente poderia fazer um coberto na parte de cima para os carros.