Sou da zona de Sintra e estou de olho numa moradia, antiga que precisa de reformas. Tem as divisões que pretendo, está no sítio que gosto, conheço a vizinhança. Por estes critérios, é a minha casa de sonho. A questão é que a casa é antiga e nunca foi atualizada. A qualidade da construção é boa, não existem humidades, a não ser na garagem que fica abaixo da estrada de acesso, mas não é enterrada. A minha dúvida é por onde começar. Tenho de pedir empréstimo, mas para pedir ao banco uma aprovação, tenho de somar ao valor da casa, as obras. Em relação às obras, tenho de pedir orçamentos, mas até que nivel de detalhe têm de ir para que os orçamentos possam ser tidos em conta pelo banco? Como escolher os empreiteiros para dar os orçamentos? Devo/tenho de consultar um arquiteto? No meio disto, tenho a venda da minha casa atual. O banco ajuda nesta situação com um produto "troca de casa", a divida ao banco é inferior ao valor da casa, que dá flexibilidade na altura de vender. Mas é mais um tema para articular com o restante.
Como acham que é a forma correta para tentar fechar este negócio?
Por outro lado a renovação da casa, se considerarmos renovação total da rede de águas e esgotos, da rede eléctrica e telecomunicações, da rede de gás, substituição do chão em toda a casa, renovação da cozinha e de duas casas de banho, pintura interior de tudo, poderemos estar a falar de quanto tempo de obra? 3 meses? Que tipo de remodelações são uma mais valia na altura do banco avaliar a casa? onde quero chegar é, quais as características de uma casa que são valorizadas por quem as avalia para os bancos? Existe alguma coisa que deva fazer neste processo de remodelação, que me traga uma mais valia significativa na altura de avaliar o projeto e aprovar o crédito?
Qualquer dica que possam dar, é bem vinda, porque neste momento estou à procura da ponta do fio para começar a desenrolar.
Tudo vai depender das alterações que vai querer fazer. Se quiser manter tudo como está e alterar apenas as instalações de electricidade, águas, esgotos e electricidade, basta pedir orçamentos a empresas de construção. Se fizer alterações na fachada, terá de consultar gabinetes de arquitectura, porque vai ter de entregar essa alteração na Câmara.
A nossa empresa situa-se em Leça da Palmeira, contudo trabalhamos por todo o país, pelo que teríamos todo o gosto em lhe enviar a nossa proposta de honorários.
Aproveitamos para convidar a visitar a nossa página: www.pratica04.pt
Entretanto, solicitamos o envio de dados de contacto para o email: [email protected]